Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

ChatGPT gerou keys válidas do Windows 95 e surpreendeu muita gente

Sei que vocês adoram inteligência artificial aqui no Blog Nerd Maldito, então hoje é dia de um caso bem interessante. Um youtuber conhecido como Enderman realizou um experimento curioso usando o ChatGPT que deixou um bocado de gente preocupada com segurança. Ele utilizou o chatbot para gerar chaves válidas para o Windows 95, o clássico sistema operacional da Microsoft que foi lançado nos anos 95 e moldou o estilo que conhecemos hoje em dia.
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
O processo envolveu enganar o ChatGPT com uma série de solicitações em texto que o levaram a executar cálculos e produzir sequências de caracteres seguindo uma regra específica de formatação. Apesar de ser um modelo de linguagem neural avançado, o ChatGPT não percebeu que estava criando chaves de autenticação de um produto real e se desculpou pela confusão quando o youtuber revelou a finalidade das solicitações.
Enderman testou as chaves geradas pelo ChatGPT em uma máquina virtual com o Windows 95 e conseguiu ativar o sistema com uma delas. E claro que gerou uma publicação de pessoas que guardam keys. Mas a verdade é que é uma preocupação desnecessária. Isso é possível porque o sistema de autenticação do Windows 95 é muito fácil de burlar e a limitação do ChatGPT para gerar chaves válidas é apenas matemática, não de segurança.
 
Vocês devem saber que keys baratas do Windows 10 venderam feito água após anúncio da Microsoft de que não venderia mais, e muita gente guarda keys exatamente porque dá pra conseguir elas baratinhas e podem salvar demais. E não preciso nem comentar sobre o povo que pega pra revender depois, né? No entanto com uma IA gerando keys, fica aquela coisa "E se ela gerar EXATAMENTE a key que você tá guardando?". Mas com sistemas operacionais à partir do XP, a coisa mudou muito.
Enderman usou apenas a matemática pra gerar as keys. Lembrando que na época do Windows 95 não era como hoje em dia com validação online e tudo mais. Existiam muitos jogos que o povo compartilhava as keys e só ativavam, sendo que a grande proteção era ter que ficar com o CD original dentro do drive, porque a key não tinha como verificar, até porque ninguém ficava conectado à internet discada o dia todo nos anos 90.
 
Hoje em dia não é apenas uma numeração que esteja dentro de um padrão e a segurança é bem maior, sendo muito mais difícil conseguirem gerar aleatoriamente uma key. Até porque as próprias geradas não funcionavam a maioria. Ou seja, se até o Windows 95 teve que ter sorte de achar UMA que passasse, imagina em tempos atuais.
Eu tinha publicado aqui no blog aquela matéria com 10 coisas impressionantes que o ChatGPT é capaz de fazer, e é uma ferramenta poderosa pra fazer muita coisa bacana com suas capacidades. No entanto, também pode ser usada para fins maliciosos ou ilegais, como criar fake news ou fraudes. Por isso, é preciso usar a tecnologia com responsabilidade e ética.

Enfim, o experimento de Enderman mostrou que o ChatGPT é capaz de gerar chaves válidas para o Windows 95, mas isso não significa que o sistema seja seguro, e obviamente muito menos legal, né? O mais importante é lembrar que o uso da tecnologia deve ser sempre ético e responsável, para evitar danos e abusos. Confira:

Postar um comentário

0 Comentários