Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Games piratas tiveram caça às bruxas com mais de 61 mil arquivos excluídos no Brasil

A pirataria de jogos é uma prática ilegal que foi combatida por diversas entidades em todo o mundo e sempre foi alvo de controversas que vão desde a Disney mandando fãs que renasceram um jogo dela PRA CADEIA, até coisas super inusitadas como a CD Projekt Red dando suporte à versão pirata de The Witcher 3. No Brasil, a ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software é uma das organizações que trabalha incansavelmente para coibir essa atividade, que viola os direitos autorais e a propriedade intelectual dos desenvolvedores de jogos e programas. E muita gente se assustou quando ela revelou o quanto botou pra quebrar em 2022!

Naquele ano, a ABES removeu da web mais de 61 mil anúncios, links e sites que disponibilizavam conteúdos piratas, incluindo jogos. Desde o início do monitoramento, em 2005, a associação conseguiu derrubar quase 950 mil conteúdos ilegais, protegendo os interesses dos associados e focando em mostrar ao público sobre a importância de respeitar a propriedade intelectual. Então se você notou que muita coisa sumiu da internet em 2022, pois é... Tá aí o motivo!
Imagem da promoção Semana do Consumidor tem eletrônicos, games, jogos de tabuleiro, PCs, celulares e mais com desconto! Confira no link de afiliado Amazon!
 
Lembrando que nessa mesma época rolou algo que deixou muita gente chocada, que foram aquelas séries de cartas com multa enviadas pra quem baixava filmes piratas, e que deixaram um monte de pessoas apavoradas, especialmente com a ideia de que era possível empresas conseguirem o endereço físico de muitos usuários que consumiam pirataria.

A coordenadora do Setor de Monitoramento de Internet da ABES, Carolina Marzano, explica que a queda no número de anúncios removidos em relação ao ano anterior se deu por um aspecto técnico: os sites e a banda estão comportando arquivos mais pesados a cada ano, o que significa que um mesmo link passou a comportar conteúdos inteiros, como jogos e programas, em vez de ser compartimentado em vários links. Antigamente era tudo fatiado!
 
A cultura da pirataria não é algo exclusivo brasileiro, e está presente no mundo inteiro desde sempre. A cada geração a coisa se adapta e tem gente que o HD é tunado de pirataria. Com isso, há quem diga de que é uma briga sem sentido e que existem outras formas de lutar contra. Já outros afirmam que é algo necessário e que se ninguém faz nada, a coisa vai virar o caos puro.
Mesmo com a queda no número de links removidos, a ABES continuou seu trabalho de monitoramento para aumentar ainda mais a coisa. A organização afirma que com o trabalho, protege os internautas, que podem estar expostos a vírus, Malwares e sequestro de dados. Além disso, a associação notifica diretamente os portais de e-commerce e os provedores de acesso, focando em avisar os consumidores que podem estar infringindo as leis brasileiras de propriedade intelectual sem saber.
 
As coisas mudaram bastante e tiveram suas épocas. Por exemplo, nos anos 90 e década de 2000, a pirataria de jogos de videogames era completamente fora do controle. Na época do Playstation 3 o console se destacou por resistir à pirataria, aquilo era muito inédito para o mundo. Hoje em dia simplesmente mal ouvimos falar de pirataria no console. Enquanto isso, muitos gamers abandonaram o PC Gamer pra comprar Notebook Gamers, que apesar de não ser uma mudança de geração, mostra mudança de tendências, mas a pirataria na  plataforma foi a que continuou mais forte.

Enfim, apesar de seus altos e baixos, a luta contra a pirataria de jogos é uma batalha contínua, e provavelmente sempre vamos ver notícias sobre milhares de artigos retirados, às vezes ao longo de um período, às vezes de uma vez. ABES tem desempenhado um papel fundamental no combate a essa atividade ilegal. Não deixe de dar uma olhada também naquele HD externo com visual tunado da Toshiba que fez o povo pirar com o custo/benefício e beleza. E você o que acha disso tudo? E se gostou da postagem, confira mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.

Postar um comentário

0 Comentários