Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O livro do Exorcista conseguiu perturbar muita gente e revolucionar o terror

O livro "O Exorcista" é um marco na cultura pop por ter dado origem a um dos mais influentes filmes de terror do século XX e obviamente de todos os tempos. Desde então, a temática de demônios e possessões tem sido explorada em diversos filmes e livros de terror, criando uma verdadeira indústria do medo. O longa se tornou uma referência tão grande, mas nem imagina que se trata de uma adaptação de um livro. Mas o interessante é em como essa obra conseguiu quebrar a barreira da ficção e se impregnar no subconsciente popular, gerando um medo inexplicável.

Embora seja uma obra de ficção, muitas pessoas têm medo real de demônios e possessões, acreditando que essas entidades malignas podem tomar conta de seus corpos e mentes. Isso é refletido no sucesso do livro e do filme, que exploram a ideia de que o mal pode se manifestar de maneiras assustadoras e sobrenaturais. Talvez a melhor forma de explicar isso para alguém que não acredita nessas coisas é comparar a alguma obra como o polêmico Metamaus e o que ele causa nas pessoas, que usa a vida real para apresentar uma história de algo bizarra relacionada a ratos. E assim como os nazistas foram bem reais, para muita gente os demônios também são.
Então um dos maiores feitos da história, é que conseguiu a façanha de misturar ficção e realidade, já que para diversas pessoas, a história pode até ser fictícia, mas foi inspirada em uma história real e para esses leitores, o mundo de demônios é bem real e assustador. Não é à toa que tantas pessoas ficam apavoradas com histórias relacionadas a essas entidades sobrenaturais.

Lançado em 1971 por William Peter Blatty, esse livro ganhou ainda mais peso porque teve inspiração em um evento real bizarro que rolou em 1949 com o jovem Robert Mannheim, de 14 anos que supostamente foi possuído por demônios e apareceu nos jornais da época, chocando a população com os eventos estranhos. Inclusive essa história também foi registrada em livro em 1993 pelo autor Thomas B. Allen no livro "Exorcismo".
O livro de "O Exorcista" simplesmente deu um empurrão no desejo das pessoas em saber mais sobre. Por exemplo, em "O Combate Ao Maligno: A Experiência Dos Exorcistas E O Que Devemos Saber" de "Charles D. Fraune", temos a visão de doze exorcistas sobre o tema. Em Exorcistas e Psiquiatras, de " Gabriele Amorth" é apresentada a assustadora ideia de que muitas pessoas atormentadas por demônios, vão para psiquiatras em busca de solução.
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 
A influência do filme na cultura popular é inegável, tendo inspirado inúmeras obras de terror desde então. A imagem da menina Regan, possuída pelo demônio, é icônica e reconhecida em todo o mundo como um símbolo do terror. Assumo que quando eu era mais jovem, não gostava nem de olhar fotos e ficava irritado quando aparecia do nada em vídeos a imagem dela girando a cabeça. Não preciso nem contar que nos primórdios da internet os vídeos de susto abusaram muito daquela imagem.
 
Inclusive uma obra curiosa que segue a mesma linha e acabou criando seu próprio universo foi "Invocação do Mal", que foi um estouro, mas que nem todo mundo imagina que aquilo tem alguma base no mundo real. Aquele casal de fato existiu e investigava casos sobrenaturais cabulosos, inclusive a franquia de livros "Ed & Lorraine Warren" apresenta esses casos e como montaram o "Museu dos Warren", que só tem peças amaldiçoadas.
Embora alguns possam argumentar que obras como "O Exorcista" são simplesmente entretenimento e não devem ser levadas a sério, é importante reconhecer que essas histórias podem afetar profundamente a percepção e os medos das pessoas em relação ao sobrenatural e ao mal. Mesmo pessoas que não têm essa crença, acabam tendo um forte impacto com a obra.
 
Graças a isso, não é surpresa as milhares de avaliações que o livro recebeu, serem absurdamente altas. Isso porque causa múltiplo interesse em pessoas de variadas crenças. É um entretenimento focado no público adulto e com um peso natural. O tipo de item que se vê na estante de alguém e facilmente acaba se tornando algo magnético.
O livro foi um sucesso tão grande, que acabou recebendo inclusive uma sequência chamada "Legião", do mesmo autor e que muita gente simplesmente ignora os rumos que a franquia The Exorcist tomou no cinema, até porque o longa metragem "O Exorcista 2" mesmo, além de ser pouco conhecido, foi tacado no lixo com "O Exorcista 3", que simplesmente finge que o anterior não aconteceu. Não preciso nem dizer que muita gente nem sonha que "O Exorcista 4" existiu, né? O Pazuzu fez a festa na franquia, mas não conseguiram fazer sucesso como o primeiro, mesmo com a tentativa do filme Domínio: Prequela do Exorcista.

Então é isso, "O Exorcista" é um livro que acabou sendo absurdamente influente, mas acabou ficando muito à sombra do filme que se tornou ícone do terror e influenciou profundamente a cultura popular. Embora seja uma obra de ficção, muitas pessoas ficam apavoradas com um medo real de demônios e possessões, e o sucesso da história reflete isso. Se você é fã de filmes ou livros de terror, certamente encontrará algo para apreciar em "O Exorcista". A versão brasileira foi lançada pela HarperCollins em acabamento absurdamente luxuoso em capa dura e com pintura lateral. 
 
Link de Afiliado Amazon

Livros de terror encantam pessoas através das gerações

Desde a antiguidade, histórias de terror têm sido contadas para assustar e entreter as pessoas. De lendas de monstros e fantasmas a contos de bruxas e magia negra, o terror sempre foi uma parte importante da literatura. Hoje em dia, os livros de terror continuam a fascinar e encantar pessoas de todas as idades, e muitos escritores são famosos por suas histórias aterrorizantes.

O terror é um gênero literário que envolve elementos como medo, suspense, tensão, drama e emoção. Os livros de terror geralmente apresentam personagens que estão lutando contra monstros, vampiros, zumbis, lobisomens, assombrações, fantasmas, demônios, psicopatas, serial killers e outros tipos de vilões. A violência, a tortura e a morte são comuns nesses livros, e o sangue muitas vezes é derramado em quantidades abundantes.

Os escritores de terror são conhecidos por criar cenários e ambientações assustadoras que transportam os leitores para mundos desconhecidos e perturbadores. A atmosfera de um livro de terror é fundamental para sua eficácia em provocar medo e arrepio nos leitores. O horror gótico, o terror psicológico e o Lovecraftiano são alguns dos subgêneros do terror que se tornaram populares ao longo dos anos.

Entre os mais famosos escritores de terror estão Stephen King, Clive Barker e Edgar Allan Poe. Stephen King é conhecido por sua habilidade em criar personagens complexos e envolventes que lutam contra o mal. Clive Barker é famoso por seus elementos de fantasia em suas histórias de terror, enquanto Edgar Allan Poe é conhecido por suas histórias macabras e poéticas.

Os livros de terror têm um impacto duradouro na cultura popular e muitos dos personagens e monstros icônicos do gênero são conhecidos em todo o mundo. Os vampiros, por exemplo, são um tema popular no terror há mais de um século. O mesmo pode ser dito dos zumbis, lobisomens, assombrações e fantasmas.

Então os livros de horror continuam a ser uma forma popular de entretenimento em todo o mundo. Eles encantam pessoas através das gerações, oferecendo suspense, emoção, adrenalina e, acima de tudo, medo. Se você gosta de um bom thriller de terror, há muitos livros por aí para escolher. Então, prepare-se para se assustar e mergulhe no mundo sombrio e assustador da literatura de terror.

Postar um comentário

0 Comentários