Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Dead Space | O remake é maravilhoso, porém era mesmo um jogo necessário?

Em meio às centenas de reviews do Blog Nerd Maldito, vez ou outra acaba aparecendo um remake, e obviamente às vezes me deparou com um remake de algo que já analisei, o que felizmente é o caso da reviews de hoje, já que há séculos escrevi a análise do Dead Space de 2008. E assim fica mais fácil fazer comparações desse horror cósmico! O melhor é que aquele processador que consegue rodar jogos sem placa de vídeo consegue rodar ele!

Dead Space pode ser considerado um clássico de terror de sobrevivência e ficção científica de uma outra era. Assim como tivemos a era de ouro dos jogos de terror, marcada pelo lançamento de Resident Evil, em sua época, Dead Space se destacou completamente, talvez inclusive tenha sido o jogo que "fechou" sua geração, já que por muito tempo o terror passou a brilhar só no mundo indie ao estilo Garten of Banban, antes de vermos coisas como Evil Within.
O horror cósmico apresentado não é algo tão interdimensional como as assustadoras Backrooms, mas sim algo mais tangível do tipo o "Sussuro nas Trevas", mas ainda assim com seus elementos psíquicos assustadores. E todo esse conceito encantou tanto, que recebeu um remake em 2023, oferecendo uma experiência mais profunda e imersiva, mantendo-se fiel à emocionante visão do jogo original. No entanto, será que basta? Aliás, acho que a melhor pergunta é "Será que é necessário". Aparentemente é algo que dividiu bastante as opiniões, com alguns adorando o retorno, enquanto outros achando desnecessária a coisa.

Assumo que a princípio, eu achei desnecessário ter um remake de Dead Space, isso porque vejo remake como algo que atualiza um conceito para tempos modernas, seja de forma literal, como um filme dos anos 70 sendo refeito adaptado na época atual, seja em relação às tecnologias atuais em uso para criar uma experiência mais intensa.
E no caso de Dead Space, quando anunciaram o remake, eu imaginei que só poderiam estar pensando em uma mecânica completamente nova, visto que os gráficos do jogo eram absurdamente lindos em seu tempo e continuaram sendo um agrado aos olhos com o passar dos anos. E a jogabilidade me agradava também. Vi algumas pessoas reclamando sobre o personagem ser pesado e não pular, mas acho que é como Dark Souls, e o peso acaba sendo algo que faz parte da sensação de ser algo árduo, o que combina bem com o gênero survival horror.
 
E dá pra dizer que essa reformulação conta com fidelidade visual impressionante, áudio atmosférico 3D e aprimoramentos na jogabilidade, este jogo de terror de sobrevivência é perfeito para os fãs de jogos de terror e de ficção científica. No entanto, eu acho que acaba sendo mais atraente para jogadores novatos  nesse universo ou alguém que já estava afim de retornar, do que algo que vai criar aquela satisfação de terem aprimorado o mundo.
Um exemplo é Resident Evil 2 de 1998, que foi aclamado, tinha toda aquela jogabilidade clássica de girar o personagem estilo tanque e naturalmente envelheceu tanto na mecânica quanto no visual. E quando a Capcom lançou Resident Evil 2 Remake, foi algo completamente reformulado com mecânica nova, gráficos novos e até a história teve aperfeiçoamentos para ficar com uma narrativa mais densa.
 
Dead Space Remake não contou com isso, e embora eu não consiga lembrar perfeitamente do jogo original, tive a constante sensação de ser o mesmo jogo. Não estou falando que seja apenas um remaster que use o código original, pois ele não é. Mas é notável que pegaram completamente a base do primeiro jogo e foram fazendo, sem muita liberdade criativa de adicionar mecânicas muito diferenciadas.
Você vê coisas como o personagem levitar em gravidade zero e poder controlar ele como era possível em Dead Space 3, não sendo mais só aquela coisa de mirar em um lugar e saltar naquela direção da parede (ou ao menos é assim que eu lembro que era no 1 original, me corrijam se eu estiver errado). Mas convenhamos que é uma pequena evolução da mecânica, não é como se fosse uma grande inovação.
 
Mas também só quero deixar claro que não estou falando que o jogo seja uma cópia total, mas apenas acho que poderia gerar uma satisfação maior. Até Resident Evil Deadly Silence, que é a versão para Nintendo DS do RE original adiciona coisas como possibilidade de combates durante as portas de loading do jogo ou mesmo o pouquíssimo falado modo cooperativo.
Em Dead Space Remake tem algumas pequenas missões extras que dão um toque mais à história, mas sem grande evolução na mecânica e podem passar despercebidas, e uma coisa legal de um remake é você se surpreender. Tipo aquelas coisas que você faz pensando "No original era assim" e quando vê, toma um susto porque a equipe sabia que você pensaria isso e poderiam te surpreender.
 
Agora vamos para a parte boa do jogo! Ao contrário do que posso ter deixado a entender, não é um jogo ruim. Ele é muito bom, apenas acredito que poderia entregar um pouco mais, especialmente se tratando de um jogo que foi lançado a preço cheio, mesmo com todo o conceito e história já prontos. Mas se você não jogou ou realmente estava afim de rejogar o original, é um prato cheio!
A história se passa no futuro onde a nave de mineração USG Ishimura perdeu o contato com a terra e você assume o papel de Isaac Clarke, um engenheiro que é enviado junto à uma equipe para tentar entender o que aconteceu e também consertar a nave para que tudo possa voltar ao normal. No entanto logo descobre que rolou uma chacina no lugar, que está enfestado por criaturas que chamam de Necromorfos, seres que crescem nos corpos humanos, assumindo seus corpos e os deformando.

O ambiente do jogo é detalhado e imersivo pra caramba. Esse certamente foi o maior aspecto que evoluíram, adicionando todos os efeitos que puderam. Você nota bem que os gráficos estão bem mais escuros, pois puderam aproveitar das tecnologias de luz e sombra que dão um aspecto mais macabro, assim como coisas do tipo névoa ou mesmo sangue mais realistas.
Os sons arrepiantes de uma nave abandonada também tem um destaque absurdo, especialmente se você estiver usando um fone de ouvido de qualidade, pois o jogo oferece uma experiência incrível de ficção científica. É notável múltiplos efeitos, mas o grande destaque vai mesmo para os necromorphs próximos. Você pode até não vê-los, mas consegue ouvir seus sons se arrastando pela tubulação e isso gera uma enorme paranoia.
 
E os momentos tensos e imprevisíveis são algo que aumentam esse desespero a outro nível. Sendo que existe um enorme bom gosto na hora de dar sustos e também na quantidade certa. Você já deve ter jogado um jogo que tem tanto jump scare, que chega um momento que passa de assustador pra chato, pois mostra que o jogo só depende de som alto e coisa pulando na tela, entediando o jogador. E não é o caso aqui.
Primeiro existe uma técnica que eles fazem muito, que é te distrair com algo acontecendo em um lugar, e colocando outra coisa acontecendo no lado oposto, ou seja, você vê aquele monstrão saindo de um duto de ventilação e começa a atirar, não prestando a atenção no que acontece atrás de você e do nada aparecendo um inimigo. E segundo, eles sabem a hora de parar e tem momentos que você entra em locais que são sinistros demais e é óbvio que vai ter um monstro lá, pra no fim não ter nada.

O resultado disso, é que você não consegue facilmente se adaptar aos monstros, pois vai ver muitos momentos que não acontecem nada, te fazendo sempre ficar sem saber se é um desses momentos ou não. Isso sem contar com os supostos momentos tranquilos em que do nada aparecem inimigos, é um baita de um jogo de terror perturbador completo que apresenta uma daquelas histórias de terror notáveis.
Uma das principais características de Dead Space é a jogabilidade estratégica onde não são usadas as clássicas armas de fogo ou outros itens usados com foco em combate mesmo. Lembrando que o protagonista Isaac Clarke é um engenheiro, o que exige que o jogador adapte e melhore as ferramentas de engenharia do Isaac para derrotar os oponentes de forma criativa e precisa. 
 
Isso é essencial para a sobrevivência em um ambiente hostil e perigoso como a USG Ishimura, pois ao contrário da maioria dos games de terror, mirar na cabeça não adianta de quase nada aqui. Ao invés disso, você precisa mirar nos braços e pernas dos inimigos para ir desmembrando eles ficarem mais lentos e aí sim eliminá-los, sendo que boa parte das vezes estão vivos ainda. O jogo foi fortemente inspirado por "O Enigma do Outro Mundo", com suas criaturas bizarras e "O Enigma do Horizonte" em sua história.
Enfim, Dead Space Remake é um jogo bacana, digno de filme de terror, e eu sei que a Electronic Arts quis fazer ele pensando em se livrar do quanto o povo fala mal de Dead Space 3 e assim reiniciar a coisa, mas acho que seria mais proveitoso ter feito um prólogo, uma adaptação do filme Dead Space Downfall seria maravilhoso! Ou mesmo a história de outro personagem na Ishimura. De qualquer forma é um jogo fantástico, porém acho que vai encantar mais aqueles que nunca jogaram ou estavam afim de jogar de novo. E vocês, o que acharam?

Dead Space Remake foi lançado para PlayStation 5 (Link de afiliado Amazon) (Também na Playstation Store), Xbox Series X e Series S, e Microsoft Windows (Via Steam, Epic Games Store e Origin).  Muita gente esperou que o jogo saísse nos serviços de assinatura EA Play ou Xbox Game Pass Ultimate, mas não rolou. Caso queira jogar os jogos anteriores de ambas as franquias no PC. Dá pra conseguir keys baratinha deles, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:

(DICA: Fica de olho nos CUPONS DE DESCONTO que costumam aparecer na página inicial da GMG frequentemente! O preço cai muito!) 

Postar um comentário

0 Comentários