Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A discreta retirada de Mother Russia Bleeds da Steam

O jogo Mother Russia Bleeds é encantador por seu visual, e também um daqueles jogos esculhambadíssimos carregados de estereótipos do "Universo da Rússia". No entanto, diferente de jogos como Zueirama, que foi feito por brasileiros e faz o mesmo com nosso país, Mother Russia Bleeds foi feito pelo estúdio francês, Le Cartel Studio. Mas no geral, é uma obra distribuída pela Devolver Digital, que é famosa e assim foi uma verdadeira surpresa quando em 2022 o jogo só sumiu da Steam, sem aviso!

Nem a desenvolvedora, nem a distribuidora deram algum tipo de nota sobre o que aconteceu. O jogo foi originalmente lançado em 2016 e então recebeu vários patchs no mesmo ano. A última atualização na área de notícias foi em 2017 e nem era relacionada ao jogo, mas uma propaganda do jogo Redeemer, sobre como os donos de Mother Russia Bleeds teriam desconto nele.
Então em junho de 2022, quem não tinha o jogo e estava esperando por uma promoção, teve uma desagradável surpresa ao entrar na página da steam e ver que o jogo simplesmente parou de ser vendido! O que ficou lá foi apenas uma nota da própria Valve, escrito: "A pedido da distribuidora, Mother Russia Bleeds não está mais à venda no Steam. ".
 
Ao dar uma fuçada nos fóruns, as indicações eram que o jogo recebeu uma pressão relacionada à guerra da Ucrânia. Esse conflito gerou diversas sanções econômicas e cancelamentos gerais do público, para dar apoio ao povo ucraniano. Então, enquanto nações de todos os mundos cancelavam o contato com a Rússia, pessoas comuns também começaram a se manifestar.
No caso, uma postagem do fórum era intitulada "Mostre apoio pela Ucrânia e NÃO COMPRE ESSE JOGO". Isso gerou reações especialmente negativas, já que muitos elementos presentes mostram que não há algum tipo de apoio à Rússia, já que até o dinheiro gerado foi para franceses. No entanto, também tiveram apoiadores. É aquele tipo de discussão que pode acabar sendo muito mais complexa no fim das contas.

Já em outra postagem, intitulada "Por que esse game foi excluído da Steam?", há a suposição de que isso é relacionado à Devolver e a delicadeza da situação, já que ela está ligada a outras empresas e muitas delas são bem sensíveis com a visão geral do público. Sendo assim, mesmo o jogo sendo francês, o fato de ser entretenimento relacionado de alguma forma à Rússia, pode ter gerado certos problemas.
Também existe a possibilidade da coisa ter sido exatamente o contrário. Talvez tenha assustado feito a distribuidora só resolver cair fora antes que a coisa explodisse com o acúmulo de itens, como o nome agressivo do jogo "Mãe Rússia chora", com temas delicados como abuso de drogas e o fato de que você obviamente espanca russos, somado com o fato de que o mundo mudou e estereótipos passaram a ter um peso negativo muito maior. Além da treta que teve pouco antes disso com SIFU sendo acusado de apropriação cultural, também tendo sido feito por franceses. 

Enfim, Mother Russia Bleeds é um jogo cooperativo utlraviolento com visual pixelizado, mas feito para ser extremo, com gore, temas sexuais, linguagem grotesca e outras coisas. Ele conta com modo cooperativo e coloca os jogadores para espancarem uma multidão de gente. No tempo que ficou na Steam, conseguiu gerar notas Muito Positivas. Ainda dá pra comprar key do jogo na Nuuvem e ativar na Steam.

Postar um comentário

0 Comentários