Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Zueirama | Pensei que ia ser forçado e me impressionei!

Tá aí um jogo que foi uma grande surpresa pra mim. Isso porque a ideia em si, de fazer um jogo com o universo dos memes, não é nova. E no geral o problema desses jogos é que o foco é mais mostrar memes do que ser bom. E no fim das contas mesmo o trabalho de ser engraçado é meio preguiçoso, pois os autores parecem pensar que basta tacar um monte de memes e eles por si só vão fazer a graça. Agora Zueirama é uma verdadeira obra prima da zoeira nacional!



A história mostra Zoinho, um motoboy preguiçoso que gosta de relaxar ao invés de entregar pizza. No entanto sua vida tranquila muda quando há uma invasão daqueles chamados de "Rabugentos", um grupo malvado de Coxinhas e Pães com Mortadela que odeiam humor e só querem acabar com tudo! Ainda roubam a moto de Zoinho e ele se vê obrigado a recuperá-la para dar um rolézinho no parque com a namorada.

Sério, esse jogo foi uma surpresa imensa. Assumo que na verdade eu fui testar apenas porque achei muito bonitinho visualmente, mas não esperava nada. O que pensei é que você saia andando com o personagem e iam aparecendo referências. Mas a real é que é um baita de um jogo bem trabalhando que você nota que a equipe quis variar, fez com carinho e se esforçou para dar uma experiência diferente ao jogador.

Como podem ver pela história, ele é exatamente o contrário de jogos como Bolsomito 2K18 e Street Fliper, que tem foco em pegar lados políticos. Ao invés disso ele coloca dois lados políticos tão populares no Brasil como gente chata. E obviamente isso acaba gerando uma treta por si só, afinal de contas quem quer ser taxado de chato né? Todo mundo é legal! kkkkkk.

Mas bom, o que tem de tão diferenciado nesse jogo é primeiro o visual, que diferente de jogos do gênero, esse é bem feito pra caramba. Tem uma quantidade cabulosa de elementos e referências à cultura pop brasileira. Botecos, orelhões, kombis e fusquinhas, entre outras coisas, deixando o ambiente extremamente nacional.

E não são apenas elementos parados no fundo, muitas vezes tem coisas que interagem diretamente com você. Por exemplo, chega em um prédio em que em uma das janelas, sai o um carinha do nada e grita MORRE DIABO, e taca uma bomba em você. Ironicamente foi a primeira vez em que morri no jogo kkkkkk.

E esse trabalho visual tão bonito é o que abre brecha para o que realmente me surpreendeu no jogo, que é a variedade. Coisas escondidas e possibilidades. Esse é um jogo de plataforma, você tem que coletar moedas de 1 real por aí, mas tem cenários robustos onde você pode ignorar ou tentar chegar a certos pontos.

Nas áreas escondidas costumam ter uma das coisas que mais me fizeram gargalhar no jogo (Que aliás, tá aí um ponto positivíssimo, é realmente um jogo que te faz rir de verdade). Nessas áreas normalmente tem uma figura conhecida. Por exemplo, em uma fase há uma série de apartamentos e você pode passar reto, ou pode entrar, em um deles no fundo tem um banheiro onde tem uma foca em uma banheira de nutella gritando "Olhem pra mim! Eu sou um humano!" kkkkk.

Nesses encontros tem a opção "Trollar", em que você entra em um mini jogo, seja apertar rápido a barra de espaço, seja mirar o garfo no macarrão de algum infeliz para comer tudo antes que ele volte. No fim a pessoa fica com cara de emburrada e aparece um dramático "TROLLEI" na tela. Costumam ser mini jogos simples, mas me fizeram gargalhar pelo bom gosto.

O encaixe de personagens conhecidos também foi feito com um ótimo bom gosto, como a lojinha em que o vendedor é o "Seu Buceta" (com outro nome pra evitar aquele processo), e você pode comprar itens para o personagem usar ou upgrades para deixar ele mais tunado. Outro exemplo de bom encaixe é quando o líder dos rabugentos invoca um chefe pra lutar contra você e diz "Tragam o monstro", e cai uma jaula que começa a tremer. Logo Zoinho grita "O MONSTRO TÁ SAINDO DA JAULA!", e sai algo parecido com o Leo Stronda com Blanka lá de dentro kkkkkkkk.

As fases também tem jogabilidade variada, e acho isso super admirável. Eles quiseram colocar experiências diferentes, desde correndo de uma bola de pedra, até fazendo entrega de pizza. É algo que realmente faz manter o gás do jogo, ao invés de ser uma experiência que se repete do começo ao fim. Você percebe as coisas evoluindo.

Enfim, Zueirama foi uma bela surpresa, e inclusive bastante ousada, já que é um jogo com foco no público nacional, então fazer um investimento tão caprichado para algo que não é global, realmente acaba sendo admirável. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na steam, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários