Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

RPG Paper Maker | Crie grátis seu próprio jogo facilmente em 2.5D!

Atualmente temos cada vez mais materiais sobre o desenvolvimento de jogos, e assim mais e mais pessoas entrando na área. No entanto mesmo tendo engines poderosas gratuitas, isso pode acabar assustando muita gente, que corre de volta para engines clássicas e menos assustadoras como o RPG Maker. Mas já pensou ter a facilidade do RPG Maker para criar um visual diferente? Você pode com  RPG Paper Maker, que gera gráficos 2.5D belíssimos!


Pra quem não sabe, o 2.5D é aquele visual que é um intermediário entre o 3D tradicional e o 2D. Esse visual varia de obra pra obra, às vezes pode tender mais para o lado 3D da coisa, às vezes mais para o 2D. Mas uma coisa é certa, ele nunca usa todo o potencial de um ou do outro, é uma mistura entre elementos.

Entre desenvolvedores independentes, é muito comum usar um visual semelhante a Paper Mario, com construções em 3D e personagens, árvores e boa parte dos objetos em 2D. E assim temos pequenas maravilhas como Megaman 2.5D, Metroid Cubed, Zelda 2 FPS e até obras que não são demakes, como Okhlos, Bunker Punks e Diaries of a Spaceport Janitor.

Em RPG Paper Maker temos algo que adota realmente o estilo de RPG Maker, com aquela visão aérea, no entanto ele dá um charme especial ao adicionar a mesma técnica usada em FEZ, onde existem quatro ângulos de visão. Mas não é preciso se preocupar com os elementos, pois eles sempre vão estar olhando pra câmera.

Ou seja, é uma engine que você cria os cenários como se estivesse pintando eles, passando o pincel pra montar grama, estrada, etc. E quando a elementos 3D, é do mesmo jeito, você vai montando as paredes dos lugares, colocando enfeites, etc, bem no estilo The Sims. E a coisa acaba funcionando no final.

Para usuários mais avançados, é possível ainda adicionar elementos extras, com a possibilidade de importar objetos realmente em 3D e adicionar no jogo. Graças a isso é possível personalizar de forma única o jogo, dando um toque bem especial à coisa, até porque o próprio visual dos elementos padrões já são uma graça.

Além de poder construir cenários colocando elementos, ainda dá para mexer no relevo, e assim o visual fica ainda mais robusto, pois você pode chegar a extremidades e realmente se sentir encostando na parede de uma montanha, não é aquela coisa desenhada no chão. Para construir é só usar a ferramenta de relevo e um quadradinho simpático é puxado.

Enfim, tá aí uma ótima ferramenta para quem sempre quis surpreender criando um jogo diferente de forma fácil. Ela é gratuita para quem quiser lançar jogos gratuitos, agora se você quiser cobrar por seu jogo, precisa pagar 30 dólares. Você pode fazer o download aqui.

Postar um comentário

0 Comentários