Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

FEZ - Um jogo que mostra como indies são necessários!

Eu às vezes fico vendo tantos jogos iguais que surgem de grandes empresas, franquias que não acabam nunca e o medo de investir em novas ideias que possam dar erradas, mas é então que surgem os jogos indies, vindo de pequenas empresas que simplesmente não precisam de alguém dizendo que devem e o que não devem fazer. Jogos indie conseguem mostrar o que é arte, e FEZ definitivamente é um jogo que mostra bem como fazer isso.

A primeira vista FEZ parece ser um simples jogo 8 bits, com um jeito simpático porém com um visual comum, porém é exatamente isso que faz surpreender tanto no jogo quando você vê o "toque especial" que ele tem. O criador do jogo pegou um ambiente 2D e criou quatro lados para ele, formando assim um cubo, simplesmente TODOS os cenários do jogo tem quatro lados, sendo que você pode virar a vontade para ver em um outro ângulo aquele mesmo lugar.

Graças a essa mecânica incrível, FEZ é um jogo que contém muitos quebra cabeças e que em certos momentos você só pode fazer algumas coisas quando está olhando do lado certo, assim como existem certos objetos que só podem ser visto se você estiver olhando corretamente.

Uma sacada genial que o cara fez foi colocar o visual 8 bits sendo que na verdade trata-se de algo 3D, porém as texturas escolhidas para cada um dos quatro lados é pixel art, sendo assim enquanto você não gira e vê o cenário rodando, o ambiente não parece nem um pouco ser 2.5D mas sim um verdadeiro jogo da geração 8 bits.

A jogabilidade é incrível, apesar do visual, o personagem não é nada "duro" ele realmente parece estar em uma "harmonia" incrível com o cenário, por exemplo se você for saltar em uma plataforma, você não precisa estar completamente em cima dela para subir, você pode se agarrar na beirada, e não apenas isso, ainda é possível se movimentar dessa forma, apenas se segurando na ponta, isso torna as coisas bem incríveis.

O jogo não apenas no visual procura trazer uma sensação de jogos antigos, mas também coloca algumas referências, por exemplo quando você abre o primeiro baú já sente imediatamente o climinha de Zelda com musiquinha e tudo mais.

Enfim, FEZ é um jogo que realmente atrai, ele tem um ambiente maravilhoso, quebra cabeças agradáveis de resolver e até mesmo bonitos de ver acontecendo e é aquele tipo de jogo que te faz pensar em como tem muita gente por aí se esforçando para fazer jogos de qualidade. O jogo está disponível na steam, gog e xbox live.

Postar um comentário

0 Comentários