Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Euclidean - Submerja em toda a essência do terror lovecraftiano

Um dos motivos de eu ser tão apaixonado pelo autor H.P. Lovecraft é o fato de que eu me identifico demais com ele, tem tantas coisas que quando estou lendo, penso "Caramba, é exatamente isso que eu sinto!", que chega a ser assustador. Um dos detalhes é aquele meu medo e admiração pelo mar, que fiz um texto aqui no blog, aquela sensação de pavor ao olhar a grandiosidade desse ambiente cheio de água onde não sei o que pode estar escondido ali. E o jogo Euclidean parece transmitir toda a essência das obras de Lovecraft de uma forma bem direta.



Ele não é um jogo que explica a história de forma direta, você é uma pessoa durante a noite próxima ao mar, com uma luneta, uma enorme lua cheia. E a partir daí algo acontece, que te faz cair no mar escuro, porém tem coisas com formas estranhas lá embaixo, junto a destroços de templos e uma misteriosa voz de algum ser que fala com você.

Apesar da história não ser apresentada de forma direta, existe uma essência bem maravilhosa na coisa e que te faz pensar. Afinal de contas o que está acontecendo? Isso é um sonho? Você é um personagem que caiu na loucura? Ou de fato algo interdimensional aconteceu e agora você está tendo contato com criaturas de outra dimensão que não deveriam existir?

O jogo é bastante simples em sua jogabilidade, o que pode fazer com que algumas pessoas não gostem muito. No entanto é um jogo baratinho e que transmite um clima espetacular, então vejo esse jogo como um daqueles que são uma diversão intensa e barata, porém rápida. É algo semelhante ao que senti em relação ao espetacular The Charnel House Trilogy, uma coisa que você não demorará para acabar, porém tem uma ótima essência.

Por outro lado isso também depende de cada jogador, esse é um daqueles títulos extremamente difíceis, simplesmente pode frustrar algumas pessoas menos habilidosas, pois realmente é o tipo de jogo que você tem uma morte atrás da outra sem parar. Você nem vê de onde a morte veio de vez em quando, pensei que era eu e fui ver uns gameplays, realmente tem gente desatenta que aperta o botão pra começar o jogo e morre.
Como falei, a jogabilidade é extremamente simples, então aqui você basicamente vai descendo no mar, cada vez mais. É um ambiente escuro e cheio de coisas, rochas, destroços de templos antigos, e seres misteriosos saindo deles, além de criaturas gigantescas que nadam ao seu redor. Você basicamente tem que desviar das coisas e as vezes apertar "E" para ir para... "Outra dimensão?" não dá pra dizer exatamente que negócio é aquele, mas te permite não ser atacado por aquelas coisas.

A quantidade de elementos referentes a Lovecraft é simplesmente imensa no jogo, estar afundando no mar e ouvir uma voz falando sobre aquelas coisas existirem mas que não deveriam, além de que há um deus escondido ali embaixo. A sensação é completamente claustrofóbica, ver o vulto de coisas te rodeando e as vezes poder ativar a outra dimensão e ver elas se esgueirando é bem bizarro.

Não digo que seja um jogo assustador para qualquer pessoa, acho que para a maioria pode ser uma experiência até que tranquila, mas para muitos como eu, a coisa pode ser bem sufocante. Ter que ficar atento olhando para baixo, mas ao mesmo tempo olhando para os lados e vendo se uma das coisas que te rodeiam não estão se aproximando é o tipo de coisa que me deixa muito arrepiado.

Enfim, Euclidean é um joguinho rápido que achei muito maravilhoso, de certa forma me lembrou o simpático Treeker: The Lost Glasses, barato, simples e envolvendo outras dimensões. Por outro lado acho que se for achar um irmão pra esse jogo, o espetacular Eldritch pode ser mais adequado, por também ser simples, atmosférico e lovecraftiano. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários