Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Conheça a inusitada origem do nome Final Fantasy

Muito provavelmente, a maioria dos gamers já parou para pensar no nome Final Fantasy, é certo que tem jogos com nomes esquisitos, mas esse é realmente um tanto estranho. Se você parar para pensar, fica bastante poético quando relacionado a Final Fantasy I, afinal de contas não tinham outros, era apenas um jogo, no entanto logo vem a mente se os desenvolvedores não tinham pensado que existiria um Final Fantasy II e se acharam que ficaria esquisito.

De qualquer forma, a maioria se pensa em diversas possibilidades, como por exemplo naquela época os jogos não serem algo tão sério assim, e por isso esses detalhes não eram levados em conta, ou que o público só passou a pensar sobre o tema em títulos mais avançados e sérios da franquia, como o surreal Final Fantasy VI.

E em meio a essas perguntas, uma das lendas é que surgiu na internet é que a Square fez várias tentativas de criar um jogo de fantasia, porém um atrás do outro dava errado, até que eles resolveram fazer uma tentativa final e em 1987 lançaram Final Fantasy como homenagem e também última aposta no gênero para ver se a coisa ia para frente.

Mas o produtor executivo do jogo Akitoshi Kawazu comentou sobre o assunto quando questionado do tal jogo de fantasia, ou a lenda de que a empresa quase faliu e por isso decidiram por "Final" como uma última tentativa. E o que ele comentou foi o seguinte:

"Foi algo decidido a muito tempo atrás, assim minha memória pode ser um pouco falha, mas acho que uma das coisas que havia decidido de antemão era que queríamos um título que poderia ser abreviado como FF. Essa sigla tem um significado especial. Assim, surgiram muitos títulos diferentes, e Final Fantasy foi um deles. Nisso, houve algumas preocupações em colocar algo chamado 'final' de começo, mas depois todos nós nos animamos com o nome. Em uma nota a parte, uma outra opção que gostávamos era Fighting Fantasy, mas era o nome de uma série game-book pelo lendário designer de jogos de Steve Jackson, de modo que descartamos a idéia. Eu me pergunto o que teria acontecido se nós não percebemos isso e tivéssemos escolhido a opção Fighting Fantasy"

Aqui no Brasil a série de livros citada chegou a ser lançada, eram o livros-jogos mas o título no Brasil foi "Aventuras Fantásticas" ao invés de "Fighting Fantasy", é ainda possível jogar um desses jogos que foi lançado em versão digital, o Starship Traveller. E caramba, que coisa curiosa ein? O Steve Jackson está em todas mesmo, jamais imaginaria o caminho do cara cruzando o de Final Fantasy, pra quem não sabe ele é o criador de jogos muito famosos como o polêmico jogo de cartas Illuminati.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Já tinha ouvido falar dessa história de que ia ser o ultimo game da série. Eu estou tentando terminar o primeiro no psp mas está dificil, enfrentar um chefe extra q tem oito formas é cansativo x.x

    ResponderExcluir