Sem dúvidas na jogabilidade de um jogo, uma das coisas que mais atrai os jogadores é a sensação de liberdade que ele pode causar. Tem jogos que fazem pessoas desistirem de jogar simplesmente por parecer ser travado demais e fazer a pessoa se sentir sufocada. Felizmente o universo dos video games tem muito a oferecer e tem jogo pra todo mundo.
Existiu uma época em que eu assistia meu amigo jogar Final Fantasy VIII e não sabia como ele conseguia gostar de um jogo daquele jeito, existiam diversas coisas no jogo que não me agradavam, e entre elas estava o fato de que você não poda pular.
A verdade é que existem muitos jogos que não se pode pular, e hoje eu sou muito bem acostumado com isso, mas antigamente era realmente complicado pra mim. Achava terrível a sensação de estar preso ao chão, como se não tivesse uma liberdade de ir onde eu quisesse no jogo.
A sensação de liberdade é tão importante, que existem jogos que você pode pular, mas simplesmente não serve pra nada! Os caras simplesmente configuraram o botão de pulo, mas não existem plataformas para serem saltadas e não locais mais altos onde pode se pendurar.
Por outro lado, enquanto tem jogos que não te permitem pular, há outros que permitem pular até demais e é aí que vem o pulo duplo. Acredito que a primeira vez que eu vi um pulo duplo na minha vida foi jogando Super Metroid. Aquilo fez eu me apaixonar instantaneamente, era simplesmente perfeito.
O pulo duplo causa uma sensação de segurança e controle enorme, principalmente quando permite que você salte em direções opostas à que saltou inicialmente, assim significa que quando você der o segundo pulo, ainda vai poder se controlar e será imprevisível para os inimigos.
Isso sem contar que você pode brincar com os adversários, em Super Smash Bros por exemplo, é simplesmente divertido demais fingir que vai pular para um lugar e quando ele vê, lá está você de volta, uahahaha. Mas bom, e vocês? Gostam do pulo duplo ou acham uma droga? Ò__Ò! Citem jogos que tem esse elemento. =)



