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O pedido de desculpas da Pokémon Company pelo caos que rolou na coleção Van Gogh

Todo mundo sabe que Pokémon é uma mina de ouro da Nintendo e não é surpresa ver casos inusitadas como aquele celular da Samsung que virou ninho de fãs da emulação. Lançado nos anos 90, cópias bizarras surgiram em tudo quanto é mídia, como Gash Bell, que apresenta rinha de criança. E obviamente a própria franquia se espalhou para outras mídias. Se nós temos disponíveis cardgames que têm em sua essência a ideia de causar um caos, como Munchkin te fazendo perder amigos, Pokémon faz isso sem nem ao menos tentar.

Em 2023 a Pokémon Company decidiu fazer uma parceria com o Museu Van Gogh para apresentar um crossover do artista e dos bichinhos. A coisa conseguiu impressionar, inclusive eu tinha postado aqui o que fiz no meu banheiro com a grandiosidade que um crossover de Van Gogh pode ter, e é claro que um crossover diferenciado assim me chamou a atenção entre obras de artes, então imagina com algo super popular como Pokémon? Agora imagina isso com uma carta de Pokémon Trading Card Game grátis?
Pois é, aconteceu exatamente o que era de se esperar. Cambistas voaram pra conseguir obter e logo a coisa não apenas esgotou, como começou a aparecer por centenas de dólares no Ebay. E como foi uma apresentação local em Amsterdã, nos Países Baixos, isso dificultou ainda mais a coisa. E o resultado foi a fúria dos fãs. E em meio a isso, a própria Pokémon Company decidiu se manifestar e lançou o seguinte pedido de desculpas:
 
    “Pedimos desculpas a todos os fãs que aguardam ansiosamente pelo lançamento do Pokémon Center x Van Gogh Museum. Devido à intensa procura, todos os nossos produtos desta coleção esgotaram. Entendemos que isso é decepcionante para muitos que procuraram nossos e-mails oficiais e redes sociais para obter orientação sobre como e quando comprar. Estamos trabalhando ativamente em maneiras de fornecer mais cartas promocionais ‘Pikachu com Chapéu de Feltro Cinza’ para fãs que fizerem compras no Pokémon Center no futuro. Os detalhes serão divulgados no futuro.

    Obrigado pela sua compreensão e apoio contínuo.”


E você? Joga Pokémon TCG? O que achou? Não é de hoje que cartas de Pokémon viram uma fortuna. Por exemplo, cartas mais antigas costumam sair de circulação e vão ficando caras. Por isso tem muita gente que compra e revende. Atualmente é possível achar vários baralhos em português à venda no Brasil. Confira:

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Sobre Pokémon

Desde o seu humilde início como um par de jogos de Game Boy lançados em 1996, Pokémon se transformou em uma das franquias de entretenimento mais bem-sucedidas e icônicas do mundo. Criado pela Game Freak e publicado pela Nintendo, Pokémon rapidamente se estabeleceu como uma fábrica de dinheiro para a gigante japonesa de jogos eletrônicos. Embora tenha começado como uma franquia de consoles exclusiva da Nintendo, Pokémon se expandiu para uma variedade de mídias, incluindo mangás, card games, brinquedos e muito mais, consolidando seu lugar como uma marca verdadeiramente global.

O Início da Jornada Pokémon

A jornada de Pokémon começou com os jogos Pokémon Red e Green (ou Pokémon Red e Blue, no Ocidente), lançados para o Game Boy no Japão em 1996. O conceito era simples: os jogadores assumiam o papel de treinadores de Pokémon, criaturas fictícias com poderes variados, e embarcavam em uma missão para capturar, treinar e batalhar com eles. A mecânica viciante de "capturar 'em all" cativou jogadores de todas as idades.

A Relação Especial com a Nintendo

Desde o início, Pokémon foi fortemente associado à Nintendo. Os jogos Pokémon eram exclusivos dos consoles da Nintendo, o que significava que os jogadores precisavam de um Game Boy ou um de seus sucessores para jogá-los. Essa estratégia de exclusividade ajudou a impulsionar as vendas dos consoles da Nintendo, criando uma relação simbiótica entre as duas marcas.

A relação entre Pokémon e a Nintendo também se estendeu aos jogos principais da franquia, como as séries "Pokémon Red/Blue", "Gold/Silver", "Ruby/Sapphire" e muitas outras. Além disso, vários spin-offs, como "Pokémon Snap" e "Pokémon Stadium", foram lançados para consoles da Nintendo, aprofundando ainda mais a parceria.

A Expansão Além dos Jogos

Embora os jogos tenham sido a pedra angular da franquia, Pokémon não se limitou apenas a eles. Rapidamente se expandiu para diversas outras formas de mídia e produtos, tornando-se uma marca completa de entretenimento. Alguns dos principais pilares da expansão da franquia incluem:

Mangás e Séries de TV

O sucesso dos jogos deu origem a uma série de mangás e a uma série de animação de TV. O anime Pokémon estreou em 1997, apresentando a jornada do protagonista Ash Ketchum (ou Satoshi, como é conhecido no Japão) enquanto ele busca se tornar um Mestre Pokémon. O anime se tornou um fenômeno global, gerando várias temporadas, filmes e uma base de fãs leais.

Card Games

O Pokémon Trading Card Game (TCG) foi lançado em 1996 e se tornou uma das coleções de cartas mais populares do mundo. Os jogadores colecionam e batalham com cartas de Pokémon, estratégias e habilidades, tornando o TCG uma parte fundamental da experiência Pokémon fora dos videogames.

Brinquedos e Mercadorias

A franquia Pokémon deu origem a uma enorme variedade de brinquedos e produtos colecionáveis, desde bonecos de pelúcia até roupas e acessórios temáticos. Isso permitiu que fãs de todas as idades expressassem seu amor pelos monstrinhos de bolso.

O Impacto Global de Pokémon

Pokémon se tornou uma franquia verdadeiramente global, com milhões de fãs em todo o mundo. Seus jogos, programas de TV, filmes e mercadorias estão disponíveis em dezenas de idiomas e têm uma base de fãs apaixonada em todos os cantos do planeta. Além disso, a franquia Pokémon inspirou gerações de jogadores e criadores, influenciando outros jogos, mídias e até mesmo a cultura popular.

Pokémon começou como uma franquia exclusiva de consoles da Nintendo, mas sua influência se estendeu muito além dos jogos. Tornou-se uma máquina de dinheiro para a Nintendo, gerando receitas substanciais por meio de uma variedade de mídias e produtos. Com sua capacidade de evoluir e se adaptar ao longo das décadas, Pokémon permanece uma das franquias mais duradouras e amadas da história do entretenimento, cativando gerações de fãs e continuando a ser um verdadeiro fenômeno cultural.


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