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Ex-chefe da PlayStation criticou aquisições gigantescas de estúdios de games

Muito provavelmente hoje em dia uma das coisas que mais mostra o quanto jogos exclusivos mexem com as pessoas, é o quanto controles são estouros. O controle de Zelda pra Switch ultrapassou as vendas do próprio jogo, o DualSense de Spider-Man 2 fez muita gente comprar pensando em revenda e na valorização, enquanto o controle de Starfield pra PC e Xbox simplesmente fez estoques desaparecerem quase como mágica. E pra se ter exclusivos, é preciso de acordos monstros ou comprar estúdios. Dessa forma, Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, não mediu palavras ao criticar de forma pesada.

O mundo ficou chocado quando a Microsoft anunciou que iria adquirir a Activision Blizzard por quase 70 bilhões de dólares. Isso foi algo muito além do que chamar a atenção apenas da indústria gamer. De repente acionistas de todo lado estavam falando e muita gente bem nada a ver. Inclusive até o presidente do Banco Mundial ficou sabendo e desceu o pau. Então foi uma coisa que gerou elogios, mas também críticas. E em entrevista ao GamesIndustry, Shawn Layden comentou:

"Primeiro, a consolidação pode ser inimiga da criatividade. Também acho que o aumento dos custos dos jogos é uma ameaça existencial para todos nós. E a entrada de não-endêmicos no setor – também conhecidos como os ‘bárbaros no portão’. Neste momento, vemos todos os grandes jogadores dizendo: 'Oh, jogos? Estão rendendo bilhões de dólares por ano? Eu quero um pedaço disso' E então temos Google, Netflix, Apple e Amazon querendo ganhar um pedaço e tentando interferir na indústria."
Ele mencionou outras indústrias, como A Apple convencendo a todos que era interessante pagar 99 centavos por música. E também citou a Netflix, dizendo que fez a indústria do cinema mudar.

"Espero que os jogos sejam a primeira indústria em que nos revolucionaremos. Onde não é preciso um Google ou uma Amazon para virar a mesa completamente. Devemos ser inteligentes o suficiente para ver essas mudanças chegando e nos preparar para essa eventualidade."

No entanto, isso acabou fazendo o papo entrar em um ponto que está diretamente ligado a Layden, a própria Sony! Como vocês devem saber, ela entrou na indústria dos videogames acidentalmente, quando fez aquele protótipo do Super Nintendo de CD, que foi rejeitado pela Nintendo. Ou seja, ela também não tinha nada a ver com videogames e era uma gigante fazendo isso que comentou. Ele então disse:

"[A Sony] sabia que o entretenimento era seu próprio monstro, então a Sony Electronics sabia que não poderia administrar esse negócio pegando todos os caras da divisão de CD e os colocar nos jogos. Portanto, nos estágios iniciais da empresa, era um empreendimento conjunto entre a Sony Electronics e a Sony Music Japan. Eles sabiam que tinham que trazer entretenimento... desde o início. As pessoas que cuidam da publicidade, marketing, relações com editores, relações públicas - todos eram caras da Sony Music – e estavam pedindo para as editoras que apoiassem a plataforma."
E então acabou mencionando outras empresas gigantes tentando abocanhar o setor, como a Google, com o Stadia, que faliu, e a MGM tentando pegar suas franquias de filme e apostar em adaptações para jogos.

"Todos pensaram: 'temos propriedade intelectual, há dinheiro no espaço dos jogos, então vamos fazer jogos. Quão difícil pode ser?' e então todos eles quebraram e queimaram. E 20 anos depois você tem todas essas grandes empresas de tecnologia, elas têm essa infraestrutura de nuvem e dizem 'vamos fazer jogos. Quão difícil pode ser?' e acontece que é muito difícil."

E vocês, o que acham em relação a esse assunto? Acreditam que é ruim para a indústria essas aquisições gigantes? Ou creem que é algo benéfico? E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
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Sobre a treta da Microsoft vs. Sony em relação à aquisição da Activision Blizzard

A história da rivalidade entre a Microsoft e a Sony na busca pelo controle da Activision Blizzard é um capítulo intrigante na indústria dos videogames. Essa batalha estratégica delineia questões fundamentais sobre o futuro dos jogos eletrônicos e o equilíbrio de poder entre gigantes. Vamos explorar os principais aspectos dessa disputa, que possui implicações duradouras para o cenário dos jogos.

Compromisso com a Diversidade de Plataformas

Um dos pontos cruciais levantados durante esse conflito é a preocupação com a exclusividade de títulos da Activision no ecossistema Xbox da Microsoft. Phil Spencer, líder do Xbox, reforçou que garantirá a disponibilidade desses jogos em várias plataformas, assegurando a diversidade de opções para os jogadores.

A Estratégia de Aquisição da Microsoft

A aquisição da Bethesda pela Microsoft desempenhou um papel importante nas negociações, evidenciando que a Sony fez acordos para evitar que jogos da Bethesda fossem lançados no Xbox. Isso ressalta a concorrência intensa entre as duas empresas na busca por títulos exclusivos que atraem jogadores para suas plataformas.

Qualidade da Experiência de Jogo

Outro ponto relevante foi a discussão sobre a qualidade da experiência de jogos da Activision em diferentes plataformas. A resposta de Phil Spencer indicou que a experiência pode variar dependendo do sistema em que o jogo é executado, levando em consideração as diferenças técnicas entre as plataformas e lançando luz sobre a adaptação de jogos a sistemas diversos.

A Competição Constante entre Microsoft e Sony

É inegável que a Sony é vista como uma concorrente agressiva pela Microsoft. Essa rivalidade é profundamente enraizada em uma história de competição feroz no mercado de consoles, onde cada empresa busca uma fatia maior do mercado de jogos. O conflito entre essas duas gigantes continuará a moldar o cenário da indústria.

Expansão dos Horizontes da Microsoft

A Microsoft está mirando além dos consoles, com um foco estratégico na mobilidade que a aquisição da Activision pode proporcionar. Essa expansão representa um desafio significativo para os concorrentes, incluindo a Sony, que precisa se adaptar a um cenário em constante evolução.

Conclusão

A competição entre a Microsoft e a Sony pela aquisição da Activision não é apenas um embate atual, mas também reflete as mudanças e desafios contínuos da indústria dos videogames. O desfecho dessas negociações determinará não apenas quem controla os jogos da Activision, mas também influenciará a forma como os jogos são desenvolvidos, lançados e consumidos ao longo do tempo. O resultado, que será conhecido após o julgamento, terá um impacto duradouro no cenário dos videogames nos próximos anos e décadas.

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