Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Controle do Xbox One e 360 | Trazendo muita comodidade ao PC

Já passou do tempo em que mouse e teclado eram as únicas formas de se jogar em um computador. Na verdade sempre deu pra fazer uma gambiarra, controles sempre existiram e com um pouco dedicação era possível configurar. No entanto com a vinda do Xbox 360, as coisas mudaram, pois o seu controle trouxe uma nova era nos jogos de computador. E o Xbox One conseguiu levar tudo para um novo nível.



O grande diferencial do controle do Xbox 360, é que ele tinha a união de duas coisas muito bem apropriadas na hora certa. A primeira é a conexão USB no console, que servia para conectar não apenas no console, mas também em um PC. E não demorou muito para as pessoas naturalmente começarem a pensar nisso.

Além do mais em 2005 a porta USB estava em crescimento, era a nova moda do momento. Quem teve PC antigo sabe que existiam  entradas pra tudo quanto é coisa e você tinha que achar o acessório com uma entrada que existia no seu PC. Era um inferno! Meu primeiro controle por exemplo era conectado na porta da impressora e tinha dois botões que simplesmente não eram  reconhecidos. Ainda assim eu fazia a festa na era dos emuladores arcaicos.

O segundo grande diferencial desse controle é que era feito pela Microsoft, que também era dona do Windows, e muito esperta, ela decidiu colocar como nativo do windows a opção de reconhecer o controle do Xbox 360, e ainda ilustrar, colocando os botões e certas coisas para identificar. As empresas por sua vez viram ali uma oportunidade de ao invés de dar suporte a um milhão de controles genéricos, colocar em um já com suporte nativo.

O resultado foram vários jogos cada vez mais surgindo com opção de controle e inclusive mudando os ícones que aparecem na tela se a pessoa conectasse ou apertasse um botão do controle. Isso naturalmente fez com que muita gente passasse a adquirir mesmo sem ter um Xbox 360. No fim foi inevitável esse controle não dominar esse mercado.

Eu cheguei a ter vários controles de Xbox 360, uns genéricos comprados da China que acabaram quebrando, mas eram com fio, até que resolvi pegar o meu próprio controle do Xbox 360 que eu não usava há tempos e usar. E nossa, foi um verdadeiro alívio! Antes eu não usava porque não gostava de coisas sem fio no meu PC, porém passou a ser realmente numa boa, até porque dá pra jogar enquanto carrega.

Quando o Xbox One foi lançado, eu não liguei muito, o suporte continuou o mesmo e tanto o 360 quanto o One eram reconhecidos como um só controle nos jogos. Sendo assim a primeira vista não vi o motivo de mudar. No entanto quando fiz live da edição de 30 anos de Street Fighter, foi que comecei a pensar sério na coisa.

O negócio é que infelizmente o controle do Xbox 360 tem um problema que é o digital ter as pontas conectadas, sendo assim soltar hadouken ou outros poderes em um jogo de luta acaba sendo algo meio árduo, pois você às vezes aperta pra baixo e ele já detecta que apertou pro lado também e fica bem ruinzinho.

No fim das contas depois de um tempo acabei pegando o do Xbox One e ele tem duas ótimas vantagens, a primeira é o que já falei que é o lance do controle digital. Portanto esse diferencial abre um leque de possibilidades para vários outros jogos e assim o torna um verdadeiro controle pronto para qualquer aventura.

O segundo é a entrada 3,5 de fone de ouvido. Com isso você pode conectar um headset que tanto transmite áudio quanto envia. Ou seja, você pode ir deitar na tua cama, conectar um headset no próprio controle e jogar conversando com os amigos, recebendo o áudio direto no controle ao invés de sair do computador.

O melhor é que esse item acaba sendo útil para outras coisas. Por exemplo teve uma vez que eu estava conversando com um amigo via áudio e eu resolvi ir à cozinha. Ao invés de falar "Volto já", apenas liguei o controle, despluguei o meu headset do PC e conectei no controle. A conversa continuou normalmente enquanto eu preparava um lanche kkkk.

Enfim, esse é o tipo de coisa que acaba te fazendo entrar no dilema dos produtos de qualidade. Por um lado, obter um controle de Xbox 360 é mais barato e pode ser muito bem utilizado por uns, mas por outro o do Xbox One pode se mostrar realmente algo que pode oferecer uma experiência gamer bem mais intensa dependendo da forma que a pessoa joga e os gêneros que joga. Mas no geral, seja do 360 ou do One, acho que é um item essencial pra quem joga no PC.



Postar um comentário

0 Comentários