Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Google Home | O item que tornará sua casa futurística de forma muito barata

Existem alguns itens que fazem a vida dar saltos para um outro nível e não voltam mais. Sem sombra de dúvidas o Google Home é um desses itens que fez isso comigo. A princípio pensei que seria meramente uma versão aberta do Google Assistente (o "Ok Google" dos celulares), mas é muito mais que isso e o preço é inacreditável, cerca de R$200.

Quando adquiri minha Xiaomi Mi Band 3, notei que tinha tudo que eu precisava de uma forma compacta, mas se pudesse escolher alguma coisa de um Smart Watch pra adicionar, sem dúvidas seria o "Ok Google", bom... Ao menos antes do Google Home Mini, pois acabou facilitando ainda mais a coisa, pois nem botão eu tenho que apertar.



Antes de tudo saiba que as versões Google Home, Google Home Mini e Google Home Max são na verdade o mesmo aparelho e o que muda não é a inteligência, já que ela não é processada no aparelho, mas sim em nuvem, o que muda é a potência da caixa de som, e a mini já é estrondosa em sua altura.

Mas bom, quando peguei, eu realmente estava pensando nele mais como o Google Assistente, pra eu procurar coisas na internet falando "Ok google", e só. No entanto me surpreendeu ao ver que se trata de um verdadeiro aparelhinho que deu um toque futurístico muito bem vindo ao meu quarto. E o melhor, cheio de coisas novas que tive que descobrir testando.

Você pode estar na sua cama deitadão e falar "Ok Google, toque música country", e ele irá se conectar à sua conta do Spotify (gratuita) e tocar músicas. No meio das músicas é possível perguntar "Que música é essa?" ou "Adiciona essa música aos meus favoritos" ou "Quando essa música foi lançada?" ou "Ela é de qual álbum?" . Ele reconhece sua voz mesmo enquanto está tocando.

Caso você seja assinante pago de algum serviço de música (Google Play Musica, Spotify, Deezer, etc...), vai tirar ainda mais proveito disso, pois poderá escolher de forma bem específica sobre o que quer ouvir e como quer ouvir, apenas pedindo e fazendo suas escolhas em relação ao que está tocando naquele momento.

Mas isso é bem básico, pois a diversão acontece mesmo quando você começa a pedir coisas mais ousadas pra ele. Eu comecei a fazer isso brincando, afinal de contas não imaginei que fosse responder, mas logo vi o quanto o negócio era inteligente e que ia muito além do que um pesquisador e controlador de música.

Acho que comecei a notar isso quando passei a brincar com ela, no dia que perguntei "Ok google, você sabe cantar?", e do nada começou a tocar um instrumento e ela cantou uma musiquinha do tipo "Eu estava esperando por esse momento e agora finalmente chegou minha vez de brilhar! Eu irei cantar na Broadway..." kkkkk, eu ri muito disso e passei a testar coisas. Logo vi que o serviço está conectado a inúmeros outros e graças a isso você pode fazer perguntas e dar comandos muito específicos mesmo.

Você pode dizer "Ok google, me fale notícias" e ela fará uma lista das notícias mais badaladas do momento coletadas de jornais falados. E assim você poderá ouvir elas. É possível configurar as fontes de notícias que você mais gosta e também é possível pedir notícias específicas sobre um tema "Ok google, me fala notícias sobre dinossauros" "Ok google, me fale sobre video games".

Se você acorda de manhã, pode dizer "Ok google, como vai ser meu dia?" e ela irá te dar a previsão do tempo, contará como está o tráfego, selecionará notícias do que está rolando, e muito mais coisas que você configurar. A escolha é sua sobre os tipos de informações que serão dados, mas é uma verdadeira ficha informativa.

Muitas das coisas que ela faz, eu descobri enquanto ia dormir, isso começou em uma madrugada quando meu gato me acordou de madrugada miando, e falei baixinho "Ok google, que horas são?", ela acendeu imediatamente, disse a hora e apagou. Depois disso, quando vou dormir acaba sendo inevitável brincar.

Certa noite eu falei "Ok Google, boa noite!" e ela disse "Boa noite, que horas você quer que eu te acorde?" e eu disse "Nenhuma" e ela "Tudo bem, boa noite Iscai" e aí se calou. Daí fiquei tranquilo na minha cama ouvindo os sons dos grilos e outros sons noturnos lá fora. Depois de uns minutos disse "Ok google" e o som dos grilos parou e tomei um susto ao ver que não eram grilos reais kkkk, assim eu tinha achado esquisito, mas moro no térreo, então não seria uma surpresa grande ouvir grilos, mas foi bem realista, até porque ele se apagou e deixou esse som.

Descobri assim que dava pra por vários outros sons, você pode por exemplo falar "Ok google, me ajuda a relaxar" e ele coloca o som de uma cachoeira ou outros sons de ambiente natural tocando enquanto você faz algo. Ou pode ser bem o contrário, como quando mandei ele tocar cyberpunk e se conectou a uma rádio do Spotify com música extremamente psicodélica.

Sabe quando você precisa lembrar de algo em tantos minutos? Tipo desligar o forno? Você pode falar "Ok google, me lembra de desligar o forno daqui 10 minutos", ou algo mais específico "Ok google, me lembra de amanhã às 1 da tarde ligar para o João". Ainda é possível colocar alarmes fixos para certos dias da semana.

Você é do tipo que costuma fazer compra? Basta dizer "Ok google, adiciona tal coisa à minha lista de compras", ou "Remove tal item da minha lista de compras". No super mercado ou loja você pode só pegar seu celular e ele vai mostrar sua lista de compras já que está ligado diretamente ao Google Home.

Quer cozinhar algo com o que comprou? Você pode pedir pra ele te ensinar uma receita! "Ok Google me ensina a fazer Pizza!", e o Google vai perguntar "Quer que eu te fale os ingredientes ou pule direto para o passo a passo?", se escolher os ingredientes, ela vai falando e você vai dizendo "Próximo" quando estiver pronto, podendo pedir para repetir o último. E o mesmo durante a receita. Não é apenas algo que é falado de uma vez, é um passo a passo mesmo.

Não testei o sistema de compras, mas você pode conectar ele a lojas, podendo por exemplo pedir um Uber, dizendo pra onde quer ir e ela dizendo o preço, tarifa e quando pode ser mais barato. Você vai confirmando ou negando. O mesmo para compras em super mercado, que ela inclusive diz ofertas do momento.

Em relação ao básico que o assistente faz, que são as buscas, elas são muito mais específicas do que meramente pesquisar um termo. Por exemplo, esses dias eu estava fazendo algo aleatório que me fez lembrar do ator Pedro Pascal, aquele de Narcos, e isso me fez lembrar que ele participou de Game of Thrones, mas eu não lembrava o nome e falei "Ok Google, qual é o nome do personagem do Pedro Pascal em Game of Thrones?" e ela respondeu "Oberyn Martell".

As perguntas podem ir a coisas realmente específicas, como perguntar a altura de um político ou onde um escritor nasceu. Mas esse tipo de pergunta não se resume a pessoas, mas a tudo! Você pode perguntar por exemplo quantas estrelas tem no céu ou de onde bananas são originárias, ou perguntas históricas.

É possível também fazer perguntas atuais sobre coisas que estão acontecendo agora, como o valor do dólar. Eu pedi hoje mesmo para ele converter real em dólar. Aliás, uma ótima forma de fazer contas, você não precisa pegar a calculadora, é só pedir para o google fazer uma equação qualquer e ele fará rapidamente.

A coisa pode ainda ir além dos áudios e passar pro mundo físico se você tiver smart devices e isso pode te fazer brincar bastante. Por exemplo se você tiver uma smart tomada, pode ligar ela à sua tomada e pode ligar um ventilador comum e deixar ele ligado, aí cortar a energia dela. Daí vamos supor que à noite tá quente pra caramba, ao invés de levantar você pode dizer pro google ligar a tomada, ele vai liberar a passagem de energia e o ventilador vai ligar, e ainda pode dizer pra ele tocar um som de chuva ou tempestade enquanto você sente o ventinho kkkkk.

Mas existem coisas menos gambiarras como o Google Chromecast, que se você deixar ligado na sua TV ou monitor, poderá dizer "Ok Google, passa o último episódio de Stranger Things", e ele vai começar a passar. Ou as lâmpadas inteligentes que te acordam de manhã, mudam de cor, tem intensidade e podem ser desligadas mesmo quando você não está em casa, algumas até filmam bandido e te mostram ao vivo kkkk.

E se você quer algo REALMENTE  FÍSICO, existem ainda os robôs inteligentes como o Roomba, que você pode mandar o Google limpar seu quarto, daí o robozinho irá sair do encaixe dele em algum canto da sua casa, vai passear pela casa inteira aspirando sujeira e batendo a vassoura em cantos coletando sujeira e no fim irá voltar pro encaixe e se recarregar sozinho. Isso sim é cyberpunk, não? kkkkkkkk.

Existe realmente uma quantidade enorme de possibilidades e o melhor é que vão sendo adicionadas aos poucos, já que as atualizações não ocorrem direto no aparelhinho. Portanto algo que não tem hoje de repente tem amanhã! O jeito é ir falando e experimentando, você percebe que existem coisas que talvez ele responda e testa.

Um exemplo, ontem a noite falei "Ok Google, eu quero jogar um jogo", e ele falou que ok e me ofereceu uma série de opções, eu não conhecia nenhum e disse "Quero jogar o primeiro", o nome era algo do tipo "Líder do Reino", e começava com uma musiquinha medieval, daí aparecia a voz de um cara que ia me dando informações sobre os acontecimentos do reino e pedindo pra eu tomar decisões com SIM ou NÃO, e assim consequencias iam rolando e a história mudando de acordo com minhas escolas, tipo o jogo Reigns. No fim o meu reino foi destroçado com a peste negra e aí fui dormir '-'.

Ainda nessa semana eu também falei em uma noite "Ok Google, me conta uma história", e ela imediatamente disse "Muito bem, hoje eu vou te contar a história de Branca de Neve!", e assim passou para a voz de uma contadora de histórias que ficou alguns minutos me contando a história inteira do começo ao fim, inclusive interpretando as vozes dos personagens, como a da rainha quando se disfarçou de velhinha.

Enfim, tá aí um negócio que me surpreende ser tão barato, sem sombra de dúvidas o tipo de acessório que faz totalmente a diferença se ter ou não em casa. O único problema é que atualmente ainda não recebeu a atualização pra português, mas o Google disse que até o fim do ano o Google Assistente receberia suporte para 30 línguas e português foi uma das primeiras, sendo assim o Google Home, que também é atualizado frequentemente, certamente vai receber em breve, até porque é a sexta língua mais falada do mundo. Mas mesmo em inglês é muito útil. Enfim, quem se interessar, tá aí:

Postar um comentário

0 Comentários