Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Cyberpunk - Um sombrio futuro...

Hoje irei falar um pouco sobre o universo cyberpunk, já que vejo tantos fãs do estilo que nem sabem que é um estilo, e também pessoas que conhecem a palavra mas não entendem exatamente do que se trata.

Sabem aquelas histórias futurísticas em que é tudo bonitinho, muito limpo, as pessoas se vestem todas iguais em roupas brancas e todos vivem muito bem? Bom, isso definitivamente não é nada cyberpunk, muito pelo contrário. O universo Cyberpunk são aqueles que apresentam um futuro em que a tecnologia está bem inserida na vida das pessoas mas não quer dizer que vivam bem ou sejam felizes, é um mundo onde as pessoas podem ter péssima qualidade de vida, a desigualdade social costuma ser um foco bem forte e o caos urbano é um foco muito forte.



Então cyberpunk são aquelas histórias futuristas em que as ruas são perigosas, as pessoas vivem em enormes edifícios presas em seus apartamentos, e todos usufruem de alta tecnologia sendo que muitas vezes os aparelhos tecnológicos parecem sucatas, as roupas das pessoas costumam ser escuras, palavrões, implantes, sexo, drogas, rock'n roll.

Autores de histórias do gênero costumam usar como metáforas para criticas sociais da atualidade, mostrando como grandes corporações ficam cada vez mais poderosas, pessoas se isola, o mundo se torna um lugar perigoso, e a tecnologia não para, cada vez mais a tecnologia evolui, inclusive um tema comum nesse estilo é a união do homem com a maquina, tipo ligar computadores ao cérebro, substituir partes do corpo por versões cibernéticas.

O cyberpunk é como uma profecia de um futuro terrível e não esse bonitinho que muitas histórias colocam em que todo mundo vai se dar bem, porém é muito mais realista se você for parar para pensar, por exemplo hoje em dia vemos pessoas extremamente pobres, às vezes até sem casa porém com celulares, a velocidade que as coisas evoluem está cada vez mais acelerada.
Tipo imagina em 1995 as pessoas imaginando que hoje em dia computadores seriam tão comuns quanto televisões, pessoas pudessem se conectar a internet, celulares fossem algo normal para qualquer patricinha e não apenas para executivos ou pessoas ricas, pessoas pudessem roubar bancos a partir de suas casas, existissem lanhouses (que se você parar para pensar embora comum é uma coisa incrível, uma loja onde você entra, paga um preço barato e tem acesso ao mundo), quantidades enormes de papelada pudessem ser carregada em um simples pendrive, e não uma papelada gigante, musicas e vídeo fosse algo tão simples de se carregar por ai, em em um ultrapassado mp4 e não um enorme walkman que além de grande, a pessoa ainda tinha que carregar fitas se quisesse ouvir mais, sem contar ser desnecessário pilhas, mas apenas é necessário ligar na tomada ou no PC que já se carrega, o que evita gastar dinheiro com pilhas novas. Vendo tudo isso evoluindo de uma década para outra, é um passo enorme, as crianças de hoje ja nascem com computadores em suas vidas e aprendem a mexer muito bem, eu acredito que o mundo está indo a um rumo cyberpunk.
O termo foi inventado pelo escritor Bruce Bethke em um conto que ele entitulou de Cyberpunk, porém só conseguiu publicar a história em 1983 na revista pulp Amazing Science Fiction Stories. Apesar disso próprio autor assume que ele não inventou o gênero e que embora já existissem histórias em futuros sombrios, a coisa só foi montada mesmo com o livro Neuromancer de 1984 do autor William Gibson.

Bom é isso pessoal, espero ter ajudado, aos fãs do estilo que não sabiam o nome agora quando quiserem procurar por histórias assim, já sabem o nome que devem ir atrás *o*. Confiram aqui várias obras que usam universos cyberpunks.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D Tweet

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Eu ja conheço steampunk...esse eh style
    merecia um materia tbm :D
    mas cyber punk eu nao conheço muito bem
    bem que podia postar uma lista de jogos , livros e esses negocios estilo cyber punk heim sky
    mas ta show a materia ;D
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Pode crer cara-ai-de-cima: SKY FAZ UMA MATÉRIA DE STEAMPUNK TBM HAUHEUHEAEAUHAE

    Cyberpunk owna muito *--* Blame *-*

    eh um dos generos mais ownantes ever! xD e Brasil eh Cyberpunk mesmo!! HAUEHEAEA

    ResponderExcluir
  3. Steampunk é lindo demais ^^

    ResponderExcluir
  4. V de Vingança e Minority Report, são filmes cyberpunk?

    ResponderExcluir
  5. Não que eu lembre cara , V de Vingança é uma realidade em um futuro alternativo e pela minhas lembranças o mundo não é um caos total apesar de revoluções. Já o Minority report pelo o que eu lembro o futuro é lindo *-* o que descarta cyberpunk... E tem o negócio de ligar máquinas ao cérebro também,tipo operações, isso é uma caracteristica que precisa se ter em cyberpunk

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a matéria, conseguiu capturar bem os universos Cyberpunk.
    Um universo Cyberpunk que eu recomendo bastante é o do Juiz Dredd, quem acompanha quadrinhos deve conhecer. Aconselho tantos os quadrinhos quanto os filmes, ainda mais o antigo com o Sylvester Stallone.

    ResponderExcluir