Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O Abutre - Filme atmosférico sobre as tragédias da madrugada

Eu tava pensando aqui sobre o ator que interpreta o Donnie Darko, daí resolvi dar uma procuradinha pra ver alguns dos trabalhos do cara. Eu já sabia que ele é um ator bem eclético e já fez de tudo, mas fui pesquisar sem pretensões nem nada. No entanto assim que bati os olhos na capa de Nightcrawler, pensei "Nossa, que capa estilosa!", comecei a assistir o trailer, não parecia ser o tipo de filme que eu costumo assistir, mas parecia bacana, então pausei antes de ver tudo e fui conferir. Realmente é um filme bem legal, portanto chegou a hora da análise!

A história apresenta um homem chamado Louis Bloom, que está procurando por trabalho de forma desesperada, ele pede emprego pra todo mundo e topa se adaptar a qualquer coisa. No entanto em meio à correria em Los Angeles ele acaba se deparando com um acidente horrível e vê um cara filmando, pergunta o que está fazendo e o homem diz que filma coisas de madrugada pra vender pro jornal da manhã. Isso faz com que Louis decida seguir o mesmo caminho.

Esse é um filme que achei bacana pra caramba, especialmente pelo personagem, que não é bonzinho e nem um herói. Ele é um personagem absurdamente encarnado e que você consegue sentir bem, o seu jeito passivo/agressivo. Parece um verdadeiro logo em pele de cordeiro, ele age se esgueirando, quietinho, de cabeça baixa, mas tem ambições absurdas.

É fantástico como você consegue sentir bem a energia da coisa, o cara observa e aprende. Você nota de uma forma tão forte o jeito que ele tá ouvindo cada palavra que está sendo dita por outras pessoas e ele está aprendendo e vai usar aquilo. O fato de não ser um personagem bom também causa uma sensação desconfortável do tipo "Nossa, que puto!".

A essência do filme é extremamente noturna, se passando em geral nas madrugadas e mostrando apenas o começo das manhãs de forma rápida para apresentar o jornal do dia e a nova manchete que Louis vendeu. Essa essência noturna com a forma de como o personagem se torna paranoico por pegar notícias primeiro acaba fazendo o filme parecer uma mistura de Psicopata Americano com o mais do que esquisito O Maníaco.

Essa forma obscura do filme combinada com a fotografia e trilha sonora usadas (veja no trailer ali embaixo) causa uma sensação muito fantástica de uma cidade "viva" sendo apresentada. Te passa aquele pensamento de "Nossa, de madrugada realmente tá acontecendo todo tipo de loucura lá fora e pela manhã sobre as carcaças".
E por falar em carcaças, apesar do nome em inglês ser ótimo (A tradução é algo como Rastejante da Noite), achei o nome brasileiro fenomenal, "O Abutre" define demais o que o personagem é, e como ele persegue as carcaças. Isso porque toda bagaceira que rola pela cidade ele vai lá correndo para tentar filmar primeiro.

Enfim, esse é um filme bacana pra caramba e acho que é ótimo especialmente para assistir a noite, sabe aquele sábado que você está bem relaxado porque sabe que não vai ter que acordar cedo no outro dia? Pode ser muito bom usar esse tempinho pra dar uma assistida. Recomendo muito!

Postar um comentário

0 Comentários