Southbound - Um filme de terror muito intrigante

É irônico saber que eu adoro tanto filmes de terror mas ao mesmo tempo considero talvez o pior gênero que existe em termos de qualidade. Convenhamos né? Parece que os caras não tem criatividade, todas as histórias parecem ser as mesmas. E o grande problema nem é ter histórias parecidas, é a falta de personalidade, por exemplo Invocação do Mal é um filme de casa mal assombrada, o que por si só tem tudo pra ser mais do mesmo, no entanto tem uma personalidade tão forte que conseguiu encantar demais, provando assim que a questão não é a história em si, mas a essência da coisa.



Por outro lado tem filmes de terror que os caras parecem estar decididos a fazer algo diferente, abandonar padrões e investir em uma coisa própria, usando tanto um padrão incomum no estilo de filme quanto apresentando uma essência mais do que intensa e que rapidamente consegue marcar, hoje vou falar sobre um desses filmes!

Antes de tudo saibam que esse filme saiu do mesmo povo que criou a Trilogia VHS, sendo assim é possível sentir algo familiar no ar, mas mesmo assim é algo diferente, ao meu ver ficou até mais agradável, pois aqui é apresentado uma sequencia de histórias, no entanto onde uma acaba, a outra se inicia, existe uma conexão entre os personagens e uma passagem entre uma e outra, mas sem pausas, apenas de repente um personagem encontra outro e aí o foco passa a ser aquele outro personagem e assim vai.

Outra coisa muito interessante em Southbound é o fato de que ao contrário de VHS, aqui as coisas não tem explicação. Isso pode gerar uma imensa irritação naqueles que exigem respostas certinhas de tudo, mas ao meu ver é exatamente um dos charmes do filme, você simplesmente não tem ideia do que diabos está acontecendo! Sabem aquela sensação do filme It Follows sobre uma coisa estar vindo? É exatamente a mesma sensação que você tem quando esse filme começa.

A coisa em comum entre todas as histórias é que se passam em uma estrada no deserto, um ambiente que já de cara me deixa apaixonado, me lembrando de imediato Olhos Famintos, então a ideia de personagens pegando um carro e andando por aquela área com postos de gasolina e hotéis de beira de estrada além de pequenas comunidades é algo que me agrada demais.

Esse filme definitivamente é uma obra de terror lovecraftiano, contendo três elementos fortíssimos no universo dos Mitos de Cthulhu, que são cultistas a deuses antigos, tentáculos bizarros surgindo do nada e a forte presença do desconhecido. É aquele tipo de história que você é capaz de ver facilmente que os personagens podem pirar a qualquer instante com as situações tão sem noção.

Uma outra coisa que o filme contém que agrada bastante é a presença de um gore modesto, não é aquela coisa completamente absurda colocada só para chocar, mas é algo que está meio que em uma ótima medida com muito sangue e carne mas sem abusar disso o tempo todo. Lembra algumas obras estilosas saídas dos anos 80, em especial pode lembrar demais Creepshow.

Enfim, se você é do tipo que gosta de filmes de terror com uma atmosfera fantástica do tipo A Noite de Todos os Medos e está procurando por algo semelhante, com certeza deve dar uma chance a esse aqui. Southbound é uma baita de uma obra intrigante de terror e que consegue facilmente empolgar já no começo do filme. Recomendo! Não veja o trailer, parece ter spoiler demais e é melhor assistir sem saber o que está por vir.

Comentários

Anônimo disse…
Pareceu ser legal, mas sei lá... estou desacreditado de filmes de terror...
Unknown disse…
Não perca seu tempo assistindo isso!!! Porcaria de filme!!
Anônimo disse…
Amei o filme, você passa o tempo todo na expectativa de uma explicação e saber o que está acontecendo.
YungJa1 disse…
Eu só queria a explicação do filme, eu vi, tirei conclusões e adorei o filme, eu só queria uma explicação oficial, sinto que está incompleto mas o filme é ótimo.
Unknown disse…
Filme excelente! Clima "cult", intrigante, enigmático. Sendo uma antologia, tem boa dinâmica e alguns dos contos poderiam ser longas. Não há muitas "revelações" explícitas, mas é possível entender totalmente o filme se estiver atenção ou revê-lo.