Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Southbound - Um filme de terror muito intrigante

É irônico saber que eu adoro tanto filmes de terror mas ao mesmo tempo considero talvez o pior gênero que existe em termos de qualidade. Convenhamos né? Parece que os caras não tem criatividade, todas as histórias parecem ser as mesmas. E o grande problema nem é ter histórias parecidas, é a falta de personalidade, por exemplo Invocação do Mal é um filme de casa mal assombrada, o que por si só tem tudo pra ser mais do mesmo, no entanto tem uma personalidade tão forte que conseguiu encantar demais, provando assim que a questão não é a história em si, mas a essência da coisa.

Por outro lado tem obras de terror que os caras parecem estar decididos a fazer algo diferente, especialmente em outros tipos de mídia, é só ver aquele mangá do Junji Ito que ganhou o prêmio Eisner, e que é considerado pura arte, ou como o livro Silent Hill Rumo ao Terror: Jogos e a Teoria do Medo, que foi escrito por um professor de cinema, disseca o gênero terror. E ainda tem obras que beiram o genial, é só ver como o livro de Eu Sou a Lenda surpreende de forma absurda com as ideias não usadas no filme.
 
E felizmente, tem alguns filmes de terror que dá pra ver que rolou um esforço para ao menos tentar abandonar conceitos prontos e investir em uma coisa mais própria, usando tanto algum elemento incomum no estilo de filme apresentado, quanto também colocando uma essência mais do que intensa e que rapidamente consegue marcar, e hoje vou falar sobre um desses filmes!

Antes de tudo saibam que esse filme saiu do mesmo povo que criou a Trilogia VHS, sendo assim é possível sentir algo familiar no ar, mas mesmo assim é algo diferente, ao meu ver ficou até mais agradável, pois aqui é apresentado uma sequencia de histórias, no entanto onde uma acaba, a outra se inicia, existe uma conexão entre os personagens e uma passagem entre uma e outra, mas sem pausas, apenas de repente um personagem encontra outro e aí o foco passa a ser aquele outro personagem e assim vai.

Outra coisa muito interessante em Southbound é o fato de que ao contrário de VHS, aqui as coisas não tem explicação. Isso pode gerar uma imensa irritação naqueles que exigem respostas certinhas de tudo, mas ao meu ver é exatamente um dos charmes do filme, você simplesmente não tem ideia do que diabos está acontecendo! Sabem aquela sensação do filme It Follows sobre uma coisa estar vindo? É exatamente a mesma sensação que você tem quando esse filme começa.

A coisa em comum entre todas as histórias é que se passam em uma estrada no deserto, um ambiente que já de cara me deixa apaixonado, me lembrando de imediato Olhos Famintos, então a ideia de personagens pegando um carro e andando por aquela área com postos de gasolina e hotéis de beira de estrada além de pequenas comunidades é algo que me agrada demais.

Esse filme definitivamente é uma obra de terror lovecraftiano, contendo três elementos fortíssimos no universo dos Mitos de Cthulhu, que são cultistas a deuses antigos, tentáculos bizarros surgindo do nada e a forte presença do desconhecido. É aquele tipo de história que você é capaz de ver facilmente que os personagens podem pirar a qualquer instante com as situações tão sem noção.

Uma outra coisa que o filme contém que agrada bastante é a presença de um gore modesto, não é aquela coisa completamente absurda colocada só para chocar, mas é algo que está meio que em uma ótima medida com muito sangue e carne mas sem abusar disso o tempo todo. Lembra algumas obras estilosas saídas dos anos 80, em especial pode lembrar demais Creepshow.

Enfim, se você é do tipo que gosta de filmes de terror com uma atmosfera fantástica do tipo A Noite de Todos os Medos e está procurando por algo semelhante, com certeza deve dar uma chance a esse aqui. Southbound é uma baita de uma obra intrigante de terror e que consegue facilmente empolgar já no começo do filme. Recomendo! Não veja o trailer, parece ter spoiler demais e é melhor assistir sem saber o que está por vir.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Pareceu ser legal, mas sei lá... estou desacreditado de filmes de terror...

    ResponderExcluir
  2. Não perca seu tempo assistindo isso!!! Porcaria de filme!!

    ResponderExcluir
  3. Amei o filme, você passa o tempo todo na expectativa de uma explicação e saber o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  4. Eu só queria a explicação do filme, eu vi, tirei conclusões e adorei o filme, eu só queria uma explicação oficial, sinto que está incompleto mas o filme é ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Filme excelente! Clima "cult", intrigante, enigmático. Sendo uma antologia, tem boa dinâmica e alguns dos contos poderiam ser longas. Não há muitas "revelações" explícitas, mas é possível entender totalmente o filme se estiver atenção ou revê-lo.

    ResponderExcluir