Temporario



Jogos | Séries | Filmes | RPG e Tabuleiro | Animes | Creepypastas | Quadrinhos | Livros | Mapa do Blog | Sobre o Blog | Contato |

segunda-feira, 14 de março de 2016

Southbound - Um filme de terror muito intrigante

É irônico saber que eu adoro tanto filmes de terror mas ao mesmo tempo considero talvez o pior gênero que existe em termos de qualidade. Convenhamos né? Parece que os caras não tem criatividade, todas as histórias parecem ser as mesmas. E o grande problema nem é ter histórias parecidas, é a falta de personalidade, por exemplo Invocação do Mal é um filme de casa mal assombrada, o que por si só tem tudo pra ser mais do mesmo, no entanto tem uma personalidade tão forte que conseguiu encantar demais, provando assim que a questão não é a história em si, mas a essência da coisa.



Por outro lado tem filmes de terror que os caras parecem estar decididos a fazer algo diferente, abandonar padrões e investir em uma coisa própria, usando tanto um padrão incomum no estilo de filme quanto apresentando uma essência mais do que intensa e que rapidamente consegue marcar, hoje vou falar sobre um desses filmes!

Antes de tudo saibam que esse filme saiu do mesmo povo que criou a Trilogia VHS, sendo assim é possível sentir algo familiar no ar, mas mesmo assim é algo diferente, ao meu ver ficou até mais agradável, pois aqui é apresentado uma sequencia de histórias, no entanto onde uma acaba, a outra se inicia, existe uma conexão entre os personagens e uma passagem entre uma e outra, mas sem pausas, apenas de repente um personagem encontra outro e aí o foco passa a ser aquele outro personagem e assim vai.

Outra coisa muito interessante em Southbound é o fato de que ao contrário de VHS, aqui as coisas não tem explicação. Isso pode gerar uma imensa irritação naqueles que exigem respostas certinhas de tudo, mas ao meu ver é exatamente um dos charmes do filme, você simplesmente não tem ideia do que diabos está acontecendo! Sabem aquela sensação do filme It Follows sobre uma coisa estar vindo? É exatamente a mesma sensação que você tem quando esse filme começa.

A coisa em comum entre todas as histórias é que se passam em uma estrada no deserto, um ambiente que já de cara me deixa apaixonado, me lembrando de imediato Olhos Famintos, então a ideia de personagens pegando um carro e andando por aquela área com postos de gasolina e hotéis de beira de estrada além de pequenas comunidades é algo que me agrada demais.

Esse filme definitivamente é uma obra de terror lovecraftiano, contendo três elementos fortíssimos no universo dos Mitos de Cthulhu, que são cultistas a deuses antigos, tentáculos bizarros surgindo do nada e a forte presença do desconhecido. É aquele tipo de história que você é capaz de ver facilmente que os personagens podem pirar a qualquer instante com as situações tão sem noção.

Uma outra coisa que o filme contém que agrada bastante é a presença de um gore modesto, não é aquela coisa completamente absurda colocada só para chocar, mas é algo que está meio que em uma ótima medida com muito sangue e carne mas sem abusar disso o tempo todo. Lembra algumas obras estilosas saídas dos anos 80, em especial pode lembrar demais Creepshow.

Enfim, se você é do tipo que gosta de filmes de terror com uma atmosfera fantástica do tipo A Noite de Todos os Medos e está procurando por algo semelhante, com certeza deve dar uma chance a esse aqui. Southbound é uma baita de uma obra intrigante de terror e que consegue facilmente empolgar já no começo do filme. Recomendo! Não veja o trailer, parece ter spoiler demais e é melhor assistir sem saber o que está por vir.

3 comentários:

alex5432 disse...

Pareceu ser legal, mas sei lá... estou desacreditado de filmes de terror...

Unknown disse...

Não perca seu tempo assistindo isso!!! Porcaria de filme!!

Unknown disse...

Amei o filme, você passa o tempo todo na expectativa de uma explicação e saber o que está acontecendo.