Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Os mitos de Cthulhu - Para os admiradores do caos!

Se você é uma pessoa que costuma usufruir constantemente de elementos da cultura pop como filmes, séries, desenhos e o escanbal, certamente você já viu em alguma obra o nome Cthulhu. Muitas vezes o nome passa despercebido, afinal é muito esquisito e constantemente é usado como nome de algum tipo de magia negra ou é citado rapidamente, fazendo assim com que pareça apenas mais uma sombria palavra em latim que ninguém está realmente interessado em saber o que é, no entanto Cthulhu não é como as outras palavras, ele se tornou um verdadeiro icone da cultura pop, que apesar de para a maioria ser algo underground, está impregnado por aí e referências a ele são coisas que não faltam, um bom exemplo é o Deus Antigo de Soul Reaver ou no anime Fate/Zero em que um dos personagens faz uma invocação e cita cthulhu no meio e então aparece um monte de tentáculos e destroçam uma criança.

Bom, Cthulhu é um personagem de um conto criado pelo escritor de horror HP. Lovecraft, o nome do conto é "O Chamado de Cthulhu" e foi a partir daí que surgiu uma das criaturas mais inspiradoras da cultura pop.

Cthulhu é uma criatura enorme com asas de dragão, traços humanos e o principal que mais caracteriza ele, que são tentáculos, esses são os elementos mais simbólicos dessa criatura e muitos. Ele está adormecido em uma cidade submersa chamada  R'lyeh, localizada no oceano pacífico. Esse sono profundo, mas que um dia durante um alinhamento de estrelas, ele despertará para vagar sobre a terra. O seu poder é tão gigantesco que mesmo adormecido, existe uma influência dele nas mentes humanas, causando horrendos pesadelos durante o sono de alguns.

Lovecraft criou diversas criaturas, artefatos e lugares, sendo que Cthulhu se tornou o mais famoso dessas criaturas, e assim mais pra frente deram o nome a esse grupo de seres, artefatos, lugares e elementos em geral ligados à obra de Lovecraft como "Os mitos de Cthulhu" ou no original em inglês "Cthulhu Mythos". Esse termo é usado bastante por autores que usem as criaturas em suas obras e que adicionem também novos contos. Esses seres foram descritos pelo Lovecraft como "Grandes Antigos" e causa um imenso desconforto para muita gente, pois são uma representação da insignificância humana em meio à grandiosidade do universo.

Segundo as histórias, antes dos humanos existirem, a terra era habitada por criaturas chamadas Seres Ancestrais, os Grandes Antigos são seres vindo de diversos lugares do universo, de outras dimensões, e de lugares não imagináveis pelo humano, eles chegaram à terra e com o tempo travaram uma guerra com outros Seres Ancestrais que chegaram depois e assim tomaram conta do planeta, criaram todos os seres existentes na terra mas não por bondade e sim porque poderiam ser úteis, sendo que boa parte foi só consequência.

Os Grandes Antigos são a representação do próprio caos no universo, o símbolo de que somos pequenos demais e que há algo la fora, algo tão terrível e cruel que nos faz ficar limitados a nossa realidade. Com o grande poder e influencia de Cthulhu na mente das pessoas, naturalmente surgiram também seguidores que formaram um culto para aguardar o seu retorno e adorá-lo como um deus que vaga pela terra. O despertar de Cthulhu é algo simbólico, mostra que uma coisa pode de repente acontecer e nós nem imaginarmos o que significa, que existe uma coisa escondida e que quando ela vier, tudo irá mudar sem estarmos preparados para nada disso.

Muitos dizem que o Zalgo é a personificação moderna do Cthulhu, mas o autor disse que não é nerd o suficiente pra ter pensado em uma coisa dessas e que foi pura coincidencia o caos e tentáculos apresentados. E vocês, conseguem citar alguma obra em que viram Cthulhu citado? Se quiserem se aprofundar mais, podem conferir os diversos livros lançados no Brasil baseados na obra de Lovecraft.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Ae Sky! Boa postagem, no jogo Scribblenauts se vc escrever cthulu aparece um monstro igual da segunda imagem! Mto louco!

    ResponderExcluir
  2. Agora entendi oque diabos é a musica do Metallica, de mesmo nome do livro. Só não sei pronunciar essa bagaça!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo Pimpão é Cátchula que se pronuncia

    ResponderExcluir
  4. sim, é uma música do Metallica, já tinha visto a história desse bicho, bem daora, eu geralmente gosto dessas histórias de bichos q inspiram o caos >.<

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Cara,ele é um dos grandes antigos,não esta morto o que pode eternamente jazer,com estranhas eras pode ate a morte morrer, tu nao ia fazer um arranhão nele

      Excluir
  6. Geralmente eu ouço a pronúncia em inglês como "Kuhthooloo", mas claro que isso é o de menos. A intenção é justamente que não seja pronunciável, como uma língua alienígena. Enfim, toda a mitologia construída em torno do Cthulhu é fantástica, mas o que surpreende mesmo na literatura do Lovecraft é a suprema indiferença cósmica, o suspense, a prosa elegante e outros elementos que contribuem para uma atmosfera de mistério e terror excepcional.

    ResponderExcluir
  7. Cabei de desligar o nerd cast e vim ver a atualização da meia noite e então... kkk

    Ainda não li os livros do mc love aew mas ja comprei esta na minha fila, mas pelo que eu ouvi o cthulhu não tinha sido descrito nos livros, apenas dizia-se que só de o personagem ver uma parte da criatura já lhe vinha um grande medo ou loucura. Era isso que eu esperava dos livros dele, sentirmedo e nervosismo sem nem mesmo conseguir imaginar do que exatamente. E agora?

    Alguem que leu me explica?

    ResponderExcluir
  8. Só para descontrair fato ! rs em um episódio de south park Cthulhu aparece e bem amigo do cartman hehe

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha tido interesse em ler " O Chamado de Cthulhu" antes, mas minha expectativa era tão grande que eu acabei ficando meio decepcionado com a historia e parei de ler, porém depois de escutar o nerdcast e saber que se trata de um relato sobre os acontecimentos e não uma historia típica de terror fiquei bem mais interessado e finalmente consegui terminar de ler (à alguns minutos atrás já que são só 18 pags).

    Agora posso dizer que a historia é realmente impressionante, principalmente levando em consideração a época em que foi escrita, o ultimo capitulo me prendeu completamente, mesmo que já tenha visto varias imagens do Cthulhu na internet eu não pude evitar de ficar ansioso pra ver a descrição que ele faria da criatura.

    ResponderExcluir
  10. Caracas que filhadaputagem meu è__é! Eu tinha escrito essa matéria há um tempo, mas saindo um dia após o nerdcast simplesmente o crédito sai todo fora porque os infelizes são infinitamente mais famosos, MALDITO JOVEM NERD! Ò_Ò! Tomara que o Cthulhu pegue eles primeiro quando voltar è__é!!!

    ResponderExcluir
  11. hsuhhaush, pensei até que tinha sido de proposito, assim quando alguém tivesse procurando mais sobre o assunto já dava uma passava por aqui =D.

    ResponderExcluir
  12. Pois é... Mas não foi, em geral quando eu publico uma matéria assim é porque uma outra coisa me chamou a atenção e eu gostaria de citar isso na matéria sobre a outra coisa, e assim as vezes eu crio uma série de matérias pra só então publicar a que realmente quero hahaha, infelizmente surge esses putinhos as vezes vindos do inferno e publicam sobre o tema primeiro. è__é

    ResponderExcluir
  13. Mano, Cthullu é foda demais, já tinha pesquisado sobre ele antes. Juro que se esse bixo me matar quando voltar, eu morro feliz. O "Cthullu Mythos" influenciou tanta coisa que não dá nem pra contar, não só o próprio Sr. Tentáculo, mas o conceito por trás.

    ResponderExcluir
  14. south park - kkk o epi e mt engraçado eric domina o cthulhu e mata muitas pessoas inclusive justin bieber ahuahuahuahua mt show

    ResponderExcluir
  15. Sou um total viciado nos livros de lovecraft,o nome cthulhu é só uma tentativa do personagem wilcox de transcrever os sons que formam o nome dessa entidade,e nao pode ser pronunciado por humanos,e tambem existem grandes antigos mais poderosos que ele,como azathoth e nyarlathotep (QUE NOME DIFICIL DO CARALHO)

    ResponderExcluir
  16. No game Castlevania Simphony of The night mas ele tem o nome malachi e o q c chama cthulhu e um outro meio parecido mas naenhum e tao forte

    ResponderExcluir