Temporario



Jogos | Séries | Filmes | RPG e Tabuleiro | Animes | Creepypastas | Quadrinhos | Livros | Mapa do Blog | Sobre o Blog | Contato |

sexta-feira, 3 de julho de 2015

FNORD - A palavra que ninguém consegue realmente ler

Como vocês sabem bem, existem inúmeras teorias da conspiração. A ideia de algo nos controlando e que estamos sendo parte de um plano maior, feito por uma pequena elite, é bem constante e vemos por toda parte. E naturalmente há certos planos em execução, que juntos formam essa conspiração maior. Hoje vou falar sobre um desses pequenos planos, o de apresentar a sociedade uma palavra que não pode ser lida por quase ninguém.

FNORD apareceu pela primeira vez no livro Principia Discordia, de 1963, e que é como se fosse a bíblia da religião Discordianismo. Ela apresenta a ideia de uma palavra confusa, que surge em algumas partes do livro, mas sem um real sentido aparente, simplesmente é colocada lá, no entanto uma coisa interessante é que sempre é apresentada em partes de destaque, como uma ação importante que precisa ser feita.

Doze anos mais tarde, surgiu a obra que tocaria de verdade no assunto, a Trilogia Illuminatus, e nessa sim a explicação da tal palavra era mostrada de forma clara. FNORD é apenas simbólico, um termo usado por conspiracionistas para simbolizar uma outra palavra, essa palavra é supostamente uma das ferramentas de poder dos illuminati, que usando alguma técnica psicológica, foi aplicada a todos os sistemas de ensino, sendo que todos sabem que palavra é, a ensinam para outras pessoas, mas simplesmente não percebem e nem ao menos conseguem ler.

A palavra é feita para causar confusão e deixar a mente da pessoa com dificuldades de entender determinadas coisas, sendo assim, ao ler algo como teorias da conspiração, ou planos que afetam o mundo de forma horrível, a palavra FNORD é usada diversas vezes em meio a textos e imagens para que as pessoas não sintam tanto impacto ao ver aquilo, e assim o que era pra ser levado a sério simplesmente parece não ter sentido algum ou até mesmo é ridicularizado completamente.

Acredita-se que alguns podem de repente "despertar" e passar a ver a palavra, e ela está em toda parte, mas não em propagandas, produtos a venda e qualquer coisa que incentive o consumismo, por outro lado em qualquer texto mais sério ou que faça a população ficar mais inteligente, a palavra aparece em grande quantidade.

Mas lembrando que FNORD não é capaz de fazer a pessoa ficar cega para o que lê, apenas dificulta a capacidade de compreensão em cima daquilo, sendo assim, textos profundos e com muita lógica, são absorvidos de qualquer maneira, agora textos que falam algo sério, mas não tão profundo, tendem a simplesmente não serem compreendidos ou levado a sério.

Essa palavra também pode ser usada de forma contrária, e assim em textos pró conspiracionistas em que se quer que a pessoa adote uma ideia, FNORD está presente para que algo a beira do absurdo possa parecer simplesmente algo comum e que pode ser adotado tranquilamente sem a pessoa perceber que está sendo manipulada.

Algumas obras fazem referência a FNORD, sendo que uma das que tem mais destaque é no filme Eles Vivem, em que as pessoas que usam determinados óculos, podem ver o que realmente está espalhado pela cidade toda, e há uma quantidade gigantesca de mensagens subliminares como "Se conforme", "Assista TV", "Obedeça!" e outras coisas que fazem as pessoas se contentarem com suas vidas.

Conspiracionistas acreditam que são poucos os iluminados capazes de ler a palavra, e que os que despertam ficam chocados ao notarem ela por toda parte, mas na tentativa de avisarem a alguém, simplesmente as pessoas não conseguem compreender o que ela está falando. E assim surgem aqueles "Malucões" que falam um monte de coisas sobre conspirações e parece não ter sentido algum. Sabe aquele grupo de conspiracionistas que se juntam e começam a conversar sobre algo que você acha surreal demais pra levar a sério, mas fica impressionado em como eles acreditam e se entendem? Pois é... Pode ser que na verdade eles sejam imunes a FNORD's e estejam falando a palavra o tempo todo, assim como tentando fazer você entendê-la, só que seu cérebro simplesmente não consegue processar.

Essa também é uma palavra que se impregnou na cultura underground, especialmente na cultura hacker, alguns grupos de discussão gostam bastante de usar FNORD para simbolizar ironia, surrealismo ou simplesmente humor puro. Normalmente é usado entre parênteses ou colchetes. A igreja do SubGenius costuma apresentar vez ou outra a palavra em seus vídeos de divulgação, como forma de clara lavagem cerebral.

Enfim, esse é mais um texto de um elemento da cultura underground, espero que tenham gostado. Lembrando que FNORD é puramente uma palavra simbólica, a palavra real não pode ser lida assim em um texto, por isso essa é usada apenas para deixar claro sobre o que está falando. A palavra real eu escrevi 23 vezes aqui no texto, você conseguiu ler?

11 comentários:

dany myto disse...

23 entendedores entenderão rs

Silas disse...

Qual é a palavra nesse texto?

Um certo alguém. disse...

Isso me lembra aquele episódio de Doctor Who, "The Impossible Astronaut".

Leon Cotocso disse...

a palavra FNORD esta nas cartas do jogo iluminati.

Gabriel Villar disse...

Malditos Iluminatis! Mal posso ler suas palavras!

Miya Seat Lee disse...

... 23? Wtf!
Ainda não alcancei a iluminação...

Pedro disse...

YVAN EHT NIOJ!

Skywalkerpg disse...

Pedro você está falando em línguas? O___O'

Unknown disse...

aliste-se já kkkkkl

alex5432 disse...

23 é?
¬¬
Cara pare com esse número, ele é sério. E tome mais cuidado ao lidar com qualquer número supremantico.

Matheus Henrique Perotti Moreira disse...

ui alex eh o numero 23
se fosse 24 tu ia gosta neh