Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Igreja do SubGenius - Uma bizarra religião da nova era

Em meio a tantas crenças, muitas pessoas se sentem perdidas e sem saber o que seguir, muitos tem vontade poder falar que são servos de um determinado deus, mas acabam não se sentindo a vontade. Em meio a buscas por religiões, é comum muitos simplesmente decidirem que não seguirão nada, mas há também aqueles que optam por seguir as coisas mais estranhas, especialmente os apaixonados por cultura underground, como por exemplo o bizarro Discordianismo, mas hoje vou falar de outra uma dessas opções de cultos esquisitos que é a Igreja do Subgênio, (Também conhecida como Igreja do SubGenius e pelo original em inglês Church of SubGenius) levada muito a sério por alguns, ridicularizada por outras, e que deixa muitos cristãos bem irritados com sua existência.

Essa igreja surgiu em 1979 no meio underground, ou seja, boates de música alternativa, clubes estranhos de universidades e etc... E tudo começou quando foi impresso e divulgado um tal de "SubGenius Pamphlet #1" que também ficou conhecido como "O Mundo Termina Amanhã E Você Pode Morrer!", um panfleto apresentando informações sobre uma nova religião, e que logo ganhou um grande número de adeptos, que ficaram fascinados, além daqueles que foram além e começaram a investir fundo na divulgação.
Sendo apresentada de uma forma séria, a Igreja do Subgênio pode ser vista como uma religião irônica que induz as pessoas a abrirem suas mentes e pensarem de verdade sobre determinados assuntos. Você certamente já deve ter ouvido que religiões fazem lavagem cerebral nas pessoas e presenciado algum fanático falando coisas completamente absurdas, e mesmo com alguém explicando para a pessoa sobre o quanto aquilo é sem noção, ela está cega pela fé e jamais baixará a guarda de sua posição extremista. Já na Igreja do SubGenius, é apresentado exatamente de forma clara algumas atitudes de religiões, porém de forma bastante maliciosa e que deixa clara sobre o que a pessoa está fazendo, para que ela conscientemente faça e assim perceba. Sua mente não é dominada por um líder religioso, ela é livre para pensar.

Então a proposta apresentada é basicamente aquela que vemos em religiões em geral "Você se sente deprimido? Quer mudar sua vida? Quer melhorar? Venha para Deus!". A diferença é que a coisa é apresentada de uma forma bem escrachada "Cansado de ser um fracassado? Quer ser muito rico e se dar bem com as mulheres? Entre para nossa religião e você irá se dar bem! Tudo que você precisa fazer é nos pagar para falarmos o que você realmente pensa!".

Imagine qualquer coisa que você ache absurda em uma religião, e você vai achar na Igreja do SubGenius, há um monte de promessas completamente fora de noção. Por exemplo quando você morrer, irá ganhar um monte de recompensas e todas extremamente superficiais e que beneficiam a própria pessoa, nada de amor ao próximo, como Beleza além da compreensão humana, controle temporal, direito a acessar o "mundo da sorte" entre várias outras coisas. Isso sem contar nas taras sexuais que poderão ser realizadas.
Na mitologia do Subgênio, aquele que fez as escrituras sagradas foi o "maior vendedor do mundo" chamado de J. R. "Bob" Dobbs, mas que só o chamam de "Bob" e é apresentado no primeiro panfleto como um desenho de um homem fumando um cachimbo, uma imagem no visual populuxe, aquela arte dos anos 50 e 60, e usava algo parecido com desenhos que apareciam em gibis na parte de interação com a criança onde tinha uma imagem e a pergunta "Você consegue desenhar isso?". Segundo o panfleto, "Bob" fez as escrituras nos anos 50. E ele revelou a existência de duas entidades, sendo elas:

Jehovah 1 (Que pode ser abreviado para JHVH-1 ou chamado de Jehovah-UM ou até mesmo o original em inglês Jehovah-One). Que é o "deus irado de um espaço alienígena de alguma galáxia do pecado corporativo", e ele DEMANDA OBEDIÊNCIA, mas é completamente perdido, pois é perdido, as vezes se contradiz, as vezes quer algo mas não quer, depende muito do momento.

Nhee Ghee (Que pode ser abreviado para NHGH ou chamado de Eehg Eehn). É um Satanás Sorridente, ele trás má sorte e basicamente representa tudo de ruim que acontecer em sua vida, se alguma coisa não deu certo, mesmo que seja coincidência ou o que for, é culpa do Nhee Ghee! Ele também é a personificação da lei de Murphy, ou seja se o pão cair com o lado da manteiga pra baixo, já sabem quem foi que fez aquilo né? Não existe o acaso, é o Nhee Ghee agindo! A representação dele parece uma face humana sem globos oculares, puxada para forçar um sorriso (Pode ser colocado em pessoas "normais" pra indicar que não são parte dos iluminados que são aqueles que participam dos SubGenius).

Outra coisa muito presente na mitologia SubGenius, é a presença de alienígenas, inclusive os que estão vindo para a terra nos trazer a salvação, bom... Ao menos a aqueles que são iluminados, inclusive terá naves cheias de mulheres gostosas e homens tesudos para transarem com quem tiver seguido, mas para quem demorar, será tarde demais.

Existe ainda algo que eles chamam de Slack (que traduzindo é algo como "folga" em inglês), que aparenta ser energia, talvez sorte... talvez dinheiro... Não se sabe exatamente, o que se sabe é que todos querem Slack! E que quando você segue os ensinamentos de "Bob", ele trará Slack pra você!

Conspiracionistas dizem que é uma religião da nova era controlada pelos illuminati e que está aí para desviar as pessoas do bom caminho. Muitos dizem que é o próprio diabo que conduz a igreja e levantam diversos detalhes, como por exemplo "Bob" sempre ser referido entre aspas, alguns falam que é apenas um apelido que na verdade só os do mais alto nível dentro sabem o verdadeiro nome dele, e vocês já devem imaginar qual é o nome real de "Bob" segundo eles né?

No ano 2000 houve uma novidade na igreja e um símbolo foi adicionado para os adeptos, conhecido como "Dobbs Icon" e também chamado de "Sacred ikon"(Sim, com K), e é um tipo de crus própria que no final das contas acaba por ser uma referência ao rosto de "Bob", ela mostra um tipo de cruz, porém com três linhas horizontais, a maior em cima e duas menores em baixo, além de uma linha torta que é o que deixa claro a referência a "Bob", pois tem exatamente o mesmo formato do cachimbo.
Essa é uma igreja completamente presente no meio underground e bastante ativa na internet, é uma religião que ficou muito popular graças ao ambiente virtual e existe gente muito ativa, criando vídeos para espalhar a crença, e a maioria das coisas é de vídeos variados de coisas especialmente dos anos 50, com muitos efeitos aplicados para que fique bem diferente e não precisem ser processados, além de ser uma característica forte serem apresentados pequenos trechos e bem rapidamente para que evitem ainda problemas autorais. Graças a isso se vê vídeos com muita coisa acontecendo de uma vez e que deixam conspiracionistas desconfiados, muitos afirmam que aproveitam essa sequencia para por mensagens subliminares, porém como a Igreja do Subgênio é completamente descarada e é o elemento principal da coisa, eles falam claramente que querem fazer lavagem cerebral em você, são sexistas, extremistas e querem seu dinheiro, além de dizer que se você não é Subgênio então é inferior e não é um dos escolhidos e somente aderindo a religião é que você poderá ser superior.

Pelos confins da internet é muito comum se ver pessoas falando da Igreja do SubGenius, porém como disse, é algo underground, e assim normalmente as pessoas deixam passar sem notar, mas está por toda parte, um dos exemplos é a mais conhecida distribuição do linux, a Slackware, esse nome "Slack" não é coincidência não, veio direto da Igreja, e o símbolo dele é o pinguim do linux, porém usando um cachimbo, exatamente igual a "Bob", ou mesmo a logo que tem o S e um traço em baixo no formato de um cachimbo, e que aliás, muita coisa referente a igreja é colocado com um cachimbo, é meio que a marca oculta da coisa. 

Sobre o humor contido na essência da igreja, eles realmente encorajam que tudo seja visto de uma maneira risonha e é algo que faz parte da própria crença, inclusive as críticas contra eles são incentivadas a não serem refutadas, mas sim absorvidas tranquilamente e que aceitem para então moldarem aquilo a sua própria visão das coisas, nada de briga. Eles dizem que se são uma piada, então são a maior piada que já foi contada no universo, uma piada mais séria, uma piada que você pode acreditar.

Obviamente como se trata de um culto que apresenta um monte de elementos semelhantes a outras crenças conhecidas, especialmente a cristã, é natural que isso cause irritação, e você pode achar textos por aí de cristãos muito frustrados detonando com o absurdo que é. E aproveitando a matéria, tenho o prazer de por aqui o link de uma das matérias de desabafo cristão mais hilárias que eu já li na minha vida. O engraçado não foi o fato do cara ser cristão ou no que ele acredita, mas em como ele ficou chocado e enojado com os Subgênios em como demonstra isso com vontade clique aqui para ver. Confiram também um dos comerciais estranhos deles:
Mas e vocês? Já tinham ouvido falar da Igreja do SubGenius? Já viram alguma referência a ele? E essa imagem do rosto de "Bob"? Já tinham visto por aí né?

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Finalmente encontrei a minha religião, kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Eita, e parece que tem gente que segue esse troço ai mesmo kkk... e sobre a slackware parece ser sério mesmo!

    Bom eu ainda prefiro continuar acreditando no segredo do universo.

    ResponderExcluir
  3. Esse video parece um comercial de um jogo ou série antiga (ou também um filme da sessão da tarde)

    ResponderExcluir
  4. Kkkk... me fez lembrar duma seita de zuera que eu fiz na escola certa vez...
    A divindade de la era chamada "Breno", baseada num cara que estudou la, que tinha 18 anos e era autista, eu acho. A historia era que ele tinha sido preso por ameaçar um professor com uma faca, no dia seguinte ele tava com um monte de gente em volta e ele falando no meio. Daí surgiu a ideia de que ele estava pregando.

    Na seita, ele levou a faca para terminar com o mal do mundo, que era a personificação do professor que bla bla bla. Ele tinha um exercito de clones que tocavam sax, chamados Sidneys e varios profetas, como Glauber, Severino Peixera...

    Kkkk, riamos muito com essa historia.

    ResponderExcluir
  5. É seríssimo! eu mesmo sou Subgenii. Todos ano ocorre o "X-Day" que é o rebatamento subgênio.

    ResponderExcluir