Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A influência de H.P. Lovecraft no autor Junji Ito

Eu simplesmente adoro o autor japonês Junji Ito, responsável por obras bizarras como Tomie, Gyo, e Uzumaki. Normalmente eu não curto coisas puramente por serem bizarras, afinal tem uns filmes gore pra caramba que existem por aí e não tenho a mínima vontade de ver, então esse negócio de mostrar carne humana sendo fatiada da forma mais bizarra não é algo que me atrai.

Porém a obra de Junji Ito tem algo especial, que é a sensação de algo muito maior e fora de controle, um caos gigantesco que está por aí e simplesmente somos pequenos demais para conseguir deter. Eu sempre vejo as histórias de maldição dele e o que penso é "Nossa, isso é completamente fora de controle...", porque em histórias de maldição como por exemplo casas amaldiçoadas, aquela força está presa a um único ambiente, que é a casa, mas com ele a coisa é diferente e parece que não existe limites. Parece que o destino da humanidade é perecer e que não há outra solução, o que acaba gerando um horror psicológico incrível.


Obras dele como Amigara Dansô no Kai, reúnem várias pessoas e é algo aberto, não é o tipo de maldição fechada a um pequeno público. E para quem já leu muitas obras, já deve ter visto inclusive o quanto ele coloca o próprio universo como algo carregando essa maldição que a qualquer momento irá chegar trazendo a loucura a humanidade inteira e destruindo tudo.

Sendo assim, só alguns dias atrás é que parei pra pensar algo do tipo "Nossa, eu vejo o Junji Ito como o Lovecraft oriental". E ao dar uma pesquisa é que tenho uma grande surpresa ao ver que o mesmo citou algumas de suas maiores influências, estando entre elas H.P. Lovecraft, e o interessante é que esse é o único autor que ele citou, que não é oriental.

Se for comparar as obras dos dois, acabam tendo uma grande semelhança em relação ao caos e à loucura que toda essa força violenta e inexplicável acaba causando naturalmente nos personagens de ambos. Outra coisa legal é que ele fez uma ilustração do Lovecraft como homenagem ao mesmo, confiram como ficou:

Caramba, eu não sei vocês, mas acho um tanto emocionante ver isso. Saber que dois artistas que adoro tem um tipo de ligação. Mesmo que seja só por uma das partes, é muito legal ver os traços que tanto conheço do Junji Ito sendo usado para fazer uma homenagem a um autor que gosto pra caramba.

E se vocês analisarem bem a imagem, não foi simplesmente Lovecraft deitado, existe uma série de detalhes referentes às suas obras, sendo o mais óbvio os tentáculos em que ele está com a cabeça em cima, mas podemos ver outras coisas como o ambiente onde ele está, que parece ser a Lua, que é um dos principais cenários do Ciclo dos Sonhos, e contos em geral do mesmo. Se você der uma olhada lá atrás, vai perceber que há uma cidade em ruínas, e cidades misteriosas aparecem constantemente nas obras do mesmo. E do lado direito existem duas criaturas emergindo, e como todos sabem, existem criaturas gigantescas e poderosíssimas nos Mitos de Cthulhu.

Enfim, eu achei bem legal e quando vi essa imagem só pensei o quanto é uma pena o mesmo não ter feito um mangá inteiro envolvendo o mesmo, afinal convenhamos que a mente do Lovecraft era muito louca e o cara devia ter uma vida bem perturbada pelos pesadelos que tinha constantemente, daria pra encaixá-lo perfeitamente como personagem de Junji Ito, e vocês, o que acharam da ilustração?

Confira também diversas obras do Junji Ito a venda no Brasil.

Postar um comentário

2 Comentários