Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

System Shock 2 - Um jogo muito além de seu tempo

Finalmente chegou a hora de falar desse clássico que infelizmente não é tão conhecido como deveria. System Shock 2, um jogo que influenciou muitos porém não vendeu tantas cópias, o que acabou deixando o título nas sombras por muitos anos, mesmo assim qualquer um que o jogue demora muito pouco tempo para perceber o quanto é inovador.

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 1994 e impressionou com a quantidade de elementos diferentes para a épica. Alguns anos depois uma franquia nova seria lançada pela Eletronic Arts, e essa acabou decidindo que ao invés de criar uma nova franquia, faria adaptações na história e transformaria ela em um segundo System Shock, e assim surgiu esse jogo maravilhoso.

Em 1999 ele surgiu, porém devido a problemas de direitos autorais, a franquia se perdeu no tempo, o que acabou fazendo com que não recebesse suporte para sistemas operacionais pós windows 98, ele até rodava no Windows XP, mas precisava de uma gambiarra que nem sempre dava certo. Isso fez também com que surgisse o seu sucessor espiritual, o aclamado Bioshock, que se tornou extremamente popular e muitos nem imaginam que havia vida antes dele.

O título ficou vagando pelos cantos por muitos anos e se tornou o jogo mais pedido do GOG, que não podia por em seu catálogo pelo problema de direitos, isso até fevereiro de 2013 quando finalmente conseguiu, e o steam também teve a sua vez três meses depois. Tudo isso graças as mãos do pessoal da Night Dive Studios, que por fim colocou as mãos nos direitos da franquia.

Agora vamos falar um pouco do jogo, não é mesmo? A história se passa no ano de 2114, e apresenta a primeira nave capaz de viajar na velocidade da luz chamada Von Braun, a mesma faz uma viagem de teste e após alguns meses acaba recebendo um pedido de socorro em um planeta. No entanto quando a tripulação desce pra ajudar, acha uma nave abandonada e essa contém um parasita mortal que logo infecta todos da Von Braun.

No jogo você controla um soldado e tem uma introdução incrível, apresentando um tutorial que te faz sentir como se estivesse nos anos de treinamento, na primeira parte do tutorial você tem três salas para testar suas habilidades, a primeira é a de combate militar, usando arma de fogo, a segunda é onde você faz o treinamento hacker, e o terceiro você treina suas habilidades psíquicas.

Após concluir o tutorial ou simplesmente passar direto pelas salas, você chega a um lugar com três entradas onde você escolhe a equipe que pretende entrar, e em seguida há mais três salas, só que dessa vez são referentes a tipos de missão, sendo que cada missão irá melhorar certas habilidades em você, ou seja você entra na sala, vê um videozinho representando a missão e ganha pontos nos seus atributos, nessa você entra três vezes, portanto se você for em uma missão de hacker três vezes, ela será super avançada, já se entrar em cada uma das salas, terá uma ficha mais equilibrada.

Depois disso o jogo começa, você inicia ele despertando em uma câmara criogênica com uma leve amnésia graças ao estado em que estava, mas logo recebe uma mensagem de uma doutora avisando que aconteceu algo terrível na nave e que você deve encontrá-la. Não demora muito pra você achar pessoas com mutações horríveis e um verdadeiro caos no lugar, há muitos corpos, alguns sobreviventes tentam escapar sem parar, as condições da nave também estão péssimas com explosões constantes e destroços.

O jogo te dá uma quantidade de possibilidades incríveis, os poderes psíquicos por exemplo são feitos através de um item que você liga ao seu corpo e consegue materializar no mundo real os seus pensamentos, te permitindo fazer diversas coisas como usar telecinese pra puxar itens distantes. Já as habilidades hacker te ajudam bastante na hora de passar por lugares, afinal você não precisará de um cartão de uma porta se conseguir hackear ela e entrar, já os soldados tem bônus de combate, permitindo assim que a luta contra inimigos seja bem mais fácil. Cada habilidade que você tem, irá permitir que você siga os objetivos de formas diferentes.

O jogo é bastante amplo, e por isso você pode ter diversas missões de uma vez para cumprir enquanto vaga pelos corredores da nave, em diversos momentos as coisas também vão acontecer de uma forma inesperada, portanto talvez você tenha que pegar uma bateria e ir a um lugar da nave recarregar para então voltar, colocar ela do lado da porta e finalmente ter energia para abri-la.

Existem muitos elementos de RPG no jogo, já que ele é um. Os atributos do personagem podem ser melhorados, desse jeito você pode começar apenas com habilidades psíquicas e então começar a hacker cofres para pegar itens. Existe um inventário onde você pode colocar itens, e existe uma moeda que você pode usar em painéis automáticos para comprar coisas. Esse jogo influenciou muitos, portanto você irá sentir um clima de Dead Space, ou Borderlands.

Mas sem dúvidas a estrela do espetáculo é a personagem chamada SHODAN, a inteligência artificial que controla a nave. Ela é realmente uma vilã que irá te deixar intrigado, foi ela que enviou o sinal de socorro, ela que desenvolveu o parasita que transforma os humanos e ela que provoca o verdadeiro caos.

No entanto o parasita não foi uma criação completa de SHODAN, ela apenas o aperfeiçoou e assim não tem controle completo sobre os Many (nome dado às criaturas), que ganham desejos próprios e querem infectar o máximo de criaturas vivas possíveis para que se juntem a eles. Passam também a destruir partes da SHODAN, fazendo assim com que ela comece a reagir. Dessa forma são três facções, Humanos vs Many vs SHODAN.

Em diversos momentos você se verá manipulado pela inteligência artificial da nave, ela realmente controla você e inclusive acredito que a GLaDOS de Portal tenha sido inspirada na mesma, apesar de que as personalidades são bastante diferentes, já que SHODAN se vê como uma deusa, realmente superior a humanidade e ela quer destruir os humanos, que considera seres inferiores. Inclusive a cena inicial do jogo com uma narração dela é incrível, dizendo "Olha para você hacker, uma patética criatura de carne e ossos, suando e ofegando enquanto corre pelos meus corredores, como você poderia desafiar uma máquina perfeita e imortal?".

Existem painéis pelo jogo que te permitem atualizar o seu personagem com implantes, e outros especializados em itens que você pode comprar sempre que estiver precisando de suprimentos. O jogo é um survivor horror, portanto tudo é muito limitado e é necessário se ter paciência diversas vezes já que você não pode sair correndo e segurando o dedo no gatilho. Portanto em alguns momentos é melhor correr, entrar em um elevador e ir pra outro andar. Lembrando que não são apenas os Many que são o inimigo, a nave pode usar robôs, ou mesmo se ela te ver por uma das câmeras, pode abrir portas e guiar Many direto ao lugar onde você está.

E uma das coisas mais legais é que o jogo é cooperativo! Portanto você pode ir com um grupo de amigos e juntos atravessarem os corredores da Von Braun. É possível se organizar e sendo assim fazer coisas incríveis juntos, por exemplo um pode hackear um painel para pegar itens que aumentam a capacidade psíquica por um preço mais barato e assim passar para o que usa essa habilidade constantemente e enquanto isso outro pode ficar dando cobertura com uma arma.

Enfim, ta aí um jogo maravilhoso que recomendo jogar, mas se for jogar em cooperativo, chame amigos pacientes, eu joguei com alguns amigos bem impacientes que não paravam de chorar falando que queriam bala, que queriam isso e aquilo e sem a mínima vontade de aprender a mecânica do jogo, por isso acabou prejudicando demais minha experiência de jogo. Por isso escolha aqueles amigos que são pacientes para entender como as coisas funcionam e você terá realmente uma experiência incrível!

Se você gosta de histórias sombrias de ficção espacial, com certeza vai gamar nesse aqui. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários