Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Aperture Science - A versão de Portal para nintendo DS

Normalmente os consoles da nintendo são alvos de clones ou homenagens no PC, e assim vemos coisas super inusitadas como Super Mario 64 Maker ou o fofíssimo Zelda Breath of the NES, mas dessa vez o que aconteceu foi o contrário e foi o Nintendo DS que recebeu algo que nunca teve oficialmente, e antes que perguntem, não tem nada a ver com o fantástico Mari0, mas sim um jogo mesmo que só roda no DS ou emulador.



O jogo Portal da valve chamou a atenção pela sua mecânica fantástica que fazia você brincar com as leis da física. O sistema de poder criar um portal em qualquer lugar e deixar assim ele ligado a outra parte do cenário simplesmente encantou, claro que não se pode dizer que esse sistema foi inventado nesse jogo, já que em Prey já existiam portais, porém definitivamente foi o jogo que popularizou isso e virou uma verdadeira mania.

A mecânica desse jogo no entanto é algo engenhoso demais e nunca se esperaria que fosse lançada uma versão para Nintendo DS, mesmo porque apesar da valve ter jogos em consoles, o seu grande foco são os computadores, porém o programador que se autointitula smealum em conjunto com o designer gráfico que usa o nick de Lobo resolveram fazer algo realmente fantástico, uma versão de Portal para Nintendo DS.

Na hora em que eu li isso, a primeira coisa que pensei foi "Bom, devem ter feito um joguinho em 2D de portal que alguém deixou pela metade..." e já pensei em algo mais ou menos parecido com a versão 2D de Portal, ou mesmo uma modificação de um jogo já existente com skins de portal, o típico rom hacking.

Mas a minha grande surpresa foi quando me deparei com um jogo com gráficos 3D feito completamente no universo do jogo, incluindo a GLaDOS, cubos, botões, raios e claro PORTAIS! Sem contar que vem com vários níveis! Os caras realmente refizeram portal em uma versão para Nintendo DS!

Sério, esse é o tipo de feito que merece premiação, existem tantos jogos que levam anos para serem feitos por equipes grandes e então dois carinhas fazem sozinhos uma versão caseira de um grande jogo, só é uma pena terem feito isso depois da era do Nintendo DS porque a valve podia até mesmo tornar oficial. Mas obviamente é necessário ter um flashcard pra jogar.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Fds, tá demais o que estes gajos fizeram.
    Parabéns a eles e a ti por divulgares.

    ResponderExcluir