Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como empresas poderiam investir mais em inovação

Vemos direto a choradeira de empresas por causa da pirataria, são coisas como a ubisoft e seu infernal DRM, e outras tantas histórias menores, mas não menos irritante sobre como empresas são coitadinhas e por isso precisam investir urgente em um novo sistema de proteção porque estão prestes a falir. Obviamente, essas empresas ganhariam muito mais se investissem em suporte a seus jogos como DLC's grátis e outras vantagens de se comprar produtos originais, mas já pensaram se esses investimentos fossem destinados a algo que vai além de mimar o consumidor? Mas sim inovar com o jogo?
Eu estava pensando aqui, a quantidade de dinheiro investida com sistemas anti-pirataria que são quebrados em um dia é enorme, as empresas simplesmente são prepotentes o suficiente de achar que suas dezenas de funcionários irão barrar milhares de hackers loucos por reconhecimento e dispostos a serem os primeiros a quebrarem aquele sistema. Mas e se ao invés de investirem em sistema anti-pirataria, as empresas investissem em diversão que tornasse mais difícil ser clonada e acabasse fazendo pessoas preferirem comprar o original?

Para quem ainda não entendeu, eu estou falando de irem além da parte virtual do jogo e criarem hardware, não falo de algo muito complexo, mas acessórios que causem uma nova experiência de jogo e ao mesmo tempo faça o mundo pirata ter que ralar pra fazer igual. Por exemplo o jogo Hey you Pikachu vinha com um aparelhinho de reconhecimento de voz e um microfone que você instalava no controle do Nintendo 64. Os piratas podiam até fazer igual o cartucho do jogo, afinal aquele padrão de fita já era usado em várias outras, mas quando passava pra fazer o aparelho, as coisas complicavam. No caso do jogo Boktai, o sistema não era tão complexo, tinha um sensor de luz solar em cima do cartucho, assim como há sensores em calculadoras, mas esse pequeno detalhe mesmo sendo simples faria com que a fabricação pirata desse cartucho já não fosse a padrão usada em todos os outros cartuchos, seria preciso investimento do mundo da pirataria pra fazer algo do gênero e pro povo dos emuladores a coisa complicava, tendo que ser desenvolvido um patch pro jogo. O jogo Pokémon Typing Adventure, por mais chato que eu ache, tem seu diferencial também pelo teclado feito especialmente para o jogo para se colocar no Nintendo DS.

Claro que todos esses acessórios acabavam de uma forma ou outra sendo burlados, mas imaginem o tempo que empresas não ganhariam com isso? Algumas pessoas não esperam uma rom de um jogo ser adaptada, ou pirateiros criarem uma gambiarra para substituir um acessório por um genérico. E tem pessoas também que simplesmente não tem saco pra ficar lendo tutoriais de como jogar da forma genérica. Esse é o tipo de investimento que acaba tornando o jogo diferente com uma experiência nova em relação a outros, complicando para a pirataria, evitando irritação de jogadores que compram original por se sentirem punidos com a coleira dos sistemas anti pirata que às vezes causam irritação, e ao mesmo tempo a empresa ainda ganha crédito por originalidade.

Eu não estou falando que qualquer estúdio Indie deva fazer isso, obviamente não é qualquer empresa que pode colocar um aparelhinho acompanhando um jogo, mas grandes empresas como a EA por exemplo tem uma baita grana para investir nessas coisas. Se esses tipos de investimentos começassem a ser feito, nós iríamos para um outro nível em relação a diversão, até mesmo acessórios usados em um jogo poderiam ser reutilizados em outros futuramente, o sistema de reconhecimento de voz do Hey You Pikachu por exemplo chegou a ser utilizado por um segundo jogo depois. E não exatamente precisaria ser algo caro, o sensor solar do Boktai como eu falei, muitos anos antes já era usado em calculadoras, claro que nelas não havia um software pra detectar o nível e assim ele era mais sofisticado, no entanto a ideia não era nova e foi usada de forma genial.

Enfim, eu acho uma pena a visão dos caras serem tão fechadas, até mesmo jogos de game boy de Pokemon com seu sistema simples de ter uma bateria para salvar o horário do jogo já conseguia dar uma dor de cabeça na versão pirata porque o jogo ficava desregulado, então pequenas coisas podem fazer uma grande diferença no final, e vocês, conhecem algum jogo que tem um diferencial na versão original? Imaginam algum acessório que achariam incrível vir em algum jogo? Compartilhem opiniões suas sobre o assunto. =)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. esse é o caso de Skylanders, um jogo que usa bonequinhos só no original.
    isso serve pra espantar a pirataria

    ResponderExcluir
  2. A ideia é interessante, mas inviavel em tempos de distribuição digital, a não ser nos consoles xD

    ResponderExcluir