Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Metropolis - Um dos mais sombrios filmes da história!

Esse é um filme de 1927, extremamente sombrio e cheio de simbolismo. Naturalmente o tipo de obra que com o passar do tempo passou a ser falada. As mensagens ocultas são aos montes e naturalmente tem quem diga que seja um verdadeiro fruto da "nova era" pra mostrar bem um tipo de conspiração macabra.


No futurista ano de 2026 trabalhadores vivem em condições extremas em uma cidade subterrânea enquanto as pessoas da elite vivem em uma esplêndida cidade luminosa com muito conforto. Até que um dia o filho do fundador e líder da cidade decide descer e acaba vendo tudo aquilo.

Por muitas pessoas esse é um filme considerado totalmente satânico por ter muito simbolismo e se bastante sombrio. Há diversas sitações como a torre de babel, o deus antigo Maloch, a mulher como representação da besta que corrompe e engana os homens, entre outras coisas. Eu realmente achei o filme surpreendente, achei bem legal ver como era a visão de 1927 de 99 anos no futuro.

Uma coisa legal é que há diversas coisas acontecendo, apesar do filme ter uma história principal, ela é a ligação da história de diversos personagens, como o cientista que perdeu sua amada e resolveu criar uma máquina, que assume a forma de uma bela mulher que era considerada santa mas começa a promover o caos, seduzindo os homens, promovendo o ódio e fazendo com que desastres e massacres ocorressem. O jovem Freder que descobre os horrores dos habitantes de Metropolis, o povo que é facilmente enganado, entre diversas outras coisas.

O filme foi a produção mais cara da Europa na época em que foi feito e conta com efeitos especiais surpreendentes, eu sinceramente não imagino como os caras conseguiam fazer efeitos especiais como eletricidade em um filme mudo, também há cenários do futuro que chamam a atenção, mostrando vários arranha céus, aviões voando pela cidade aparentemente como se fosse tão comum quanto carros e enormes pontes.

No centro da cidade há lugares com elevadores enorme que levam vários trabalhadores de uma vez, máquinas funcionando sem parar levando alguns a desmaiarem, entre outras coisas, é um futuro sombrio na cidade subterrânea. Curiosamente o filme acabou assumindo a forma Dieselpunk mesmo sem ser proposital, pois como foi feito nos anos 20, acabou pegando características da época misturadas a coisas do futuro, o resultado como todos já podem imaginar é uma quantidade enorme de características Dieselpunk.

Há cenas bem marcantes e símbolicas como uma em que a morte começa a tocar flauta, ou o altar que é elevado com Maria no topo, sendoque ele tem cabeça de diversas bestas e é erguido por homens, e ao fundo há diversos olhos bem abertos.

Metropolis é um filme extremamente influente na cultura pop, diversas cantoras adotaram o papel de Maria, uma cena muito comum que elas costumam fazer é a de iniciar o show vestidas como robôs e então a armadura sai como se elas tivessem sido transformadas, exatamente como o homem máquina que assume o papel de Maria no filme. Inclusive eu li que a Lady Gaga se baseia muito nela, e aos verem as danças que a versão maléfica de Maria faz, vocês realmente vão ver que há uma semelhança, principalmente na posição meio torta que a Lady Gaga costuma ficar em diversas fotos e clipes, a Maria também faz poses tortas bem estranhas e veste roupas extravagantes chegando a ficar semi nua em uma cena.

E aliás, eu achei fantástica a atriz que interpreta, mesmo com aquela interpretação exagerada de filmes mudos, ela consegue REALMENTE transmitir a diferença entre a Maria verdadeira e a Maria Robô. A verdadeira chega a dar vontade de dar um abraço uahahaha, realmente tem um rosto de "ahhhh tadinha =( " já a robô, nossa, é muito maléfica, os sorrisos diabólicos dela, as olhadas para os lados e as expressões ao promover o caos, realmente ela devia ser uma atriz muito boa hehehe.

 Com o tempo foi perdido um quarto do filme, então muitas das partes perdidas infelizmente foram substituídas por tela preta escrito o que acontece naquele momento. Em 2008 foram achados na Argentina rolos com meia hora inéditas de Metropolis, uma edição já foi feita inserindo essas partes a mais no filme, infelizmente não assisti essa meia hora extra, mas é possível se entender com a versão fatiada, porém é chato algumas partes que se perdem, como uma em que um personagem narra o apocalipse.

Eu adorei esse filme, mas como disse, ele é preto e branco e mudo, portanto pode não agradar muita gente por ter que ouvir uma orquestra durante o filme inteiro. Mas se você quiser realmente assistir, recomendo assistir em pedaços, o filme é dividido em três atos, assista como se fossem episódios e você aguenta até o final hehehehe. Eu acho a ideia dele realmente muito avançada para  a época, muitas coisas que é mostrada são metáforas. 

Tem gente que diz que o filme foi feito pelos Illuminati e mostra muitas coisas envolvendo eles, como quando a Maria Robô recebe as ordens e ela bizarramente fecha um olho e dá um sorriso maléfico, fazendo assim uma referência ao olho que tudo vê. Mas bom, é isso, fiquem com um vídeo mostrando a maléfica Maria promovendo o caos por Metropolis hehehe. Esse é aquele tipo de obra que é item de colecionador, quem se interessar pode conferir aqui.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Nuss que mosntro já to baixando cara puta merda.

    ResponderExcluir
  2. Viram a cara dos homems qndo ela dançava ? kkkkkkkk' o q será q estavam fazendo ? u.u

    ResponderExcluir
  3. eu sei q isso não tem nada a ver com o assunto mas eu vi no youtube como fazer uma hidden blade mas só tem em ingles será q dá pra traduzir tá aki o link:http://www.youtube.com/watch?v=nSSaEGi8sE0&feature=iv&annotation_id=annotation_45

    ResponderExcluir
  4. Com certeza e um filme illuminat não a sombra de dulvidas...

    ResponderExcluir
  5. Rafael

    Bom eu nem tenho mais saco pra legendar cara, os donos de videos são muito frescos e ficam denunciando, leva muito tempo pra legendar também com isso acabei desanimando com o tempo =/ mas se é um tutorial acredito que deva da pra entender apenas observando, não? =)

    ResponderExcluir
  6. Nossa cara, realmente o filme tem muito simbolismo.Eu mesmo conheci ele pelos vídeos de conspiração do youtube.
    Pessoalmente acredito que pode ser talvez uma previsão da sociedade, como 1984 é, mas de forma metafórica, usando a Maria pra representar a mídia talvez.E vc sky, qq vc acha? =)

    ResponderExcluir
  7. Embora eu goste muito do mistério criado sobre metropolis, eu não acredito nessas coisas não, acho que é só um filme, mas eu curto pesquisar sobre teorias. *-*

    ResponderExcluir
  8. os homens tavam com uma cara de quem tava batendo uma hein hehe

    Obs: que maria encapetada, queima diabo queima Ò_Ó

    ResponderExcluir