Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

34 empregos que o ChatGPT não conseguiria substituir, segundo o criador da IA

Eu já coloquei aqui 10 coisas incríveis que o ChatGPT pode fazer e revolucionar sua vida, mas essa é uma ferramenta que vai muito além e permite coisas inacreditáveis. Mas se por um lado, todo nerdzinho que pira com coisas como a Semana Tech, ficam super empolgados, afinal é o tipo de coisa gratuita, e de acesso amplo. Não é como se fosse uma IA que só super computadores têm acesso, desde PC Gamers tunados, até o melhor celular custo/benefício de 2023, qualquer um pode usar! E logo se falou de trabalhos que poderiam sumir, mas o criador decidiu acalmar as pessoas.

Em entrevista, Sam Altman, fundador da OpenAI e que acabou se tornando o resto por trás do ChatGPT, decidiu listar 34 empregos que na visão dele, sua inteligência artificial não conseguiria ser adaptada para substituí-los. E esses são:

  1.     Abatedouros e embaladores de carne
  2.     Ajudantes de cobertura
  3.     Pedreiros auxiliares, pedreiros, ladrilhadores e marmoristas
  4.     Ajudantes de carpinteiro
  5.     Pintores auxiliares, aplicadores de papel, estucadores e trabalhadores de estuque
  6.     Auxiliares de encanador, encanadores, encanadores e montadores
  7.     Atletas e competidores esportivos
  8.     Parafusadores de telhado na indústria de mineração
  9.     Cabeleireiro
  10.     Operadores de equipamentos de pavimentação, pavimentação e compactação
  11.     Cortadores e podadores manuais
  12.     Cozinheiros de fast-food
  13.     Cortadores e aparadores de carnes, aves e peixes
  14.     Fabricantes de moldes e núcleos de fundição
  15.     Instaladores e reparadores de linhas elétricas
  16.     Instaladores e reparadores de vidros de veículos
  17.     Mergulhadores
  18.     Pedreiros de cimento e finalizadores de concreto
  19.     Mecânicos de ônibus e caminhões e especialistas em motores diesel
  20.     Mecânica de motos
  21.     Operadores de plataforma de empilhamento
  22.     Operadores de extração de petróleo e gás
  23.     Operadores de plataformas de petróleo, petróleo e gás
  24.     Máquinas de escavação e carregamento e operadores de máquinas rebocadas, mineração de superfície
  25.     Operadores de equipamentos agrícolas
  26.     Operadores de barco
  27.     Operadores de equipamentos de colocação e manutenção de trilhos ferroviários
  28.     Atendentes de bomba de poço
  29.     Instaladores de revestimentos de pisos, exceto carpetes, madeira e ladrilhos duros
  30.     Reparadores de materiais refratários, exceto pedreiros
  31.     Reparadores e trocadores de pneus
  32.     Servidores, trabalhadores de restaurantes e bartenders
  33.     Cortadores de pedra
  34.     Despejadores e rolos de metal
E você? Se surpreendeu com esses trabalhos? Assumo que consigo imaginar alguns deles sendo substituídos. Quero dizer... Se tem carros autônomos, será que realmente não seria possível um operador de barco? Confira mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.
 
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 
 O Pavor de Perder Emprego para uma Inteligência Artificial

A evolução da tecnologia e a rápida ascensão da inteligência artificial têm gerado um sentimento de pavor entre muitos profissionais em todo o mundo. A automação, a robótica e a inovação tecnológica estão transformando radicalmente o futuro do trabalho, levantando preocupações sobre desemprego, competição, substituição e o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho.

A revolução industrial 4.0 trouxe consigo uma ameaça real para muitas profissões. À medida que a digitalização e o desenvolvimento tecnológico avançam, temores e incertezas surgem sobre o destino de determinadas ocupações. O temor de ser substituído por um robô ou um sistema de inteligência artificial é algo que permeia os pensamentos de muitos trabalhadores atualmente.

No entanto, apesar dos desafios e dos riscos associados à adoção da IA e à automação de tarefas, é essencial compreender que essa transformação digital também traz oportunidades. A aprendizagem de máquina e a eficiência proporcionada pela automação podem aumentar a produtividade em diversos setores. Embora algumas profissões estejam em extinção, outras estão emergindo, exigindo uma requalificação profissional para atender às demandas do mercado.

A adaptação e a capacitação são palavras-chave neste novo contexto. Os profissionais devem estar dispostos a aprender continuamente, adquirir novas habilidades e se atualizar constantemente para se manterem competitivos em um mercado de trabalho em constante mudança. A reskilling, ou seja, a aquisição de novas competências e conhecimentos, é fundamental para enfrentar os desafios impostos pela inteligência artificial.

Além das habilidades técnicas, a inteligência emocional e a valorização dos valores humanos são cada vez mais importantes. À medida que as máquinas assumem tarefas repetitivas e mecânicas, as habilidades humanas como criatividade, pensamento crítico, empatia e colaboração tornam-se ainda mais valiosas. A interação entre o homem e a máquina, conhecida como colaboração homem-máquina, pode trazer resultados excepcionais ao combinar o melhor das capacidades humanas e das vantagens da inteligência computacional.

O empreendedorismo e a flexibilidade também são fatores-chave para enfrentar essa transformação. A capacidade de se adaptar rapidamente, identificar oportunidades e inovar são características essenciais para se destacar em um ambiente de constante mudança. Os profissionais devem estar abertos a novas ideias, buscar soluções criativas e estar dispostos a assumir riscos calculados.

O aumento da produtividade proporcionado pela adoção da IA e da automação não deve ser encarado como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade para redirecionar esforços e se concentrar em tarefas que requerem habilidades exclusivamente humanas. À medida que as tarefas rotineiras são automatizadas, os profissionais têm a chance de se envolver em atividades mais complexas, desafiadoras e gratificantes.

Apesar das mudanças, o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho não é homogêneo. Enquanto algumas profissões podem ser substituídas, outras podem ser transformadas e novas oportunidades podem surgir. A digitalização e a automação não significam necessariamente o fim do emprego, mas sim uma mudança nas demandas do mercado, que exige uma constante atualização e adaptação por parte dos profissionais.

Portanto, diante do pavor de perder o emprego para uma inteligência artificial, é fundamental encarar esse desafio com coragem, determinação e uma postura proativa. A requalificação profissional, o desenvolvimento de habilidades relevantes e a valorização das características humanas são elementos-chave para enfrentar os desafios da era da inteligência artificial. O futuro do trabalho está em constante transformação, e cabe a nós moldá-lo de forma a aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela tecnologia, preservando e fortalecendo os valores humanos que nos tornam únicos.
 

Postar um comentário

0 Comentários