Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Stray Blade | Um soulslike que é muito colorido e foge do obscuro padrão

Vocês sempre vão ver reviews do gênero soulslike aqui no Blog Nerd Maldito, isso porque eu simplesmente adoro o estilo e acaba sendo muito natural esse estilo chamar minha atenção. E assim foi com Stray Blade, que eu sinceramente desconfiei que fosse um soulslike de verdade até jogar. Isso porque o que não falta na Steam é desenvolvedores colocando gêneros que não são. E nesse caso aqui, pelos vídeos, o personagem parecia tão ágil e o gráfico tão colorido, que me parecia mais um hack and slash, mas no fim das contas acabou se mostrando mesmo um jogo do gênero.
 
Eu joguei em live e meu PC é só o bagaço, por isso deu umas travadas, mas no geral rodou até que bom, então acredito que até a galera do Notebook Gamer deve conseguir rodar esse sem problemas, afinal de contas se o meu PC antigo conseguiu e ainda usando os recursos de forma cabulosa para transmitir ao vivo, então imagina alguém que só tá jogando? Apesar de tudo, vi gente reclamando da performance, sendo assim, talvez vá depender se jogar no ultra é importante pra você ou não.
Na história, você assume o papel de um(a) aventureiro(a) que já vagou por todo o mundo e conheceu todas as terras, exceto uma... Acrea! Esse lugar misterioso não tinha registros e se mostrou como um desafio, mas assim que chegou, foi atingido por uma luz e uma pedra que ficou cravada no seu peito. Ao acordar, conheceu Boji, uma criatura lobo que quer te persuadir a fazer um trabalho para ele e em troca, usar sua magia para te ressuscitar quantas vezes for necessário.
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 
Stray Blade é um jogo de RPG de ação-aventura com elementos do gênero soulslike, que coloca o jogador no papel de um aventureiro em busca de restaurar o equilíbrio em Acrea, o Vale Perdido. O combate intenso é um dos elementos-chave do jogo, sendo também extremamente árduos, o que pode afastar alguns jogadores. As batalhas exigem bastante habilidade e estratégia do jogador, mas tem modos de dificuldade.
A desenvolvedora  Point Blank Games decidiu pegar a mecânica de Dark Souls e Sekiro e colocar juntas. Tipo algo mais ou menos parecido com o que Elden Ring fez, mas obviamente em uma escala bem menor. Então o que temos aqui é um combate difícil onde você toma muito dano, mas também conta com um sistema de esquiva e bloqueio que precisam ser feitos na hora certa e isso te dá vantagens pra quebrar a postura do inimigo e então te dar espaço para dar um ataque letal na maioria.
 
O sistema de combate hiper-responsivo pode ser considerado um dos pontos fortes do jogo, com duelos de espadas que exigem reflexos rápidos e precisão. Eu sempre fui bem horrível com bloqueio na hora precisa, e quem odeia com certeza vai gritar, pois esse jogo é muito baseado nisso. Ataques vermelhos são inbloqueáveis, enquanto ataques azuis, não dão pra desviar se você fizer tarde demais. É preciso ficar sempre de olho na cor que o inimigo fica.
Os reis-deuses que arruinaram a terra deixaram para trás poderosas relíquias do passado, que o jogador pode usar para melhorar suas habilidades e enfrentar os inimigos mais difíceis. Então você vai desbloqueando habilidades para lutar com mais estilo e dando mais dano a inimigos. Mas o jogo castiga demais, então sempre é preciso ficar atento.
 
Os poderes dos reis-deuses são representados pelas árvores de talentos individuais, que permitem ao jogador personalizar seu personagem de acordo com seu estilo de jogo. Aos poucos você vai adicionando melhorias nas suas árvores de talento, mas Boji também tem alguns poderes de apoio que pode usar pra te ajudar durante a jornada.
A história se passa em uma terra esquecida, cheia de ruínas de uma civilização misteriosa e cidades há muito ruínas perdidas, onde o jogador precisa enfrentar inimigos letais para desvendar os segredos do passado. Com seu companheiro fiel Boji, o jogador explora as salas do trono de reis-deuses gigantes, descobrindo o mundo em que eles viviam, com a história de Acrea e seu legado antigo.
 
Esse ambiente é bastante colorido e existe um visual cartunesco que também foi uma das coisas que me mais me atraíram e que tenho certeza que muita gente vai querer dar uma olhada no jogo principalmente por causa desse design escolhido. Por outro lado, sei bem que não é um design muito original, e portanto pode acabar tendo o efeito contrário também.
Infelizmente eu tive a frequente sensação de que faltava algo no jogo. Ele é bonito, a mecânica me agradou, mas não me deu aquela sensação de algo especial. Se esse jogo tivesse sido lançado em 2005, certamente seria um estouro e encantaria. Mas para um jogo de 2023, achei meio vazia a experiência, indo desde uma IA burra demais que esquece você do nada, voltando pra onde estava se ela se afastar de nada (Mas sem a barra de vida dela encher de novo), até a falta de sensação de satisfação nos combates.

Quando você morre, eu não consegui entender qual é o padrão para os inimigos voltarem ou não. Mas alguns parece terem morrido pra sempre, enquanto outros, às vezes voltavam. A história é bem genérica e a coisa piorou quando eu decidi fazer algo em live, que foi só andar, sem lutar com ninguém. E adivinha só? Apenas deu... Eu fiquei no mínimo uma hora andando, desviando de inimigos e o jogo simplesmente não apresentou bloqueio nesse tempo todo. Eu só andava até onde tinha que ir e os personagens conversavam. No fim, acabei resolvendo parar.
Enfim, Stray Blade é um jogo que tem seus altos e baixos e no fim acabei achando neutro. Tem alguns soulslikes como Ex Natura: Nature Corrupted e The Moon Hell, que têm suas limitações, mas existe um charme próprio. Nesse aqui, a coisa foi mais pra neutra mesmo. Dá pra se divertir, é um jogo bonito, mas para alguns jogadores a coisa pode ser simplesmente sem sal.

E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos que são cumulativos com promoções já aplicadas!)

 
Soulslike é um gênero que caiu no gosto popular

Com o passar dos anos, o gênero Soulslike tem se tornado cada vez mais popular entre os jogadores de videogame. Inspirado pelos jogos da série Dark Souls, Soulslike é um gênero que oferece um desafio de ação e RPG em um mundo de fantasia sombrio e brutal. Desde a sua criação, vários jogos Soulslike surgiram no mercado e têm sido amplamente elogiados pelos jogadores e críticos.

Um dos principais atrativos dos jogos Soulslike é a sua dificuldade. A morte é uma parte importante da progressão do jogo, e o jogador é constantemente desafiado por bosses difíceis e inimigos implacáveis. A aprendizagem é uma parte importante da jogabilidade, e os jogadores devem experimentar diferentes estratégias para superar os obstáculos no jogo. Além disso, a morte permanente pode ser um fator de risco, pois os jogadores podem perder seu progresso se morrerem muitas vezes.

No entanto, a dificuldade é apenas uma parte do apelo dos jogos Soulslike. A ambientação e atmosfera são igualmente importantes. A maioria dos jogos Soulslike apresenta um mundo de fantasia sombrio e assustador, geralmente baseado em uma ambientação de Dark Fantasy. Os gráficos e arte são de alta qualidade, e a trilha sonora é muitas vezes composta para aumentar a tensão e a adrenalina do jogador.

Os jogos Soulslike também são conhecidos por sua narrativa e lore profundos. A maioria dos jogos apresenta uma história que é contada através do level design, itens e NPC's, e os jogadores devem explorar o mundo do jogo para descobrir mais sobre a história e os personagens. Além disso, muitos jogos Soulslike apresentam múltiplos finais, o que incentiva os jogadores a jogar novamente para descobrir todas as possibilidades.

Os jogos Soulslike também oferecem uma grande variedade de armas, armaduras, itens, upgrades e habilidades para os jogadores experimentarem. A furtividade e a magia também são opções viáveis em muitos jogos. A maioria dos jogos Soulslike é single-player, mas alguns apresentam multiplayer e cooperação, o que permite que os jogadores se ajudem a superar os desafios do jogo.

A comunidade de jogadores de Soulslike é ativa e engajada. Há muitas discussões e análises sobre jogos Soulslike em fóruns e redes sociais, onde os jogadores compartilham suas opiniões e estratégias para superar os jogos. Alguns jogos Soulslike também têm competições multiplayer e modos competitivos.

Devido ao sucesso dos jogos Soulslike, muitos desenvolvedores começaram a criar jogos que se inspiram no gênero. Isso tem levado a uma crescente geração de jogos Soulslike, e muitos jogadores estão ansiosos para ver o que o futuro reserva para o gênero. Há uma certa nostalgia entre os fãs de Dark Souls, mas a novidade trazida pelos novos jogos é bem-vinda.

Postar um comentário

0 Comentários