Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Rusted Moss é um metroidvania de uma fada com uma metralhadora que encantou gamers

Não faltam jogos bonitinhos analisados aqui no Blog Nerd Maldito, e assumo que com a superlotação de lançamentos de games indie bacanas, tem muita coisa maravilhosa que eu simplesmente não vou atrás porque não tenho tempo, mas Rusted Moss foi um jogo que eu bati os olhos e notei que ele era bonitinho demais pra eu não dar uma olhada. Felizmente trata-se de muito mais do que um rostinho bonito e as notas altíssimas na Steam mostram bem isso!

A história é adaptada em um mundo onde a humanidade foi atormentada por fadas com suas travessuras desastrosas, indo desde fazer humanos se perderem na floresta até roubar crianças para colocar uma alma de fada em seus corpos. Esse é o caso de Fern, que sempre foi vista como uma aberração. Até que ela decidiu explodir um laboratório cheio de humanos, causar o caos e recuperar todos os fragmentos de titânia que mantém o selo que que impede a entrada das fadas no mundo.
Assumo que a coisa que mais me surpreendeu nesse jogo foi a história. Sim, ele é muito divertido e bonito, mas eu acho que uma das coisas mais preguiçosas em jogos são as histórias. É muito comum as tramas em games serem básicas ao absurdo "O homem mal chegou na minha vila e agora um único herói pode salvá-la! FIM". Mas aqui, fiquei intrigado especialmente de adicionarem uma pesonagem vilã como protagonista.
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
Acho que é um pouco inevitável pensar em Elfen Lied, com esse toque de ficção científica, mas também com uma criatura mitológica. No caso, ao invés de elfos, são as fadas. E aqui, a coisa é pega direto da fonte do folclore europeu, mas ao invés de usar a fórmula da Disney, que marcou o mundo, usou a forma que as pessoas daquela época pensavam originalmente sobre esses seres, que eram com medo.
O mundo ficou encantado com o livro Conto de fadas do Stephen King, dando a muitos o maravilhoso gosto do terror e fantasia juntos. Mas a verdade é que antes dele, muitas histórias bonitinhas eram um tanto brutais e muitos seres que parecem fofos, conseguiam causar um imenso medo. E de tempos em tempos vemos obras que recuperam essa essência, como o filme A Bruxa, que tenta simular o horror das pessoas da época, baseado em registros reais daquele tempo.

E no caso, os Changelings são seres não muito falados, mas são crianças roubadas por fadas e substituídas. Na era medieval as crianças que nasciam deformadas, tinham muita inteligência ou às vezes simplesmente agiam estranho quando não estavam sendo observadas, podiam ser acusadas de serem changelings e serem abandonadas. Então já viu a paranoia, né? Desconfiar que seu filho é um ser sobrenatural maligno e dormir todo dia embaixo do mesmo teto.
Em Rusted Moss, esse conceito é apresentado em um ambiente futurístico. Humanos fazem experiências com fadas e bruxas humanas usam seu poder para manter o portal fechado, impedindo que o mundo seja destruído. Fern é uma menina que sempre se mostrou esquisita e todos diziam que ela era uma fada, mas sua irmã Maya sempre a protegeu, afirmando que ela era humana. Até que, diante de todos, Fern causou algo que destruiu todo o laboratório, gerando o caos. E, em sua fuga, salvou Puck, uma pequena fada que se sentiu em dívida com ela.
 
Rusted Moss é um jogo indie do gênero Metroidvania com um ambiente muito robusto e cheio de coisas o tempo todo. Então você achará chefes, áreas secretas, altares, áreas de teletransporte e várias outras coisas com uma enorme frequência. Ele não é um jogo gigantesco, então rapidamente você vai achando e evoluindo sua personagem com uma frequência bastante alta.
O gancho é uma das ferramentas mais importantes do jogo, permitindo que Fern se prenda e se mova pelos ambientes, mas você precisa aprender a lidar com ele, já que se trata de uma ferramenta elástica, onde em diversos lugares você vai precisar calcular bem a hora de lançar, saltar e então aproveitar o puxão para se prender em algum outro lugar. E aos poucos você vai destravando novas habilidades, tipo super pulo,  permitindo a exploração de áreas que antes eram inacessíveis. 
 
Além disso, há mais de 30 habilidades únicas equipáveis para encontrar ou comprar, permitindo que o jogador personalize sua estratégia de jogo. São várias coisas, indo desde balas que atingem ambientes mais distantes, até um ímã que atrai moedas automaticamente para sua personagem, sem você precisar ir catá-las. Mas cada habilidade ocupa uma certa quantidade de espaço e você tem um limite, o que te obriga a fazer as escolhas baseadas no seu estilo de jogo.
O jogador também pode personalizar sua jogabilidade, escolhendo a dificuldade na hora que quiser, para as coisas ficarem mais tranquilas ou mais complicadas, além de te dar a liberdade de vagar à vontade pelo cenário e escolher e a ordem em que vai enfrentamento dos chefes. Naturalmente sem algumas habilidades, tem alguns que você não conseguirá chegar já no começo do jogo, mas é notável que você não sente aquela pressão de algo linear.

Com mais de seis chefes desafiadores para derrotar e oito armas diferentes para encontrar, o jogador precisará ser habilidoso para superar os desafios que surgem em seu caminho. Às vezes você pode ter complicações e talvez seja melhor ir procurar outra arma para tentar uma estratégia diferente. Além disso, o jogo oferece vários finais, permitindo que o jogador escolha o desfecho da história e dando aquele incentivo para a pessoa jogar de novo.
Além da jogabilidade, o jogo também oferece um mundo sombrio belíssimo e interessante. O jogador irá encontrar humanos e fadas tentando sobreviver pelo mundo e poderá falar com eles para conhecer suas histórias. Descobrir santuários perdidos e estações de computador abandonadas permite que o jogador aprenda sobre antigos segredos e contos esquecidos.

O design me lembrou jogos como Rain World e Abuse, com aquele visual 2D que dá pra notar bem os pixels, mas que também existe toda uma beleza na paleta de cores escolhida. Passa bem a ideia de algo pós-apocalíptico, com a presença constante de ruínas de máquinas e um belo design. E inclusive os inimigos são maravilhosos, sendo máquinas que se misturam com o cenário muitas vezes e quando você se aproxima, "despertam".
A arte em pixel de Rusted Moss é linda e melancólica, criando uma atmosfera retrô com uma estética moderna. Eu tenho certeza que diversos de vocês vão ficar muitíssimo encantados com a ambientação colocada. O mundo de Rusted Moss ganha vida com pixels sombrios e animações bem, criando um ambiente envolvente que atrai o jogador para dentro da história.

Enfim, Rusted Moss é um jogo indie de Metroidvania com uma jogabilidade frenética, história envolvente e arte em pixel linda. Tem uma penca de habilidades únicas para encontrar, vários finais, e um mundo vivo e interessante para explorar, o jogo é uma ótima escolha para os fãs do gênero. Com certeza é perfeito para quem quer jogar um pixel art, mas não quer ficar um tempão no mesmo jogo.
 
E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos que são cumulativos com promoções já aplicadas!)

 
O encanto que Metroidvanias causam

O gênero de jogos Metroidvania tem sido uma verdadeira paixão para muitos jogadores ao redor do mundo. Esses jogos, que combinam elementos de plataforma, RPG e aventura, oferecem uma experiência única que encanta pessoas de todas as idades.

Os jogos Metroidvania são caracterizados por uma jogabilidade de exploração não linear, em que os jogadores precisam percorrer um mundo aberto e descobrir novos caminhos e áreas. O nome do gênero é derivado dos jogos Metroid e Castlevania, que foram os precursores do estilo, e apresentam elementos comuns, como habilidades especiais que o jogador adquire ao longo do jogo e o acesso a novas áreas com base nessas habilidades.

Os jogos indie têm sido particularmente bem-sucedidos em trazer novas ideias e conceitos para o gênero Metroidvania, muitas vezes apresentando gráficos pixel art e controles precisos. Os jogos de Metroidvania são geralmente conhecidos por seu alto nível de dificuldade, com fases desafiadoras e batalhas contra chefes imponentes.

Muitos jogos Metroidvania também apresentam uma história rica e envolvente, com personagens cativantes e um mundo rico em detalhes. Esses jogos muitas vezes envolvem o jogador em um mundo de fantasia ou ficção científica, proporcionando uma fuga da realidade e permitindo que os jogadores sejam transportados para outro mundo.

A música e a trilha sonora também são elementos importantes em muitos jogos Metroidvania, com composições originais que ajudam a criar a atmosfera única desses jogos. A arte e os gráficos são frequentemente deslumbrantes, com uma variedade de estilos que ajudam a criar uma sensação de nostalgia ou uma nova perspectiva sobre um gênero familiar.

Muitos jogos Metroidvania oferecem opções de jogabilidade, permitindo que os jogadores escolham seu próprio caminho ou estilo de jogo. Alguns jogos permitem escolhas significativas que afetam a narrativa ou a jogabilidade, enquanto outros oferecem modos de jogo mais casuais ou hardcore para atender a diferentes públicos.

Por último, mas não menos importante, a comunidade de jogadores de Metroidvania é uma das mais apaixonadas e dedicadas do mundo dos jogos. Os jogos Metroidvania criam um senso de comunidade em torno da exploração e descoberta, permitindo que os jogadores compartilhem dicas e truques, teorias e ideias sobre o mundo e a narrativa dos jogos.

Dessa forma, os jogos Metroidvania oferecem uma experiência única e desafiadora que cativa e encanta jogadores de todas as idades. Desde os gráficos deslumbrantes até a jogabilidade envolvente e a comunidade apaixonada de jogadores, os jogos Metroidvania certamente têm um lugar especial no mundo dos jogos.

Postar um comentário

0 Comentários