Top 10 jogos mais vendidos da Steam | Uma verdadeira briga de titãs

Toda semana eu coloco aqui no Blog Nerd Maldito, os jogos de PC mais vendidos do momento. E posso afirmar que na maioria do ano, o Top 10 da Steam reflete diretamente os acontecimentos gamers do momento. Seja um grande lançamento, um desconto, ou algo que um youtuber falou. Mas as regras mudam quando entramos na Steam Sales! E é nesse momento que existe uma visão mais clara sobre o que as pessoas realmente querem, já que quase todos os jogos entram em desconto juntos. E essa lista aqui é uma dessas.


Não para a surpresa de muitos, temos Elden Ring, jogo que ficou bem uns três meses em primeiro lugar quando lançou. Ele não recebia desconto de jeito nenhum, mas os 30% da Steam Sales o levaram facilmente a primeiro lugar de novo. Logo depois ficou Call of Duty: Modern Warfare II, que embora muitos títulos o tenham desbancado do primeiro lugar nas semanas anteriores, ele sempre conseguiu se manter no Top 10, enquanto alguns deles puderam até passar, mas não conseguiram se manter na lista.

Do Top 10 em  geral, High On Life é o único jogo que está nela por causa da força de seu lançamento, e não pela fama que conquistou com o tempo, afinal é o mais recente da lista. Por outro lado temos títulos como Red Dead Redemption 2 e God of War voltando pra aparecer mais uma vez, agora que receberam descontos.

DICA! Comprar keys da Steam na Greenman Gaming é melhor que comprar na própria Steam! Isso porque a GMG tem o programa de fidelidade XP, com ele, cada vez que você  compra um jogo, ganha XP, e quanto mais XP você tiver na conta, mais vantagens, como que são coisas como descontos exclusivos, ofertas exclusivas dependendo do seu nível de XP, jogos gratuitos, crédito na loja e sorteios de chaves. Só lembra de na hora de comprar, ver embaixo da foto do jogo se tá escrito "Steam", pra garantir que a key seja de lá, pois a GMG também vende keys de outras plataformas, então se você só gosta de Steam, lembre de olhar. Confira as promoções da GMG.

E aqui a lista completa dos mais vendidos da steam na semana de 25/12/22:

  1. Steam Deck - Com uma imensa força nas vendas, o Steam Deck provavelmente surpreendeu até a própria Valve, e mesmo com o seu lançamento em pouquíssimos lugares e seu preço elevado, o computador portátil com design de videogame conseguiu vender feito água e se destacar facilmente no Top 10 dos mais vendidos. Só é possível  comprar um Steam Deck exportando (Confira no link de afiliado Amazon).


  2. ELDEN RING - Considerado por muitos como a obra prima da FromSoftware, e um  jogo responsável por finalmente conseguir encantar alguns jogadores para o gênero Souls like, esse título se destacou por finalmente apresentar um mundo livre para observar cenários fantásticos e ir até lá explorá-los, além das típicas masmorras com a desafiadora jogabilidade do gênero. (Veja minha review de Elden Ring)


  3. Call of Duty®: Modern Warfare® II - Com o sucesso que a saga Modern Warfare fez inicialmente, a Activision decidiu apostar novamente na coisa, mas ao invés de dar sequência, preferiu fazer um reboot, que acabou dando certo, já que esse é a sequência da coisa.


  4. High On Life - Chamando a atenção por ser uma obra do co-criador de Rick and Morty, Justin Roiland, o jogo se destacou com armas falantes que não param de conversar com o jogador, e a presença no Xbox Game Pass também deu aquele empurrão enorme na popularidade. (Confira a polêmica brasileira envolvendo o jogo).


  5. God of War - A Sony chocou o mundo, quando levou o seu mascote para ser lançado na Steam, demonstrando que os lançamentos que tinha feito até então eram bem sérios em relação a se aproximar do PC. O jogo foi um estouro, entrando com frequência no Top 10. (Dá pra pegar keys da steam na GMG e ganhar XP que garantem vantagens).


  6. EA SPORTS™ FIFA 23 - O jogo de despedida da EA Sports para a marca FIFA, pois a empresa considerou o preço alto demais para renovar, e assim preferiu seguir seu próprio caminho.


  7. Call of Duty®: Modern Warfare® II - Vault Edition - Essa é edição especial mais cara de COD, com uma série de vantagens, vindo coom o passe de batalha, 4 operadores, 10 horas de 2XP e mais uma série de vantagens.


  8. Cyberpunk 2077 - Apesar de inicialmente ter um lançamento caótico, cheio de bugs, e causando muitos problemas para a CD Projekt Red, o lançamento do anime Cyberpunk: Mercenários, somado às várias correções do jogo que o deixou muito mais polido, fez o povo se empolgar em jogar de novo e restaurou a honra da empresa. Apesar disso, esse jogo aparecia no Top 10 sempre que tinha uma promoção, mesmo antes das pessoas começarem a perdoá-lo.


  9. Red Dead Redemption 2 - Um dos jogos de Velho Oeste mais robustos já feitos, e com potencial para roubar muitas horas da vida de diversos streamers, que amam  tanto, que se dedicam exclusivamente a jogá-lo. (Dá pra key da steam na GMG e ganhar XP que garantem vantagens).


  10. Ready or Not - Um daqueles jogos independentes que caíram no gosto popular, sendo lançado e aclamado. Ele coloca um ou mais jogadores em uma equipe tática da SWAT, sendo necessário montar estratégia para controlar situações hostis.




CONFIRAM ALGUMAS OFERTAS DE KEYS DA STEAM MAIS BARATAS QUE NA PRÓPRIA STEAM E AINDA GERAM XP QUE TE DÁ VANTAGENS QUE VÃO DESDE DESCONTOS EXTRAS ATÉ JOGOS GRÁTIS:


CONFIRA O TOP 10 DAS OUTRAS SEMANAS

(ótimo pra descobrir jogos novos)

O que é a lista Top 10?

Essa lista foca em apresentar sempre o que tem sido mais popular no mundo dos jogos focados em PC Gamers. Ela não é uma lista focada em gostos pessoais e que apresenta apenas jogos Triplo A. Sendo assim, ao mesmo tempo em que podem surgir jogos extremamente caros e populares como Elden Ring, Call of Duty Modern Warfare 2, FIFA 22 e God of War, também está aberto a jogos indie ou de orçamentos bem menores indo desde Project Zomboid, Cuphead, Sifu, Stray e o jogo brasileiro 171, até jogos que inclusive são gratuitos, como Lost Ark, Fall Guys, The Sims 4 e Poppy Playtime.

Por que alguns jogos gratuitos aparecem na lista?

Apesar de ser uma lista dos mais vendidos, de vez em quando aparecem games que são de graça, o que parece não ter muito sentido. Mas isso acontece porque apesar de um Multiversus ser aberto para todos jogarem, ele conta com DLCs para serem adquiridas. Jogos se mantém das mais variadas formas. Desde expansões pagas, até pequenas microtransações com dinheiro do jogo.

Por que alguns games antigos voltam à lista?

Essa lista reflete muito as tendências atuais. E apesar de serem produtos digitais, ainda são produtos! No mundo dos PC Gamers você vê os mais variados tipos de itens indo e voltando nas vendas e se destacando das formas mais aleatórias. Seja um processador AMD Ryzen 5 5600X 3.7Ghz, Um SSD 480gb, uma Nvidia Geforce RTX 3050 ou uma placa mãe GigaByte Aorus Gaming.

Olhando assim, pode parecer alto aleatório, mas seja um chipset, watercooler, gabinete ou um daqueles mini PCs, o que define se estão em alta ou não, independente se é velho ou atual, são as tendências. Seja uma ótima promoção, uma recomendação de um youtuber grande, a possibilidade de ser um PC Gamer custo/benefício que de repente foi notável, ou o que for. O mesmo acontece com jogos!

Sendo assim, da mesma forma que do nada um Notebook Acer Nitro ou aquele AMD Ryzen 5 5600G pode começar a ser notado porque um digital influencer comentou sobre, jogos também podem se popularizar assim. O mesmo para promoções imperdíveis. Às vezes um jogo velho ressurge por modinha, mas também pode ser por do nada ter finalmente rolado a queda nos preços que muida gente esperava há anos.

A Steam é paga?

Existem inúmeros sistemas de assinatura, e com a Playstation Network (PSN) e Xbox Games With Gold, ou mesmo assinaturas no PC como a Amazon Prime Gaming, faz com que muita gente ache que a Steam é paga. Mas não é, nem para jogar online. Você só precisa pagar pelos jogos que são pagos. Existem jogos gratuitos que basta você ter uma conta na Steam e pronto.

Obviamente isso não quer dizer que você possa fazer a festa! Então se é do tipo que baixa aquele cheat no WinRAR e já sai querendo fazer trapaças porque pensa que não dá em nada. A Steam conta com o VAC (Valve Anti-Cheat), o sistema anti-trapaça feito pra deixar o povo na linha. Então se você não quiser tomar um VAC Banned e ver seu perfil com isso registrado pra todo mundo ver, é melhor tomar cuidado, até mesmo coisas que não têm o intuito de trapacear, como um FiveM de GTA 5, precisam de sua atenção, pois cada desenvolvedora é uma desenvolvedora, e até mods podem tomar às vezes.

Por que nem tudo da lista são jogos?

A lista é focada em mostrar as coisas mais vendidas da plataforma, só que a Valve também produz hardware! Então de vez em quando você pode achar nela o Docking Station Do Steam Deck. Comprar já é outra coisa... Pois embora muita gente tenha feito a festa, já usando papel de parede dos dispositivos da Valve e tudo mais, infelizmente a Valve tem tendência a não lançar coisas no Brasil.

O motivo é que é complicado, especialmente porque ela sempre foi do software e ter toda a infraestrutura pra algo assim e passar pelos impostos, faz tornar difícil o lançamento de qualquer coisa física em nosso país. Muita gente acaba decidindo exportar o Steam Deck. Preços já não são dos melhores infelizmente... (Confira no link de afiliado Amazon).

Por que alguns games aparecem repetidos?

Da mesma forma que a AMD (Advanced Micro Devices) lança famílias de processadores e que a RTX 3050 é apenas um item da família de placas de vídeo da Nvidia, não é apenas o mundo do PCgamer que conta com peças variadas. Nos jogos tem também variações, mas a diferença é que, enquanto aquele monitor 27 polegadas foi pego para você poder ver um gráfico com resolução 4K, no mundo dos games o foco é ter itens, vantagens ou o que for a mais.

E assim temos edições que dependem muito da desenvolvedora. Ela pode decidir adicionar vantagens que vão desde armas extras, bônus de XP, áreas completamente novas do jogo e assim vai... Essas edições são contadas de forma separada na lista. Se o jogo vende o suficiente em cada uma delas para entrar de forma individual, acaba aparecendo duplicado. Isso não é incomum, mas normalmente só acontece em jogos gigantescos.

Não tenho PC Gamer, mas pretendo comprar, dá pra rodar isso tudo?

Muita gente acha que basta ter Steam que vai rodar tudo, no entanto é preciso lembrar que a Steam é apenas uma plataforma, não é como um console. Então aos donos de um Nintendo Switch, Microsoft Xbox Series S e Sony Playstation 5 que se animam com a coisa e pretendem comprar um PC, saibam que tanto variam os PCs quanto os jogos.

Então existem jogos para todos os públicos, indo desde um dos notebooks IdeaPad mais vagabundos ou aquele minicomputador baratinho que você viu por aí, até um PC Gamer tunado, equipado com um SSD M.2 de última geração. Mas é aquilo... Varia mesmo... Tem jogos tão antigos que estiveram nos anos 90 e foram lançados também para Playstation 1, mas você verá jogos do Nintendo Wii, Xbox 360, até consoles não tão populares como o Dreamcast.

É preciso lembrar, que diferente dos videogames, o PC não muda de geração da mesma maneira... Tem alguns jogos que ficam tão antigos, que param de funcionar em sistemas operacionais mais modernos. Porém muitos são atualizados e algo que era um jogo de Windows 95, passa a ser um jogo de Windows 11, já que começa a ter suporte. Mas aquele jogo 2D da década de 90 não precisa de uma super máquina de um jogo lançado para PS4, PS5 ou Microsoft Series X! Portanto antes de resolver tacar seu iPad no lixo pra virar PC Gamer, saiba que cada caso é um caso.

Essa lista serve para todas as plataformas?

Alguns dos jogos que aparecem, foram lançados também em outros lugares, inclusive plataformas de PC como a Battle.Net, Ubisoft Connect, Epic Games Store, GOG e etc... No entanto essa lista só é focada na Steam mesmo. Às vezes o jogo também se popularizou em outras plataformas, mas não é regra. A precisão aqui é apenas pra Steam.

Por exemplo, Cyberpunk 2077 teve uma popularidade enorme depois do anime da Netflix. Claro que isso não aconteceu só na Steam, mas o fato de ter rolado em outras plataformas, foi um fator externo, e não reflete precisão nenhuma. Sendo assim, aquele seu jogo tão popular no now.gg, Xbox Game Pass Ultimate ou Opera GX.games, podem simplesmente não ter tido sincronia alguma com o que rolou na Steam Summer Sale 2022.

Confira mais coisas legais no blog Nerd Maldito.

Postar um comentário

0 Comentários