Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Soul Reaver foi deixado de lado por causa de Deus Ex e Thief

Existem muitos fãs que caem de amores por Soul Reaver. O jogo foi idolatrado em sua época, tanto por fãs de Playstation, tendo mecânicas inovadoras, quanto por fãs de PC, que foi o primeiro jogo original de muita gente, já que vinha grátis em uma revista de PC. E até um grupo menor de fãs de Dreamcast lembra com carinho. Isso leva a perguntar o motivo da franquia Legacy of Kain ter sido deixada de lado por anos.

Quando a Square Enix vendeu a sua divisão ocidental, mandando um monte de estúdios e franquias para as mãos da Embracer Group, muitas novas informações vieram à tona. Inclusive a Embracer já empolgou os fãs de primeira ao citar que pretendia ressuscitar Legacy of Kain. E Stephane D'Astous, fundador da Eidos Montreal, comentou que seu estúdio foi feito para dar suporte à Crystal Dynamics e trazer franquias de volta, sendo que Soul Reaver foi uma que cogitaram. Ele disse:

"Ficou claro que o principal objetivo da Eidos Montreal era aumentar a capacidade de produção, ou capacidade de desenvolvimento, dentro do grupo, porque a Crystal Dynamics foi marcada como um estúdio de projeto único, assim como a IO Interactive. A Montreal estava lá para salvar o catálogo antigo. Ficou claro que tínhamos ótimas IPs que estavam adormecidas na prateleira. Legacy of Kain foi discutido, mas não era tão forte quanto Deus Ex e Thief."
"A equipe de desenvolvimento de Deus Ex foi uma das mais fortes que eu montei, e eles estavam realmente unidos. Eles conheciam os desafios. Com Thief, eu não tinha o luxo de ter um grupo de pessoas com quem trabalhei junto anteriormente, então fui recrutar pessoas fortes, pessoas muito fortes, mas elas não tiveram a oportunidade de trabalhar juntas nos jogos anteriores.

Fizemos o nosso melhor e batalhamos, e essa é a vida no desenvolvimento de jogos. Você não se dá bem o tempo todo. E estávamos perto, mas só faltava alguns retoques finais."

Isso faz eu me perguntar se Thief era realmente a escolha mais óbvia, pois eu nunca vi uma base de Thief tão grande quanto a de Soul Reaver. Será. Então talvez o motivo tenha sido mais alto estratégico... Talvez na época um jogo do gênero fizesse sentido na análise de mercado. Quem sabe? Enfim... Os fãs chegaram inclusive a fazer um demake do jogo e assim surgiu Soul Reaver 2D.

Postar um comentário

0 Comentários