fpPS4 | Emulador de Playstation 4 que surpreendeu no Windows

Vocês devem saber que emuladores têm uma grande jornada para evoluir. Indo desde o momento em que ele é meramente algo que é puro código e nada útil para usuários comuns, até o momento em que evolui a ponto de passar funcionalidades do seu console original, como o Flycast, que adiciona mods a jogos de Dreamast. E fpPS4 acabou se destacando por rodar jogos no Windows de uma forma mais fluída!

Lembrando que o primeiro emulador de PS4 foi o Orbital, no entanto ele só foi considerado o primeiro, por ser realmente um programa que estava rodando o sistema operacional do console e ainda em fase inicial, mas muito longe de realmente rodar um jogo. Depois disso tivemos alguns testes aqui e ali no Windows, mas o fpPS4 se destacou ao se apresentar rodando dois jogos.
Naturalmente, como era de se esperar, foi lançado de forma pesada, mas ainda assim se destacou por conseguir segurar a coisa no sistema operacional da Microsoft e logo gerou aquela grande expectativa. A coisa foi compilada usando Free Pascal e disponibilizada no github. Os primeiros jogos a rodar foram Sonic Mania e We Are Doomed. Esse é o necessário pra fazer o emulador funcionar:

Requerimentos mínimos

  • Sistema Operacional: Windows 7 x64 ou melhor
  • CPU: Processadores de x64 com suporte a AVX
  • GPU: Placas com suporte a Vulkan API

Apesar dos primeiros jogos serem simples e em 2D, foi uma surpresa ver a coisa realmente ser jogável e sem um monte de problemas gráficos como é normal acontecer em video games em geral, e é só ver como ficou bom Demon's Souls no emulador de Playstation 3 e como no início o emulador era só o bagaço. Então o fpPS4 impressionou em seu lançamento. Você pode baixar aqui.

Postar um comentário

0 Comentários