Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A estranha dica do criador de Watchmen pra você fazer histórias melhores

Não há dúvidas de que Alan Moore é considerado um verdadeiro mestre dos quadrinhos. Ele fez cabeças explodirem desde que mostrou sua genialidade absurdo em Miracleman, mas acabou realmente se popularizando com obras como V de Vingança ou Watchmen. Porém, para publicar o seu curso "Storytelling ", ele liberou uma dica na internet que é no mínimo inusitada pra quem quer fazer histórias melhores.

Você certamente já deve ter ouvido ou vai ouvir que para que você possa fazer algo bom, é preciso consumir muito a coisa. Ou seja, se você vai fazer filmes, você precisa assistir muitos filmes, se você vai ler livros, é preciso ler muitos livros. E assim você pode observar outros autores e descobrir padrões para ter uma certa base do que é bom.

No entanto, é claro que quando alguém dá essa dica, a pessoa muito provavelmente não está falando "Leia o que tiver de pior no mercado pra você se basear", o que dá a entender que no mínimo existe uma indicação de que pelo menos parte desse conteúdo seja de coisas realmente muito boas. E a dica de Alan Moore vai na linha de ler, mas é nesse sentido que fica estranha a coisa.
O autor diz que as pessoas devem ler livros que são UMA VERDADEIRA DESGRAÇA! Altas tranqueiras realmente muito ruins que vão fazer a pessoa notavelmente saber que é uma verdadeira bosta. O motivo dele falar isso, é que a tendência de plágio é altíssima quando se lê algo bom, mesmo que não proposital. A pessoa acaba seguindo esse estilo, e quando vê, cria algo muito genérico que outros vão claramente ver que tem boas ideias, mas é tudo sugado de algo bem popular.

Por outro lado a coisa muda quando você lê um cocô. Você não vai sentir vontade de copiar, mas ao invés disso vai saber imediatamente que consegue fazer algo melhor do que aquilo, identificando as coisas horrorosas presentes e se esforçando para evitar esse tipo de erro. No final das contas pode não sair algo genial, mas ao menos vai te colocar pra criar algo digno e com personalidade própria.

Dica interessante, não acham? Realmente tenho que assumir que as coisas que já li no Wattpad são tão bagaceira que me deixam atentos. Lembro de uma história que em um flashback um cara cita algo do tipo "E então deixamos o caixote cair e saiu um pozinho branco de dentro... Nos abaixamos para ver e descobrimos... Era maconha!". Tenho que assumir que de alguma forma a autora realmente me surpreendeu. '-'

Postar um comentário

0 Comentários