Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O jogo da FromSoftware removido da steam sem aviso!

A FromSoftware conseguiu fazer sua fama com Dark Souls, no entanto a desenvolvedora não começou ali e até o próprio gênero soulslike não veio desse título, apresentando vários outros jogos com temáticas completamente diferentes de universos de fantasia medieval, como Metal Wolf Chaos XD. E um desses títulos simplesmente desapareceu da steam sem aviso no começo de abril de 2022.

Em 2009 a desenvolvedora japonesa lançou para Xbox 360, Ninja Blade, que 13 anos depois saiu da loja da Steam sem aviso. O jogo foi  distribuído pela própria Microsoft no console! No entanto no PC também acabou recebendo uma versão, que foi distribuído em forma conjunta pela  ND Games e bitComposer Games. Não dá pra dizer que o jogo foi considerado uma obra prima, já que as notas foram em média 6,8 tanto pela crítica quanto pelo público do metacritic.
Por outro lado, não dá pra dizer que foi um fracasso (ao menos no console), já que muita gente acabou tendo ele como uma das obras que guardou no coração da era do Xbox 360, com uma jogabilidade de hack and slash frenética e com certeza capaz de gerar muitos fãs. Mas foi algo que acabou ficando meio morno com o passar do tempo. Sendo um daqueles jogos que vários jogaram e gostaram, mas não se mantendo vendendo sem parar. Não é um GTA San Andreas da vida, que o tempo passou e o povo continuou ali em cima.

De qualquer forma, foi estranho quando o jogo simplesmente SUMIU! Os que compraram continuaram com ele, mas aqueles que não o pegaram na steam, apenas puderam acessar, mas sem ter a possibilidade de comprar o título. A coisa ocorreu de forma completamente discreta e nem a desenvolvedora, nem as distribuidoras deram qualquer aviso.

O jogo não era muito desejado no PC, tendo apenas 58% das notas positivas, o que garantiu o selo "Neutro" na loja, além disso o pico de usuários foi em 2011, quando 53 pessoas jogaram ao mesmo tempo. Isso é pouquíssimo e na maioria das vezes os números eram bem baixos como 2, 3, 5... E em boa parte do tempo simplesmente ninguém estava jogando. A única opção de obter o jogo ficou nos estoques ainda existentes em lojas de keys da steam.

Não cheguei a testar, mas a FromSoftware só passou a valorizar seus títulos no PC após ver a tonelada de dinheiro que podia fazer, porque Dark Souls Remastered foi uma amostra de como a coisa era bagaceira antigamente, já que o jogo veio tão quebrado, que foi mais fácil lançar um remaster que uma atualização da versão lançada originalmente pra PC.
 
E o próprio Elden Ring, que foi tão aclamado, veio com vários bugs. Nas reviews de Ninja Blade, algumas pessoas falavam que tava com bugs gráficos e não funcionava em GPUS modernas. Sendo assim, talvez tenha ficado impraticável pras distribuidoras continuar vendendo e recebendo reclamações. Não é algo incomum e isso explicaria não avisarem, já que certamente iria gerar reclamações de não lançarem patch, mas já que quase ninguém jogava, seria gastar recursos com algo que poderia não trazer frutos. Acham que faz sentido? Ou creem que foi outro motivo?

Postar um comentário

0 Comentários