Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Prison Simulator | Monitore uma prisão de segurança máxima


Para quem gosta de simuladores e é do tipo que se interessa pelo tipo de coisa que pode acontecer em prisões, esse aqui é um jogo que apresenta uma proposta definitivamente interessante, te colocando nos mais variados tipos de situação em uma prisão de segurança máxima, tendo que crescer e se virar, aprendendo a se relacionar com todos ao seu redor.

Esse não é exatamente um jogo de história, mas apesar de tudo oferece um certo híbrido entre simulador e história. Isso porque se por um lado você realmente tem que administrar o seu personagem, por outro, você vive a história dele, sendo o novato da prisão e tendo que se virar para lidar com os acontecimentos inusitados.0
 
Eu não sei as outras pessoas, mas sempre que ouço falar em algum tipo de simulador de prisão, já penso em algo interessante, pois depois de Prison Architect ou The Escapists, deu pra ver que os criadores de jogos são capazes de inventar coisas realmente muito interessantes. E naturalmente quando o nome do jogo é ousado a ponto de adotar um "Simulator", é de se esperar automaticamente algo grandioso.

E no fim das contas, levando em consideração o que o jogo conseguiu alcançar em sua versão final após o acesso antecipado, mantendo notas "Muito Positivas" na steam, acho que acabou cumprindo bem ao menos no aspecto de causar muita diversão, tendo uma jogabilidade com mecânicas variadas e situações interessantes.
Apesar de tudo, a grandiosidade do nome acaba ficando um pouco ousada, já que está mais para simulador de guarda de prisão, do que algo que abrange outras possibilidades como ser um presidiário e tentar fugir como é o caso de The Escapists ou ser o diretor do lugar e investir da melhor maneira, como em Prison Architect. Apesar de que nesse último caso, de certa forma você até que pode fazer uns investimentos na prisão.

Então o que temos aqui é um simulador de guarda e você encarna a vida dele dentro do lugar, indo desde manter a ordem entre os prisioneiros, até se divertir com os colegas de serviço em mini-jogos. Isso sem contar com outras coisinhas extras como malhar, fazer servicinhos e interagir com os presos, criando uma relação boa ou ruim.

Seu objetivo é entregar o melhor serviço possível, e isso não quer dizer que você precisa ser bom no que faz, pois pode puramente aproveitar as oportunidades. Esse é um elemento super interessante do jogo, pois passa realmente a sensação de se viver no lugar, te colocando para fazer as coisas do seu jeito ou escolher atuar como um tipo de pessoa, seja um puritano, seja um total corrupto.

Então em cada uma das tarefas variadas, é possível escolher o que fazer. Talvez você decida ser o policial mais barra pesada do lugar, espancando os presos sem motivo e aplicando punições completamente injustas. Ou talvez você tente ser legal, resolva conversar e ser compreensivo com todos, tentando manter a paz ao máximo.
As rotinas diárias não são todas iguais, então você pode fazer coisas variadas. São tarefas que variam, indo podendo ser coisas fáceis como contar os prisioneiros, que vão sendo riscados de uma lista na medida em que você usa um acessório para contar. Mas também existem coisas em que é preciso de mais atenção, como analisar encomendas e confiscar coisas escondidas. Os objetos são 3D e você precisa girar e abrir em busca de coisas.

Inclusive tem alguns mini-jogos que conseguem ser semelhantes à mecânica de jogos inteiros, como é o caso da revisão de pedidos de prisioneiros, em que você faz comparações de digitais, carimbos e assinaturas, lê os documentos e decide se vai aprovar ou negar. É algo muitíssimo parecido com o aclamado Papers, Please.

No começo do jogo é possível fazer uma configuração que envolve várias coisas e nela dá pra colocar o nome de vinte detentos do lugar, incluindo as gangues que participam. É possível gerar automaticamente, colocar suas histórias e assim se você for streamer ou apenas gostar de envolver seus amigos nos jogos, é engraçado ver o que eles vão fazer no jogo.

Inclusive, os streamers podem não apenas aproveitar a diversão de ver os visitantes no jogo, mas também foi feita uma atualização após o lançamento que adicionou a possibilidade do povo que assiste enviar um comando para que os detentos ataquem o streamer e assim dificultar a vida dele com a pancadaria presente.
Existem situações inusitadas que são fora das tarefas normais do dia a dia. Então pode acontecer de faltar energia e você descobrir que sumiram fusíveis que mantinham o local iluminado e logo tem que investigar e achar o responsável antes que ele consiga fugir. E você escolhe a punição a ser aplicada ou pode decidir perdoar o preso.

Outra coisa interessante é que os personagens tem temperamentos próprios, então alguns dos detentos vão ser bem pacíficos, porém outros são extremamente agressivos e existe a possibilidade de assassinarem uns aos outros. Você tem que se preparar para reagir, entrando em brigas e pedindo reforços ou auxílio médico.

Você ainda ganha dinheiro e pontos de experiência e deve usar esses recursos da forma que achar mais adequado, podendo fazer coisas como gastar com comida para recuperar vida e usar os pontos em habilidades passivas ou ativas que vão dar vantagens como se movimentar mais rápido ou intimidar os outros com mais facilidade.

A interação é feita tanto na conversa, quanto na força bruta, quanto nas atitudes. Se você roubar um item de um preso, isso não vai refletir apenas na forma que esse preso age com você, mas também naqueles que estiverem presentes. Um guarda pode te ameaçar denunciar e você pode implorar pra ele não falar, suborná-lo, ameaçá-lo ou ignorar completamente. Isso vai moldando sua fama no lugar e gerando consequências.
Os gráficos do jogo são daqueles meio zoadinhos que você nota bem que é um jogo bem indie mesmo. No entanto a coisa é decente, ao menos ao meu ver. Um jogo com visual simplório, mas com itens detalhados pra toda parte, porém as animações ajudam a fazer o visual parecer ainda mais limitado, com personagens apenas mexendo as mãos na hora de fazer ações.

 
Enfim, Prison Simulator é um jogo bem legal e que consegue gerar um bom tempo de entretenimento e uma ótima rejogabilidade. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários