Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

The Eternal Castle [REMASTERED] | Para brilhar seus olhos com muitos pixels

Esse é um jogo que consegue rapidamente encantar  com seu visual peculiar e pode gerar uma experiência bem satisfatória, especialmente para quem gosta de coisas retro. Além disso é também um jogo que gerou muita discussão sobre ter existido ou não a "versão original" que deu origem a esse suposto remaster e isso acaba naturalmente dando aquele temperinho a mais na coisa, por ser algo um tanto diferente.

A história se passa em um futuro psicodélico e cheio de revoltas. A sociedade conseguiu colonizar outros planetas, no entanto algo aconteceu e os recursos ficaram limitados, causando o desespero entre aqueles que vivem fora da terra e fazendo com que esperem ajuda de naves enviadas para coletar suprimentos. Você vaga por terras onde há desde inteligências artificiais até criaturas alienígenas e humanos revoltados.

É curioso como fizeram o marketing desse jogo, isso porque é semelhante ao que temos com STRAFE, que é vendido como o "Melhor jogo de 1996", mas que todo mundo sempre soube que veio mais de vinte anos depois. Já he Eternal Castle [REMASTERED] aparentemente usou uma tática um tanto diferente. Ou será que não? Digo isso porque ele surgiu do nada, foi um tanto tímido em seu marketing, mas disse ser um remaster de uma "obra prima de 1987", porém ao se observar mais atentamente, você logo começa a perceber umas pontas soltas.

A principio ele parece um daqueles jogos pixelizados de visuais maravilhosos que vimos no passado, mas quando você vai procurar pela obra original, bom... É meio difícil encontrar. E fica aquela pergunta "Como um jogo tão bonito pode ter tão poucos registros?". Você dá uma certa credibilidade quando o vê  no Internet Archive em um registro de 2016, porém mesmo ele é suspeito.

Ao abrir o jogo, você também nota coisas que são típicas de jogos velhos, isso porque a resolução fica mínima com tudo gigantesco na tela e aparecem algumas janelas esquisitas semelhantes ao que vemos quando usamos emuladores de jogos antigos como o DOSbox. Então dá aquela carinha de que é um jogo velho que mexeram no código para o deixar mais polido.

Mas enfim, tendo existido ou não, The Eternal Castle é um espetáculo visual. Ele usa o estilo semelhante ao que vemos em obras como Blackthorne e Rain World, mas que é um estilo mais conhecido por obras como Oddworld. Caso ainda não estejam entendendo, é aquele jogo que a câmera não acompanha a tela, você chega ao fim dela e entra na próxima, e a movimentação do personagem é um tanto realista, correr, se pendurar e saltar tem toda uma movimentação que você nota o esforço do personagem.

No entanto The Eternal Castle tem menos elementos de Metroidvania e vemos algo mais linear. Você precisa seguir em frente e enfrentar os desafios de cada parte. O jogo tem uma certa elegância nos desafios. Enquanto em alguns momentos você pode estar dando tiros, em outros, você apenas quer tentar atravessar um ambiente sem ter que entrar em contato com um inimigo ou morrer no cenário.

O visual é sem dúvidas o que mais chama a atenção, isso porque tem um estilo pixelizado, porém a coisa é tão polida, que você nota bem o trabalho que foi para fazer toda a movimentação animações em geral do cenário. Mas apesar de tudo, se destaca ainda mais por focar em um design composto por silhuetas ao invés de você ver claramente o que é cada coisa. Mas são silhuetas tão bem feitas que você não precisa ver os pequenos detalhes, elas deixam claro de seu próprio jeito.

Esse jogo se encaixaria muito bem na era do Super Nintendo, isso porque foi feito para se zerar rapidamente, contendo quatro ambientes e você precisa ir em um por um deles, coletar os itens para finalmente poder ir para casa. Então para quem quiser um experiência intensa, porém rápida, pode tirar uma tarde para se dedicar a ele.

Enfim, tá aí um belo de um joguinho simpático e que pode gerar uma ótima diversão por um breve momento. Se você gosta de visuais retro de brilhar os olhos, esse aqui com certeza é uma boa opção. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários