Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Gamificação | O desafio dos video games aplicado no mundo dos negócios!

Não é difícil relacionar os jogos digitais com o empreendedorismo, afinal, tanto um quanto o outro envolvem competição e busca por resultados. Apesar de ser fácil ver a mídia descendo em cima de pontos negativos, os jogos do gênero CMS são exemplos de diversão extremamente saudável e inspiradora até mesmo para o mundo dos negócios.

Além disso, essa busca por objetivos e superação mexe com o lado emocional. Os jogos, de um modo geral, aguçam o raciocínio, libera alguns hormônios, tais como a dopamina, a ocitocina, bem como desenvolve criatividade, estimula o trabalho em grupo. 

Tá, mas e daí? Qual é a relação disso tudo com o mundo dos negócios? Simples, os games digitais têm muito a ajudar o empreendedorismo em questões de estratégias, planejamento e alcance de metas.

Sendo assim, é válido notar que atualmente existem competições de videogame no mundo inteiro. É impressionante ver como as finais desses campeonatos movimentam milhões de admiradores. 

Não é de se duvidar que os games constituem a maior indústria de entretenimento digital dos tempos modernos. Por isso, não custa citar aqui alguns jogos digitais que podem estimular a criatividade e até influenciar na gestão de um negócio.


Os programas de gestão de times de futebol para computador são um exemplo de como os jogos digitais auxiliam no empreendedorismo.

O Championship Manager é um exemplo, pois permite que você atue na compra e a venda atletas, oriente escalações e atue como presidente do time. Está aí um ótimo treino para quem pretende lidar com gestão de equipes e contratações no futuro.


Os nossos amados cidadãos de Sim City! Esse jogo de simulação de vidas para computador se tornou bastante conhecido no início do milênio, como vocês sabem be. Talvez um dos responsáveis pela popularização de jogos de computador. O mais legal é que a sua dinâmica auxilia a desenvolver o senso de responsabilidade do empreendedor.

O jogador deve cumprir vários compromissos, alguns deles é a de ganhar dinheiro para sustentar a família.

Em sua sequencia, inclusive existe uma expansão focada exatamente no mundo dos negócios, a “The Sims 2: Aberto para Negócios”. Essa versão possibilita que o jogador crie e administre o seu próprio empreendimento.


Nesse jogo viciante, você é colocado na época da corrida do petróleo, então existe um toque de velho oeste muito gostoso, mas ao invés de focar no típico gênero de tiroteio rolando solto, o que temos aqui é uma bela de uma obra de administração.

É um jogo verdadeiramente fantástico em que você se sente um investidos e aventureiro, pois deve fazer suas apostas no que acha que vai dar certo e pontos onde crê que pode extrair bastante petróleo e ficar rico. Um deslize e o prejuízo é garantido.

Gamificação - Os jogos auxiliando as empresas

Imagine que na sua empresa você atualizou uma série de processos com o objetivo de otimizar os resultados, porém você concluiu que os integrantes da sua equipe necessitam de um treinamento para ficarem por dentro sobre como será a atuação da empresa.

Quando você aplicar o treinamento já começa a reparar nos olhares desconfiados e na falta de ânimo. “Será que isso vai ajudar mesmo?” é uma das principais perguntas que você vai ouvir ao longo do processo.

A ausência de engajamento ocorre em várias situações, não apenas em uma empresa. Isso pode acontecer em escolas, academias e em qualquer trabalho que envolva equipes. E vocês sabem bem como hoje em dia equipes de desenvolvimento de jogos indie surgem do nada né? Todo mundo que já inventou de criar um jogo, quebrou a cara uma vez ou outra montando uma equipe pra ver todos desanimarem na semana seguinte.

Com o intuito de solucionar isso, é possível buscar nos jogos uma maneira de incentivar o grupo a se interessar por atividades que geralmente apresentam elevada taxa de desistência.

Repare que quando a atividade envolve desafios, é comum que crianças e até mesmo adultos mantenha o foco nas mais diversas atividades. Entre as razões para isso está a mecânica lúdica que os jogos envolvem.

Dessa maneira, o competidor conta com feedbacks que apontam se ele está efetuando as ações de modo correto e também obtém reconhecimento por suas conquistas, ou seja, a equipe se sente estimulada a participar.

Pode parecer balela, mas o curioso é que isso é aplicado mesmo! Esse conceito que alia mecânicas dos jogos dentro de atividades da vida real leva o nome de gamificação, mas talvez você encontre por aí com o nome de ludificação.

O fato é que ela demonstra ser uma boa alternativa para qualquer empreendedor que almeja engajar a equipe em alguma ação para atingir um determinado resultado.

Por exemplo, se o seu objetivo é fazer com que a sua equipe estude outro idioma para facilitar a comunicação com algum parceiro de negócios de outro país, uma das opções é utilizar o jogo conhecido como Duolingo.

Esse é um game intuitivo e que incentiva o usuário a avançar no aprendizado de idiomas mostrando a ele uma pontuação a cada etapa conquistada.

Jogos como forma de ganhar dinheiro na internet

Não custa lembrar que mesmo que você não seja o administrador de uma empresa, ou tenha uma equipe, pode assim mesmo lucrar com o universo dos games e aplicar o conceito de Gamificação por meio de um blog, twitch, youtube, ou mesmo uma página do facebook.

Criar um blog contendo textos e vídeos falando sobre as novidades dos jogos digitais pode render lucros financeiros para você. Porém, para isso ocorrer é necessário profissionalizar esse blog e é aí que entra em cena uma seriedade maior é óbvio, por exemplo uma boa hospedagem de site para aumentar a valorização em mecanismos de buscas (Google, Yahoo, Bing, etc...).

Se o seu blog sobre games for construído na plataforma WordPress, uma alternativa é usar a hospedagem WordPress. Esse tipo de hospedagem conta com recursos que conferem um excelente desempenho para o seu projeto online.

Além disso, se o seu blog for do tipo que tutoriais ou dicas em vídeos, a hospedagem se torna ainda mais essencial para a qualidade e estabilidade do seu canal.

Sendo assim, as dicas essenciais para quem deseja ganhar dinheiro com jogos, sem ser necessariamente um jogador profissional é investir no Google Adsense, um canal no Youtube, lives do twitch e outras coisas que atraiam um público. Mas obviamente sempre em cima pra melhorar, e com metas para se manter no ânimo. Lembre-se! Gamificação! 

Conclusão

Os jogos digitais conquistam crianças e adultos do mundo inteiro. Ao longo dos anos já provaram que podem estimular a capacidade de raciocínio, coordenação motora e a criatividade.

Hoje em dia eles também se mostram eficientes aliados nos mais diversos segmentos do empreendedorismo e também como fonte de renda para profissionais e entusiastas.

Portanto, se você tem um negócio, está aí uma boa hora de unir o útil ao agradável e aproveitar os benefícios que essas maravilhas digitais nos ensinam.

Postar um comentário

0 Comentários