Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Stadia | A ousada plataforma de jogos em streaming da Google

A ideia de transferir jogo direto pela internet nasceu quase junto com a própria internet, e muitas empresas tentaram, no entanto em meio a diversos problemas, a Google decidiu ousar, lançando a coisa de forma grande. Primeiro fazendo um teste em massa com Assassin's Odyssey, e então surpreendendo com Stadia.


A verdade é que a ideia de jogos via stream parece algo que sempre foi impossível não acontecer e se tornar padrão. Sei que somos muito apegados a coisas físicas, mas ao olhar para o passado é fácil ver o que as coisas se tornaram. Até a pirataria foi algo que acabou se tornando cansativo de fazer para as pessoas graças à acessibilidade.

É só vermos por exemplo música, antes todo mundo gostava de ter o CD de algo, mas aí começarma a aparecer os aparelhos MP3 que permitiam milhares de músicas de uma vez e as pessoas ficaram meio pensativas sobre ficar comprando CD, muita gente começou a ouvir música no youtube mesmo. Hoje em dia temos serviços como spotify e muita gente tá mais do que feliz em pagar mensalmente, especialmente aqueles que tem Google Home ou outro acessório que gere comodidade.

Quanto aos filmes, a mesma coisa. Antes as coleções de DVD's eram o orgulho de muita gente, mas esse mercado desabou tanto que causou problemas financeiros a algumas livrarias. Inicialmente as pessoas achavam horrível a ideia de pagar Netflix ou algo do tipo por causa da conexão com a internet, mas aí as conexões foram melhorando e hoje em dia pessoas assinando serviços é o que não falta.

Os jogos então, a mesma coisa né? Nesse caso em especial a pirataria falava alto. Antigamente o pensamento era "Pra que é que eu vou pagar por algo que não tem capinha? Se for pra pegar digital eu faço é baixar pirata!". Mas a coisa foi se mostrando tão cômoda com os preços mais acessíveis, que hoje é fácil ver pessoas que antes pirateavam não se preocuparem nem um pouco de não jogarem lançamentos porque querem esperar o preço baixar pra comprarem original.

Agora a ideia de stream de jogos sempre foi ousada, pois diferente de música e vídeos, não é apenas um lado transmitindo pro outro. São dois lados interagindo, já que o jogador precisa apertar o botão, esse comando tem que ser enviado para o PC em que o jogo tá rodando, a coisa tem que acontecer e ser enviada de volta. Tudo isso em um tempo bom o suficiente para ser jogável.

E o Stadia foi uma aposta ousada da Google, estando ligado diretamente a seus serviços, especialmente o youtube. A ideia é a pessoa assistir um vídeo com o trailer de um jogo e no final aparecer o botão "Jogue", onde a pessoa poderá simplesmente acessar o jogo em cinco segundos direto no navegador.

Como o jogo não roda no computador da pessoa, não importa se ela está usando um celular, computador velho ou TV. Irá rodar do mesmo jeito, pois a tela estará servindo apenas como tela, o jogo vai estar rodando em um PC turbinado em outro lugar. E a pessoa pode jogar tanto em teclado e mouse, como em seus próprios controles.

Além disso o Stadia tem um controle próprio com funções especiais que os desenvolvedores podem usar em seus jogos. Ele identifica automaticamente a tela em que você quer jogar, agilizando a coisa, então você pode estar lá no PC, cansar e ir deitar na cama com o celular e continuar lá. Ele também tem um botão de compartilhamento automático via stream, então você pode iniciar uma live na hora. E vem com um botão que tem o Google Assistente, permitindo falar coisas especiais para o jogo que dão acessos a funcionalidades, seja na jogabilidade, seja em dicas.

Esse é o tipo de produto que faz empresas de hardware tremerem, pois de repente aquela pessoa do PC mais vagabundo do mundo pode jogar os últimos lançamentos numa boa e não precisa se esforçar tanto para pegar um PC melhorzinho. E vocês, empolgam com a ideia? Ou preferem muito mais à moda antiga mesmo?

Postar um comentário

0 Comentários