Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Rim of Madness | A loucura de Lovecraft no mundo de RimWorld

Você acha que RimWorld já é um jogo naturalmente desafiador? Mas e se adicionássemos um toque de loucura à coisa? Enquanto temos inúmeros produtos lovecraftianos pagos, é claro que tantos fãs tinham que lançar também coisas grátis e Rim of Madness é um pacote de expansão feito à partir de um conjunto de mods que gera uma experiência realmente desafiadora.


Esse é um daqueles conteúdos incríveis que  geram uma jogabilidade própria que atrai pessoas que querem dar uma variada na coisa, tipo o que o mod Daughters of Ash fez com Dark Souls Prepare to Die Edition. Então meio que funciona como se fosse um modo extra de jogo, porém nesse caso voltado para dois públicos específicos, o primeiro são obviamente os fãs de H.P. Lovecraft, já o segundo é o público hardcore.

Uma coisa bacana dessa coleção é que você tem liberdade de escolher a forma com que quer jogar. As obras de Lovecraft já se mostraram flexíveis o bastante para se adaptar aos mais variados tipos de ambientes, não apenas um tradicional nos anos 30, como O Horror em Dunwich. Dá pra se adaptar obras no presente como The Void, algo medieval como Fear & Hunger, e até mesmo temos adaptações futurísticas como Nameless.

Com a quantidade de mods que você pode ativar ou desativar, a experiência acaba sendo personalizada. Por exemplo, é possível se escolher algo bem à moda antiga mesmo e colocar os personagens como pessoas dos anos 30, com uma coleção de mobília da época e coisas como altares blasfemos de adoração.

Mas é possível também se ter experiências completamente diferenciadas, como a opção baseada em Nas Montanhas da Loucura, em que você controla não humanos, mas seres extremamente avançados, fugitivos que acabam caindo em um planeta desconhecido, tendo um humano como escravo e precisando se virar para reconstruir a civilização.

Mas não só o quesito visual foi alterado, é realmente uma experiência nova mesmo. E isso já começa pelo narrador. No RimWorld original tem narradores que conduzem a forma dos acontecimentos do lugar, podendo ser algo bem aleatório, algo tranquilo ou algo que vai aumentando o desafio aos poucos. Com esse mod é adicionado o narrador H.P. Lovecraft que dá um toque de insanidade aos acontecimentos.

No mundo tem mistérios escondidos, como a árvore estranha que você acaba encontrando em um certo ponto e achando um grimório em que você escolhe estudá-lo ou não. Com ele você pode estudar o oculto, e inclusive existe uma árvore de pesquisa nova que é focado em coisas como rituais, obeliscos, sacrifícios humanos, etc.

Naturalmente há também a aparição de criaturas estranhas no lugar, e até mesmo personagens curiosos, como o caso de você formar um culto de adoração a uma entidade e isso atrair outros cultistas que desejam se juntar à coisa. Inclusive existe também uma mecânica nova muito frequente em jogos lovecraftianos, a insanidade! Você pode perder pontos e ficar louco, é possível se acalmar escrevendo ou ativar um surto imprevisível para fazer o personagem descarregar.

Existem vários elementos do jogo que são modificados, seja móveis com utilidades novos e inclusive uma árvore de pesquisa relacionada ao desenvolvimento de coisas da revolução industrial como lâmpadas à gás, até mecânicas novas, como a possibilidade de extrair ossos de criaturas e usar isso para criar coisas macabras.

Enfim, é bem bacana, apesar de tudo é extremamente difícil, afinal de contas se RimWorld original já é algo um tanto complicado, então imagina algo com mecânicas do tipo loucura e ataques de Shoggoths né? Sendo assim eu recomendo demais que você primeiro domine o jogo normal e só depois pule para Call of Cthulhu - Rim of Madness Expansion Pack.

Postar um comentário

0 Comentários