Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Nameless | Uma HQ psicológica pra te perturbar

Hoje vou falar sobre uma história em quadrinhos daquela que tem um baita de um toque perturbador e pode incomodar muita gente, mas não estou falando de perturbador no tipo do brutal Crossed ou do mais do que blasfêmico Escape from Jesus Island, dessa vez a coisa é mais voltada pro lado psicológico, as ideias insanas apresentadas podem causar aquela sensação de desagrado.



Uma série de eventos bizarros começam a acontecer na terra, envolvendo insanidade e quando um astrônomo mata brutalmente sua família, escreve vários símbolos por toda a parede e se mata, uma agência bancada por um bilionário entra em contato com um poderoso médium a quem se referem apenas como "Sem Nome" para participar de uma missão que pode salvar a humanidade.
A história dessa HQ está completamente ligada com o espaço e a grandiosidade do universo, aqui são apresentados astronautas entrando em contato com algo além da compreensão humana. É daquele tipo de história que tem um elemento grandioso surpreendente e muito assustador mas que apenas um pequeno grupo sabe da existência.

No caso a organização investiu muitíssimo em tecnologia espacial, sendo mais poderosa do que qualquer governo nesse quesito. E descobrem que um asteroide gigantesco está vindo em direção à terra, mas ele tem uma forma pontiaguda e em sua lateral está gravado um enorme símbolo nada natural e que não pode ter sido formado naturalmente.

A missão é enviar um grupo de pessoas que são as melhores em suas áreas para  desviarem a roda e assim impedir que a humanidade seja destruída. No entanto é algo que vai bem além disso, trata-se de um contato com uma "coisa" que pode levar à humanidade algo realmente muito pior do que a própria morte.

Sem sombra de dúvidas essa é uma HQ Lovecraftiana, mas daquelas que não usam o típico ambiente dos anos 30 pra baixo, algo que mostra um lugar diferente mas usando as mesmas regras, como já vimos em outras obras como Neonomicon ou mesmo o inesperado CthulhuTech. Mas aqui é algo que está entre os dois, nem futurístico demais nem "época atual" demais.

O próprio nome da HQ já é uma baita referência a O Inominável, que para quem não sabe esse não é apenas um conto de Lovecraft, mas um termo usado frequentemente pelo autor, e aqui temos o "Sem Nome", e naturalmente essa questão da falta de nome também é usada na HQ, mas apesar de também ser filosófica no caso a essência é diferente do "Inominável" de Lovecraft.

Para quem for ler Nameless já aviso que é uma leitura extremamente confusa e é preciso observar de mente aberta. É fácil se perder e inclusive a sequencia inicial é uma loucura pura, algo envolvendo insanidade, sonhos e uma ameaça no mundo real pronta para acabar com tudo. Para alguns pode ser extremamente cansativo graças a sensação de perdido.

Esse é um daqueles quadrinhos que você termina de ler e sabe que pegou alguma coisa, mas também sente que falta mais, sente que se você reler vai conseguir observar coisas que anteriormente não conseguiu pegar. São muito repentinos os flashbacks e as mudanças para coisas que estão acontecendo na mente do personagem.

Não posso deixar de citar o filme O Enigma do Horizonte, acho que muito foi sugado de lá, dá pra facilmente colocar as duas histórias no mesmo universo, essa ideia de um ser muito mais poderoso que a mente humana e o horror trazido por ele é realmente muito intenso aqui e acho que qualquer um que tenha assistido o filme vai chegar em um momento que vai se lembrar aqui.

Outra obra que também acho que os fãs vão facilmente acabar se lembrando é o jogo Dead Space, isso porque os necromorphs definitivamente são criaturas que agem de uma maneira biológica bem semelhante aos monstros que são apresentados nessa revista em quadrinhos, se encaixando em um humano e tomando conta dele com mutações bizarras.

Enfim, essa é uma revista em quadrinhos interessante pra caramba, não é pra todo mundo e pode ser cansativa, mas para aqueles que gostam de sentir a mente trincando pra tentar ligar certas coisas, pode ser uma ótima experiência, recomendo também darem uma lida no livro Nas Montanhas da Loucura antes. São apenas 6 edições mas você pode achar a versão encadernada em capa dura a venda, não foi traduzido mas é uma ótima oportunidade de aperfeiçoar o inglês, afinal tem figuras! =D kkkk, enfim quem se interessar aqui vai o link.

Postar um comentário

0 Comentários