Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Electric Dreams | A concorrente de Black Mirror da Amazon

Para quem não conhece, Philip K. Dick é uma das maiores mentes da ficção científica, mas que acabou se destacando especialmente por ser o criador de Blade Runner, mas teve vários trabalhos lançados no Brasil. E em meio a tantas obras, era natural que mais adaptações surgissem, sendo que Philip K. Dick's Electric Dreams é uma série exclusiva do Amazon Prime que adapta vários contos do autor e surpreende pela seriedade.



Eu diria que essa é a série mais parecida com Black Mirror que eu já vi, pois mostra a tecnologia usada, apesar de nem todos serem exatamente sobre tecnologia como imaginei. Mas passam bem aquela atmosfera de ser um futuro na maioria das vezes não tão distantes em que a evolução gera não apenas benefícios, mas também acaba causando certos problemas para algumas pessoas.

Uma das coisas que mais gostei, foi o fato da série levar tudo com um clima mais maduro, pois esse formato de uma história por episódio passou a ser bem comum desde que Além da Imaginação foi lançado, no entanto infelizmente não basta ter uma história por vez para que a coisa realmente seja boa não é mesmo?

E assim com o passar dos anos foram surgindo umas séries com qualidade duvidosa, como a Fear Itself, que é só a bagaceira de tão tosca, parecendo até uma competição de filme trash. Tem outras que até são mais arrumadinhas como Night Visions, que apresentou bons conceitos, mas que acabou sendo um problema não ter grana o suficiente, dando aquele climinha de "É né? Podia ser um pouco mais profundo".

Felizmente vez ou outra surge algo realmente estiloso, mas normalmente feitos para TV à cabo ou outros sistemas pagos como a Netflix, e aí entram séries como a fenomenal Masters of Horror e a sua irmã não tão valorizada, mas ainda assim estilosa Masters of Science Fiction. E aí vem as obras que são exatamente o contrário das toscas e mais sérias que as intermediárias, já que usam acontecimentos reais como base, um exemplo é Lore.

Eu não sabia exatamente o que esperar de Electric Dreams, e achei até meio discreta a forma que apareceu. Acho engraçado como a Amazon fez  uma divulgação pesada de American Gods, mas lançou essa tão timidamente. Eu lembro que postei o trailer dela na página do Nerd Maldito no Facebook, e depois só soube que lançou por causa da assinatura dos dias grátis que fiz do Twitch Prime (Que você ganha uma assinatura do Amazon Prime junto).

Não demorou muito para notar o quanto era semelhante a Black Mirror em sua atmosfera, o que tornou óbvio o objetivo de concorrer, já que Black Mirror é exclusiva da Netflix. Porém logo percebi também que não era apenas o futuro tecnológico, mas tem elementos do gênero Biopunk e até mesmo toques de fantasia.

Existe uma quantidade enorme  de atores já conhecidos de outros lugares, em especial me chamou a atenção ver rostos familiares de séries da HBO como True Blood e Boardwalk Empire, mas com vários rostos de outras séries famosas. Já isso faz ver que o investimento foi pesado em cima da coisa. 

Apesar de tudo infelizmente não é uma série que eu consideraria perfeita, e assim como mesmo Masters of Horror que eu tenho um carinho imenso, tem episódios que achei um lixo total, Philip K. Dick's Electric Dreams é uma série com alguns episódios que achei meio fracos, inclusive teve uns dois que parece que simplesmente acabou a grana pra fazer o resto e tacaram um FIM.

Apesar de tudo, felizmente é o tipo de coisa que você pode pensar "Bom, esse tá uma desgraça, mas é só um episódio né?" e assim é um tiro no escuro toda vez que você vai assistir. Pode ser um episódio maravilhoso, ou pode ser uma tranqueira, a maioria achei no mínimo ok, alguns achei muito bons, o que fez com que no geral a série me agradasse.

Os episódios foram feitos por equipes diferentes, então é natural que elementos como a fotografia sejam diferentes. Porém rolou um bom investimento e você nota que a coisa costuma ser de qualidade e se viram bem. Por outro lado assumo que os elementos 3D de alguns episódios são uma verdadeira desgraça e não tem como gostar fácil não.

Enfim,  Philip K. Dick's Electric Dreams é uma ótima série para se passar o tempo. Dá pra assistir a série inteira de graça pegando os dias gratuitos da Amazon Prime. Acho que vale demais à pena e é fácil gostar se você curte histórias fantásticas, afinal de contas trata-se de uma história por episódio, o que não deixa a pessoa presa a algo.

Postar um comentário

0 Comentários