Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Stories Untold - Todo o terror dos anos 80 concentrado

Esse é um jogo que acho que todo mundo bate os olhos e imediatamente lembra de Stranger Things, isso porque além de ser uma homenagem ao terror tanto em jogos quanto em filmes dos anos 80, também tem um design e escolha de cores muito semelhante. Mas isso não é à toa, pois contrataram o designer Kyle Lambert, que também foi responsável pelos posters da série. E agora vou falar um pouco sobre essa maravilha.


Esse é um jogo bem misterioso, que tem uma carinha meio de Além da Imaginação. Digo isso porque apresenta quatro histórias, cada uma com seu estilo próprio e em ambientes bastante diferentes como uma base no meio de um lugar congelado e uma casa abandonada. Todos com abertura e créditos finais, sendo assim tem esse formato de série de TV.

Quando fui jogar, eu não sabia muito bem sobre o que se tratava o jogo, tinha visto umas imagens, em geral estáticas, por isso pensei que fosse um point and click. No entanto é algo muito diferente de qualquer coisa, com uma jogabilidade própria que muda bastante, então não dá pra qualificar facilmente como um estilo, pois do nada você é colocado em outro.

No entanto algo padrão é a presença do gênero aventura em texto. Sendo assim infelizmente esse não é um jogo para qualquer pessoa, você precisa ter um inglês médio no mínimo para conseguir acompanhar a coisa. Se seu inglês é fraco demais, certamente vai ficar bem pesado de traduzir o que está acontecendo.

Pra quem não conhece esse estilo, é basicamente algo semelhante aos livros jogos, onde você lê uma narração e depois tem que escrever o que quer fazer depois. Por exemplo na primeira história é narrado você chegando em frente a uma casa e é avisado que seu pai pediu pra checar o porta-luvas quando chegasse lá. Aí você pode escolher coisas variadas, olhar ao redor (pra ver as coisas que pode interagir), checar o porta luvas, abrir a porta do carro, ir até a casa, etc...

Esse tipo de jogo impressiona pela variação de possibilidades, como não são opções marcadas na tela, você que tem que deduzir o tipo de coisa possível e normalmente a coisa é bem fluída, ou seja não é aquela coisa que você tem que adivinhar exatamente a frase certa, há erros aqui e ali, mas a maioria das vezes são do tipo "Eu não entendi o que você quer usar" e aí você tem que escrever de forma completa, por exemplo Cinto de Segurança ao invés de apenas Cinto.

Uma coisa engraçada é que quando fui jogar, me falaram que eu tomaria uns sustos, mas pensei "Em um jogo com tela parada? Aham...". O resultado foi eu dando um pulo da cadeira já na primeira história, e não estou falando de forma literal, eu dei um salto. O negócio é que apesar dele apresentar uma jogabilidade inicial em texto, não significa que não use outros elementos.

Você vê uma mesa com um computador antigo e na tela vão aparecendo as descrições, mas fora dela há um quarto, uma escrivaninha, fotos, telefone, rádio relógio, luz de uma janela sendo refletida na parede, etc. E esses elementos são usados enquanto você vai fazendo coisas, como em um momento onde você entra na casa e o rádio relógio dispara alto pra caramba e aparece na tela "Você ouve o rádio relógio disparando, tem alguém no andar de cima.

Aliás, essa primeira história tem uma baita de uma cara de creepypasta viu? Me lembrou um pouco da atmosfera de histórias como Annie96 está digitando, porém em geral as histórias parecem de filmes dos anos 80, especialmente ficção científica. A terceira história por exemplo me fez sentir como um dos cientistas em O Enigma do Outro Mundo.

Enfim, se você é do tipo que se apaixona por aquele toque especial de obras de terror dos anos 80, certamente vai se apaixonar por esse jogo. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A pra ver o preço que está lá, pois eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida no preço que tá lá, clicando aqui.

Postar um comentário

0 Comentários