Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Goosebumps - Incríveis livros de terror para crianças

Eu tinha falado aqui no blog sobre como a série de Goosebumps foi uma verdadeira porta para muitas crianças se tornarem fãs do gênero terror no resto de suas vidas e em como sou apaixonado por aquele climinha tão peculiar. No entanto eu apenas comentei brevemente sobre os livros da franquia. Acho que merecem uma matéria especial para eles.



O primeiro livro de Goosebumps foi lançado em julho de 1992 nos Estados Unidos, o "Welcome to Dead House", que no Brasil ficou como "Bem-Vindo à Casa dos Mortos" e depois disso vieram vários outros, totalizando 62 livros até 1997. Já a série de TV começou em 1995 e foi até 1998, sendo que tem mais episódios que os livros, totalizando 74.

Mas mesmo depois que a série de livros original terminou, Goosebumps recebeu alguns spin-offs para expandir ainda mais a coisa. Essas outras séries de livros tem o nome "Goosebumps" no meio de alguma coisa, como "Tales to Give You Goosebumps", "Give Yourself Goosebumps", "Goosebumps Triple Header" e outras.

No Brasil os livros foram lançados inicialmente pela editora abril no final dos anos 90, totalizando 26 publicações. Mas a editora acabou não indo muito além, porém em 2006 a editora Fundamento pegou os direitos e passou a publicar por aqui, e aí sim a publicação da franquia foi pesada, com direito a comerciais e dezenas de títulos. Embora, por algum motivo, a ordem dos livros é diferente da original.

A narração de R.L. Stine varia de livro para livro, então enquanto alguns tem a presença do narrador, descrevendo sentimentos de personagens variados, em outros a visão pode ser muito mais pessoal e tudo é apresentado aos olhos de um único personagem, além de que a narrativa pode ser apresentada em primeira pessoa.

Os personagens principais de Goosebumps em geral são jovens, estando ainda no ensino fundamental e acabam se envolvendo com algo macabro. O gênero é terror, mas apresentado de uma forma mais leve, sem ser a ponto de aterrorizar. Apesar de tudo é notável que vez ou outra o autor não se segura e pega meio pesado. Lembro que foi com Goosebumps que descobri que era possível sentir medo lendo algo.

Quero dizer, a ideia de ficar com medo lendo um livro antes me parecia ridícula, afinal de contas não é como se fosse um filme de terror com o som aumentando absurdamente na hora de sustos e todo o impacto visual de aparições repentinas. São só palavras, mas tem tem vezes que o autor vai descrevendo algo tão de mansinho que causa aquele arrepio quando você não é acostumado com terror.

Uma coisa curiosa é que que nos Estados Unidos essa série de livros é super popular em escolas. Então professores chegam a passar trabalhos para crianças lerem livros de Goosebumps, e em época de Dia das Bruxas a coisa fica ainda mais popular. Imagina que coisa curiosa? Livros de terror incentivado para crianças, inclusive R.L. Stine é constantemente descrito como o Stephen King para crianças.

Aliás, se você tem um irmãozinho, priminho ou o que for, pode ser uma ótima leitura para passar o tempo com ele e causar aquele incentivo a ter um gostinho a mais pelo gênero terror. Os livros são curtinhos, em geral tem uma média de apenas 80 páginas e conta com capítulos curtos, sempre terminando naquele momento em que algo assustador acontece e deixando o gostinho de quero mais. Ótimo para leitura antes de ir dormir.

As histórias variam entre coisas realmente intrigantes e outras que são dignas de filme trash, como Gnomos assassinos. Uma coisa muito legal é que há piadas extremamente bem boladas, sendo assim mesmo com um clima sombrio, o autor consegue fazer você dar boas gargalhadas com as falas de alguns personagens, portanto é uma diversão que varia entre tensão e descontração.

Enfim, esses livros acabaram influenciando não apenas a série, mas diversos outros produtos como o filme de Goosebumps e, para aqueles que sempre quiseram se sentir em uma aventura desse universo, o Jogo de Goosebumps. No Brasil os livros são publicados pela editora Fundamento, caso se interesse pode dar uma conferida aqui.

Livros da Série Analisados no Blog

Postar um comentário

0 Comentários