Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Stranger Things 3D&T | RPG de Mesa grátis pra você jogar com os amigos após o fim da série!

Quem leu Stranger Fans, sabe a quantidade gigantesca de inspirações que a série de TV da Netflix teve, algo colocado desde a 1ª até a 5ª temporada de Stanger Things. Indo desde o horror de Stephen King, como A Incendiária, até o mundo de Dungeons & Dragons. E obviamente isso tinha que se expandir, mas enquanto algumas coisas foram apenas focadas em colecionadores e experiências esquisitas, como o Pringles do Mundo Invertido da estreia de Stranger Things 5, outras estão diretamente ligadas à aventura.
 
 
Eu já fiz aqui uma matéria bem nostálgica sobre a Dragão Brasil, uma revista de RPG brasileira que fez a alegria de muita gente durante os anos 90 e os primeiros anos de 2000. Infelizmente sofreu aquele problema de ser um entretenimento massacrado pela internet, e junto a milhares de outras revistas pelo mundo, foi cancelada por não vender mais durante a era dos computadores.
 
Uma das coisas que a Dragão Brasil fazia constantemente era adaptar conteúdos da cultura pop para versões jogáveis em RPG de Mesa. E assim coisas que estavam famosas podiam do nada virar capa da Dragão Brasil e você tinha a chance de entrar na pele daqueles personagens. De lá saíram belas obras de arte como o viciante Pokemon 3D&T.

Mas muito bem, 2016 chegou e a Dragão Brasil apenas ficou em nossos corações. Veio então o lançamento da maravilhosa série Stranger Things, que caiu na boca do povo com todas as referências aos anos 80. Até o marketing da coisa foi super engenhoso e surpreendente, como por exemplo os macabros comerciais da Xuxa feitos pra série.

E em meio a tanto falatório é lógico que os fãs iam começar a brincar com montagens. Entre elas surgiu uma que chamou a atenção de muitos rpgistas. Uma imagem da Dragão Brasil tendo Stranger Things como matéria do mês e usando o sistema 3D&T para adaptar a coisa. É lógico que o negócio não demorou para se espalhar.

Porém a surpresa maior ainda é que a repercussão foi tão alta que atingiu os próprios editores da Dragão Brasil, que começaram a receber mensagens. Mas a surpresa maior de todas é que os caras se uniram e adivinha só? LANÇARAM DE VERDADE A REVISTA! Uahahaha, imagina a surpresa do povo com isso?

O lançamento foi em versão digital, mas ainda assim com todo o formatinho que tanto conhecemos, um texto no começo da revista, uma adaptação para 3D&T com regras próprias para esse universo como era comum de acontecer nas adaptações, uma pequena matéria sobre o RPG Tormenta, adaptando o Demogorgon para aquele universo medieval da editora e uma despedida de fazer cair uma lágrima =') .

Os personagens de Stranger Things se dividem em três categorias, crianças, adolescentes e adultos. Sendo que quanto mais jovens, menos pontos tem para criar sua ficha de personagem, que já é limitadíssima em relação a personagens comuns de 3D&T, isso porque a coisa aqui é mais realista e assim abandonam o padrão anime.

Para compensar os personagens mais jovens, existem os Pontos de Destino, que podem ser usados durante a aventura para fazer mudanças radicais na trama. Dar viradas mirabolantes na história e retirá-los de situações ruins. Outra coisa maneira é que os pontos de experiência podem ser gastos no lugar de pontos de destinos, então ao invés de você evoluir o personagem, pode usar essa experiência pra invocar essas habilidades. É algo tipo aos Pontos de Façanha no RPG Reinos de Ferro.

São coisas como a "Deus ex Machina" em que durante uma situação impossível você pode fazer do nada surgir uma ajuda inesperada. Ou "Habilidade Inesperada" em que você pode durante aquela cena adquirir as habilidades fornecidas por uma vantagem que seu personagem não comprou durante a criação de personagem.

Existe ainda outra regra nova, para algo chamado "Nicho", que garante que cada personagem terá suas habilidades limitadas a o que ele é. Sendo assim não basta ser adulto para você ter Força 2, você precisa fazer parte do Nicho que garante que seu personagem tem habilidades relacionadas a aquilo, e isso também serve para uma lista de vantagens restritas a quem tem o nicho delas.

Enfim, esse é um RPG de terror bem bacaninha e uma surpresa extremamente agradável. Para quem tem amigos para jogar RPG com certeza vale a pena dar uma conferida, lembrando que é preciso primeiro dar uma conferida no sistema 3D&T, pois é pré-requisito, as regras presentes são apenas complementares. Faça já o download:


 Abaixo são links de afiliado, se não tiverem aparecendo é porque o adblock bloqueia:
Veja mais coisas interessantes aqui. E tem conteúdo exclusivo nas redes sociais:

Sobre Stranger Things

Stranger Things é uma série de ficção científica e terror da Netflix, criada pelos Irmãos Duffer. Ambientada nos anos 80 em Hawkins, um labirinto de mistérios e aventura se abre a partir do desaparecimento de um menino. A série mistura aventura, drama teen e horror sobrenatural.

Os Irmãos Duffer desenvolveram um roteiro inspirado em teorias da conspiração dos anos 80, originalmente chamado Montauk. Após várias recusas, a 21 Laps (Shawn Levy e Dan Cohen) comprou o projeto, e a Netflix encomendou imediatamente a primeira temporada. O título virou Stranger Things em homenagem ao clima de Stephen King e Spielberg.

Os Irmãos Duffer inseriram referências clássicas dos anos 80 no roteiro: filmes de ficção científica, terror, videogames, animes e música da época. Eles chegaram a descrever Montauk como uma “carta de amor” à era de ouro de Spielberg e Stephen King. Tudo isso ajuda a série a recriar o clima nostálgico daquele tempo.

Os personagens principais curtem cultura pop e games de RPG dos anos 80, como Dungeons & Dragons, e isso se reflete na trama cheia de amizade e aventura. O grupo de crianças investiga fenômenos estranhos usando inteligência e coragem, mantendo sempre o companheirismo. Essa mistura de cultura geek com elementos sobrenaturais torna a série cativante para todas as idades.

Na 1ª temporada (1983) um garoto chamado Will Byers some misteriosamente em uma dimensão paralela chamada Mundo Invertido. Sua mãe Joyce e o policial Hopper se unem para encontrá-lo, enquanto Mike, Dustin e Lucas conhecem uma menina telecinética chamada Onze. Juntos eles enfrentam um monstro terrível conhecido como Demogorgon.

Na 2ª temporada (1984) Will retorna, mas traz consigo sequelas do Mundo Invertido. Descobre-se que ele está sendo controlado por uma grande criatura do outro lado, o chamado Devorador de Mentes. Seus amigos e a família Byers então se unem em uma missão para salvá-lo e fechar o portal que liga os dois mundos.

Em 1985, na 3ª temporada, o grupo enfrenta dilemas comuns da adolescência. Surge um novo shopping, Starcourt Mall, que chama atenção em Hawkins, e logo descobrem um laboratório soviético secreto no local tentando abrir um portal do Mundo Invertido. Esse enredo mistura ação, suspense russo e muito perigo sobrenatural.

Na 4ª temporada (1986), oito meses após os eventos em Starcourt, Hawkins é tomada por terror e destruição. Os amigos, mais adolescentes do que nunca, enfrentam desafios pessoais ao mesmo tempo em que lidam com uma nova ameaça sobrenatural, que pode conter pistas para acabar de vez com os horrores do Mundo Invertido.

A 5ª temporada, é a última, sendo dividida em 3 partes entre novembro e dezembro de 2025. Uma verdadeira tristeza para os fãs, já que foram anos de debates fervorosos até a grande conclusão da saga, resolvendo mistérios pendentes e trazendo o confronto final com as ameaças do Mundo Invertido.

O elenco principal inclui Winona Ryder (Joyce), David Harbour (Hopper) e Millie Bobby Brown (Onze), além de Finn Wolfhard (Mike), Noah Schnapp (Will), Gaten Matarazzo (Dustin), Caleb McLaughlin (Lucas) e Sadie Sink (Max). Ao longo das temporadas eles, junto de Nancy (Natalia Dyer), Jonathan (Charlie Heaton) e outros, unem forças contra as ameaças sobrenaturais.

Os principais vilões da série são as criaturas do Mundo Invertido. Na 1ª temporada aparece o terrível Demogorgon, enquanto nas temporadas seguintes a maior ameaça é o Devorador de Mentes (Mind Flayer). A luta dos heróis contra essas entidades sobrenaturais fica cada vez mais tensa. Cada ser criou muita euforia entre fãs, que geraram as mais variadas teorias até a estreia da 5ª temporada de Stranger Things.

Além disso, a Netflix decidiu expandir o universo de Stranger Things com derivados. São projetos inusitados como a peça de teatro Stranger Things: The First Shadow (inspirada em D&D) e mais séries animadas. Uma que a Netflix apresentou antes mesmo do fim da saga em live action, foi Stranger Things: Histórias de 85, ambientada entre as temporadas 2 e 3, que conta com um monstro inédito e personagem nova chamada Nikki.

A popularidade da série gerou muitos produtos licenciados. Existem romances, histórias em quadrinhos, bonecos colecionáveis e jogos eletrônicos oficiais. A própria Netflix lançou games mobile gratuitos, como Stranger Things: 1984 e Stranger Things 3: The Game (ambientados na trama dos anos 80), além de outras experiências interativas.