Quem não gosta de simuladores não é? E nada mais quando são de fantasia medieval, dão um certo toque todo especial a coisa. E hoje vou falar sobre um tipo de simulador que já foi visto algumas vezes em reinos de fantasia medieval, o simulador de reino anão. Um bom exemplo é Craft the World, que também trás essa proposta mas em visão lateral, já no simpático Gnomoria a ação acontece com Gnomos mas no fim tanto faz né? E usa uma visão isométrica. Por fim nesse jogo aqui o estilo é o mesmo, mas a visão é aérea, então é visão pra todo gosto hehehe.
A primeira coisa que me chamou a atenção nesse jogo foi o nome, Queen Under The Mountain (Rainha sob a Montanha) me soa como algo tão simpático, um nome grande mas com um climinha de aventura épica e de imediato. Apesar de tudo, bizarramente mudaram o nome pra "Hairy Little Buggers". Eu não sabia que era um jogo do gênero CMS, mas não foi uma decepção, apenas me adaptei a ideia e gostei bastante, realmente algo super simpático.
Aqui a proposta é de fazer um reino subterrâneo com vários andares em um jogo bem simplório, que parece compactar as coisas e ao mesmo tempo que apresenta conteúdo complexo, é tudo tão direto ao ponto que também passa a sensação de compacto. Algo bonito de se ver que poucos jogos conseguem fazer, como por exemplo o belíssimo Pre-Civilization Marble Age.
Na jogabilidade você tem um ambiente natural e alguns anões, precisa conseguir dinheiro para comprar novas coisas. Dar profissões aos anões e ferramentas de trabalhos, e assim ir cavando, mas também é preciso suprir as necessidades básicas dos personagens e você precisa criar plantações, dormitórios e etc. Novas salas vão surgindo e novos ambientes de trabalho.
Tudo é você que molda, sendo assim o visual de sua fortaleza subterrânea é escolhido por você, para onde cavar e o formato que pretende adotar, além de que cada vez mais tesouros vão surgindo para que você os colete durante as escavações. Não se sabe o que vai encontrar na próxima camada de terra.
Mas também tem perigos, os malditos Goblins vagam por essas terras e assim que encontram uma entrada, logo descem pra fazer a festa e matam qualquer anão que encontrem pela frente. Como falei existem as profissões e você precisa preparar guerreiros também para conter invasões lutando contra qualquer inimigo que tente entrar no lugar.
Visualmente o jogo é muito simples, tendo um simpático visual pixelizado e câmera travada na tela, ou seja você não anda e a tela se move, ela é fixa. O que muda no cenário é alterar a visão para andares abaixo o a cima. Sendo assim você vai descendo ou subindo nos andares e vendo as profundezas da fortaleza. Esse jogo é do mesmo criador do psicodélico Groove City, sendo assim você pode notar uma semelhança na estética.
Enfim, tá aí uma dica de jogo muito simpático de simulação e que vai bem direto ao ponto, certamente uma obra capaz de apaixonar muita gente e que facilmente consome horas de alguém. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A pra ver o preço que está lá, pois muitas vezes eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida no preço que tá lá, clicando aqui.





