Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Gnomoria - Tão complexo que chega aser cansativo

Eu sempre achei gnomos criaturas bobinhas, mas Gnomoria me mostrou como isso não os impediu de participarem de projetos altamente complexos e Gnomoria é um jogo que pode ser considerado muito complexo. Lembram o que falei sobre Reus ter uma mecânica avançada demais apesar de ser muito fofinho? Gnomoria segue o mesmo estilo.



A onda minecraft desencadeou uma série de jogos que envolvem cubos e construção usando recursos naturais, porém Gnomoria resolveu usar essa mecânica e aprimorar consideravelmente, adotando elementos de outros jogos e o tornando algo incrível. Nesse jogo você controla não um, mas sim um grupo de gnomos e deve usá-los para desenvolver o seu império. O jogo tem visão isométrica e acredito que ele possa ser considerado de certa forma, um CMS.

Uma forma fácil de se localizar é imaginando uma mistura entre Minecraft (manipulação de material natural), Sim City (Elaboração de um ambiente onde haja troca de recursos adequada para se viver) e The Sims (Simulação de vida). Você coleta elementos desses três jogos, dá uma sacudida e vê o que sai.

Mas se você achou confuso demais essa definição, imagine os primeiros povos da terra, nômades que vagavam por aí e procuravam lugares adequados para viver, até que um dia eles descobriram como ficar em apenas um lugar e não precisar se mudar, pois bem, é isso! Você precisa criar um ambiente adequado para um povo viver e prosperar.

Em Gnomoria você deve inicialmente construir um lugar para viver dentro de uma montanha e então começar a coletar recursos. Nesse jogo os personagens precisam de coisas básicas da vida, água, comida e sono. Então como podem ver, é um jogo bastante realista onde você tem que pensar bem e é necessário toda uma estratégia. Você vai precisar de uma fonte de água, uma fonte de comida e um abrigo.

No jogo existe toda uma simulação de tempo, além do ciclo de dia e noite, existe também ciclo anual, você precisa plantar coisas e cultivar, além de criar animais e fazer com que esses tenham crias, alguns dos animais são abatidos para gerar carne pros personagens, mas outros tem que ser mantidos.

Também há perigos nesse lugar e há uma série de animais, alguns aparecem em apenas certos períodos do ano e é preciso se preparar para não ser pego desprevenido, enquanto outros de repente podem surgir. Além de animais comuns como ursos, ainda existem criaturas sobrenaturais como esqueletos ou até mitológicas como Goblins e Ogros. Ainda podem acontecer certas coisas interessantes como uma praga zumbi pois se ocorre ataque zumbi, os seus próprios gnomos podem acabar se tornando.

Enfim, tá aí um jogo com uma mecânica belíssima, mas que é daqueles onde você precisa se dedicar. Se você não estiver disposto a dedicar bastante tempo aprendendo a mecânica, pode desistir, mas se a dominar, provavelmente vai se apaixonar. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A pra ver o preço que está lá, pois muitas vezes eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida no preço que tá lá, clicando aqui.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Pela descrição, esse jogo é baseado em um outro, chamado Dwarf Fortress.

    ResponderExcluir
  2. Mas cara, o jogo é puro Dwarf Fortress!

    Apenas o gráfico é melhor.

    ResponderExcluir