Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Veja os primeiros jogos a rodarem no emulador de PS3

Como já falei aqui na matéria sobre a importância da emulação, os emuladores são muito mais do que um ninho de pirateiros. Sendo assim, os primeiros jogos a serem emulados pelo Playstation 3 podem ser vistos como um verdadeiro marco histórico, pois além da emulação em si já ser algo muito empolgante de se ver acontecer, observar os primeiros passos da coisa é contagiante pra caramba, sendo assim decidi criar uma matéria para mostrar como foram os primeiros jogos do PS3 rodados em um PC.

Quando o Playstation 3 foi lançado, assim como todo console o povo já começou a falar em emulação, em quando sairia, como seria o início das coisas. Obviamente a internet se lotou de emuladores falsos, programinhas que tinham visuais de emulador, diziam ser emulador, mas no fim eram cascas vazias, ou pior, as vezes eram vírus prontos para que desavisados baixassem pensando que emulariam PS3 um mês após o lançamento.


E muitíssimos anos depois veio o RPCS3, o verdadeiro primeiro emulador de Playstation 3, e assim como todo emulador, a primeira versão não era para rodar jogos comerciais, mas simplesmente algo demonstrando ser capaz de rodar a bios. Esse é o passo crucial que todo emulador tem que apresentar para mostrar que a coisa finalmente é séria e não apenas mais um projeto que nunca sai. Após isso é só esperar ser polido.

Logo apareceram os primeiros jogos que podiam ser abertos, mostravam a abertura, mostravam o menu, as vezes chegavam até mesmo a mostrar uma versão completamente bugada e injogável do primeiro nível da coisa, como só as paredes aparecendo e mais nada, ou um monte de coisas aleatórias formando um cenário sem sentido.

Até que então veio o passo realmente empolgante, e que basicamente é onde a coisa começa a andar. Parece que 2015 foi o marco da emulação para a sétima geração de consoles, pois até então só tínhamos o emulador de Game Cube, Dolphin, os outros dois consoles dessa geração não, mas então saiu o Xenia, que é o emulador de Xbox 360, e já rodando jogos, e o RPCS3 apresentou meses depois os primeiros jogos jogáveis, bem bugados mas que já permitia se dizer realmente estar jogando, confiram:

Claro, são jogos leves, no entanto a emulação em si de um console em outra plataforma já é algo tão pesado, que o fato de funcionar já é uma coisa maravilhosa, além de ser o passo definitivo que vem antes de vários outros e que quando é dado, só acelera mais e mais. É só lembrar do emulador PPSSPP, que apareceu timidamente e do nada já tava rodando jogo adoidado e o tempo todo ficando mais polido.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Isso so demonstra que vai levar uns anos até que o emulador se torne completamente viável para jogar normalmente os jogos,mas ainda assim possível de se acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Só falta conseguirem rodar Shadow of Colossus remasterizado do ps3 que é meu único interesse, afinal nunca joguei esse jogar, se assim fizerem ai jogarei com todo o prazer...
    E seria bom um emulado de psvita como lucas alves disse, eu quero jogar gravity rush...

    ResponderExcluir