Na época da grande febre pokemon, uma coisa que eu sempre achei estranho foi o Pikachu de rato, afinal de contas o seu visual com orelhas enormes, corpo grande demais e rosto em geral não parece nem um pouco com um rato. Mas pokemons nunca tiveram a obrigação de serem iguais a algum animal, não é? Portanto todo mundo simplesmente engole o papo de "Rato elétrico" e pronto, mas não é que ele realmente teve uma inspiração?
O bichinho em que Pikachu foi inspirado está em extinção, é raro e se chama Pika de Ili, sendo que quando pokemon foi lançado em 1995, o animal é tão raro que tinha sido descoberto apenas doze anos antes, diferente de alguns pokemons de origem óbvia que a humanidade tem noção da existência desde sempre.
Tudo aconteceu no longíquo ano de 1983, quando o cientista Weidong Li, que trabalhava no Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang, estava fazendo uma expedição pela cordilheira Tian Shan, na China. Para a surpresa do cientista, ele acabou dando de caro com um bichinho estranho. E assim foi batizado como Pika de Ili.
Dei uma pesquisadinha aqui sobre o nome Pikachu, e a maioria das resposta que encontrei foi que significa "Raios Luminosos", mas pelo jeito não é bem assim, mas sim uma mistura de palavras. Talvez o criador de pokemon, Satoshi Tajiri , tenha colocado o nome, porque em japonês "pikapika" é uma onomatopeia para coisas brilhantes, e chūchū é o som de chiado. Sendo assim pelo jeito ele se identificou com a primeira palavra e complementou com alguma outra que também se repetia, cortando as duas ao meio e juntando (acredito, né, nada oficial).
Desde então o bichinho teve pouquíssimos registros, e nos anos de 2002 e 2003, o mesmo cientista decidiu que também iria reencontrar o animal para tirar algumas "fotos do pikachu", mas as expedições de 37 foram um fracasso. No entanto mais de três décadas depois, em 2014 o cientista voltou ao lugar e finalmente conseguiu encontrá-lo mais uma vez para realizar seu sonho de registrar mais algumas imagens do pikachu!
O Pika de Ili tem alguns semelhantes, pois é uma espécie que faz parte de um gênero chamado Ochotona, composto no total por 29 espécies. A China os considera uma praga ruim para o pasto e desde 1958 tenta levá-los a extinção (o gênero, não a espécie Pika em especial que até então não tinha sido avistada) com veneno, mas em 2014, que o povo ficou mesmo revoltado com isso, pois com o anúncio do cientista que descobriu, o tema passou a ser falado.
Em uma descrição mais precisa do bichinho, a National Geographic China explicou em uma publicação que trata-se de um mamífero com uma média de tamanho de 20 cm, orelhas grandes e pelo acinzentado com manchas marrons. Agora sim bate mais com a descrição de um Pikachu, não? No entanto o que achei mais legal, é que a própria "voz" dele é muiiito semelhante a de um pikachu do anime, você praticamente espera o momento dele falar "Pi ka chu!". Confiram:
Uahahahham muito maneirinho né? Hoje em dia muita gente se diverte tendo réplicas fofas do Pikachu, que fazem barulhinho e tudo mais, porém não tem ideia de que a base para esse Pokemon foi um bicho real! Uma pena que é proibido ter um desses em casa, muita gente certamente mataria por um kkkkk. E aliás, não duvido que deva rolar altos Pikas clandestinos na casa de fãs não ein. Confira também como é a versão japonesa da música de pokemon.


