Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Pokemon - Um jogo verdadeiramente revolucionário!

O jogo do Pokemon não foi lançado durante a febre pokemon em 1999(quando pokemons eram demônios), mas sim em 1996, no entanto no ocidente ele só se tornou mesmo popular graças ao anime, o que levou muita gente à conclusão de que o jogo era baseado no anime e não o contrário.

Hoje em dia ele é considerado só mais um joguinho por muita gente, mas realmente esse jogo é o que eu posso chamar de inovador e infelizmente não tive o prazer de jogar em meu próprio game boy e tive que jogar no computador via emulador. Nos anos 90 os jogos portáteis em grande maioria eram os tradicionais "andar pra direita e matar", mas pokemon era uma proposta diferente, ele era um RPG único e bem diferente.

Começando pelo fato de que o jogo vinha em duas versões, a vermelha e azul(verde no Japão) e que para você completar a pokeagenda precisava ter um amigo para conseguir trocar, que aliás era algo fantástico. É como trazer a sensação de ser um mestre pokemon para o mundo real, o jogo não se limitava apenas a um game boy, mas ia além, permitindo trocar e batalhar. A ideia foi realmente genial, com certeza foi uma das coisas que deu impulso nas vendas do jogo pois quanto mais amigos tivessem, melhor e certamente sempre havia um amigo pedindo pro outro comprar para poder melhorar a experiência.

É comum ter pessoas que quando mais novas odeiam RPG de turnos, isso porque a sensação de estar preso pode desagradar bastante e afastar muita gente. Na época eu era um desses, não me agradava um jogo em que na hora da batalha você ficava parado e selecionava ataque, achava algo muito sem graça, no entanto mesmo antes de eu começar a gostar do estilo, pokemon já me fazia ficar fascinado e com muita gente o mesmo ocorreu, não sei quantas vezes já ouvi pessoas falarem "RPG? Bom, só gosto de pokemon" isso ficou tão comum que eu até mesmo acho estranho dizer que pokemon é um RPG, é como se fosse um outro gênero.

Mas apesar de ser um RPG, o estilo dele realmente veio diferente. Era muito incrível ver que você não tinha um personagem ou grupo de personagens que ia evoluindo, mas sim criaturas que deveriam ser capturadas e tinham que ser treinadas.

Claro que o jogo ganhou o impulso mesmo por causa do anime, que já deixava claro para as pessoas como é que era o esquema, no entanto mesmo assim era algo tão diferente e incrível, acho que a única coisa paredisa que tinha sido moda antes, eram os tamagochis, mas era muito mais legal, você não estava apenas preso a um aparelho com animações, mas sim tinha um mundo com dezenas de criaturas para capturar. A ideia também de que um inimigo poderia se tornar um aliado era demais porque até então inimigos só serviam para morrer, mas no jogo a coisa era diferente, você não queria apenas matar o inimigo, você queria capturar e escravizar ele Ò_Ò! Aquilo era incrível demais!

O mundo de pokemon também era tão variado com todas aquelas cidades tão diferentes, os itens escondidos, passagens secretas e acontecimentos variados em cada lugar do mundo mostrava que o jogo foi feito com enorme carinho. Enquanto você saía tentando achar uma forma de chegar à próxima cidade, e obtinha insígnias, ia se sentindo orgulhoso de ir fazendo uma coleção. Isso sem contar com todos os detalhes e acontecimentos que iam rolando, por exemplo a estrada que não se pode passar porque um Snorlax dormiu e impediu a passagem, ou a casa do velho que você pode pagar e deixar pokemons para ele treinar e depois voltar e pegar eles mais evoluídos.

Enfim, pokemon por mais infantil que seja considerado, é um jogo que foi inovador em sua época em diversos elementos e como um todo um verdadeiro jogo com conteúdo enorme. Até mesmo a história, embora tenha como alvo o publico infantil, é bem interessante tendo um grande diferencial de histórias padrões e criando todo um universo novo bem interessante.

Não é à toa que esse universo explodiu, ou vai dizer que você nunca quis comprar uma daquela réplicas de pokebola? E a série de produtos envolvendo esse universo foi para todos os lados, desde brinquedos até RPG's. Mas diga aí, o que você acha de pokemon? Ama? Odeia? É indiferente?
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Sempre achei Pokémon algo estranho e nonsense, porém mesmo assim admiro a idéia do jogo.

    Sky, pode me dizer se é seguro comprar na Valve Store? Vou comprar umas coisas lá e queria saber, além de que também gostaria de saber se ela vende produtos para o mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Nunca comprei la mas provavelmente é, não acredito que a Valve esteja dando o calote por ai Ò_Ò

    ResponderExcluir
  3. hmm, eu sempre fiquei em duvida se o anime veio antes ou depois, pq quase nunca vem depois do jogo, naruto por exemplo, mas anyway, Sky, ja q vc falou de Pokemon pq N faz uma postagem do video do pokemon Black, a versão camelo amaldiçoada do pokemon?

    ResponderExcluir
  4. esqci de postar o link do video caso vc N conheça www.youtube.com/watch?v=ktooKYecV90

    ResponderExcluir
  5. Tem aqui ja

    //www.nerdmaldito.com/2011/01/fita-amaldicoada-de-pokemon.html

    *-*

    ResponderExcluir
  6. Pokémon é realmente revolucionário. Considero de longe um dos jogos mais importantes da história dos video-games no quesito inovação e introdução de conceitos, junto com Mario e Zelda (esses que respectivamente introduziram os conceitos de plataforma e exploração de mundo semi-aberto não-linear), por apresentar o conceito de capturar e usar o inimigo a seu favor, algo que é até comum nos jogos de hoje, podendo citar por exemplo MGSPO como um jogo moderno que utiliza tal conceito.

    ResponderExcluir
  7. Etinex'Nay
    Cara, no MGSPW, Você nocauteia eles com alguma arma tipo uma stun gun ou uma pistola com sonifero e sequestra eles com um balão voador sem eles terem vontade própia...
    Igual pokemon *-*

    ResponderExcluir
  8. kkk pokemon revolucionario? se deve tar bem piradao sky, realmente o primero foi extremamente revolucionario, e os otros foram copias kkkk ate o anime foi assim, sai ate hoje a mesma coisa que saia na primera temeporada kkkk

    ResponderExcluir
  9. Renan Sartori

    E você leu a matéria? '-'

    ResponderExcluir
  10. Renan Sartori

    E não é assim com todos os jogos? Mario não simplesmente pulou para o 3D, mantendo a mesma fórmula dos anteriores, apenas com uma adição ali outra aqui? Os jogos de luta 2D todos não copiam a fórmula de mixup-combo do Street Fighter 2? Os Zeldas até hoje não são a mesma coisa, salvo adições temáticas em cada jogo? Dragon Age não usa as mesmas fórmulas dos antigos Baldur's Gate? E os jogos de corrida, não continuam os mesmos em seus sub-gêneros desde sempre (salvo alguns mais inovadores como Mario Kart, que criou um subgênero, e NFSU, que criou outro)? MGS4 não utiliza os mesmos esquemas de gameplay que existem desde o MGS1?God of War não é só uma mistura de Devil May Cry e Prince of Persia? Criticar Pokémon por isso, é criticar todos os jogos existentes, há não ser que você só jogue o primeiro título de cada série revolucionária e, portanto, ainda jogue apenas jogos dos anos 80/90. Não obstante, é criticar toda a produção musical que não os atonalismos de Schoenberg, criticar todas as obras literárias já feitas. Com estilos, criam-se fórmulas e características de estilos, estas que são encrementadas e dão origens a novos estilos. Todos os títulos que citei aqui (incluindo os Pokémons mais novos), eu considero excelentes e tenho certeza que você deve gostar de pelo menos um deles.

    ResponderExcluir