Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Fahrenheit - Um jogo que simula um filme de suspense

Existem alguns jogos que eu já falei tanto para meus amigos, e que já escrevi tantos detalhes, que as vezes me confundo e penso que já postei uma ou mais matérias aqui, mas sei que não. E Fahrenheit é exatamente o tipo de jogo que sinto isso, é uma daquelas obras que me inspirou, que facilmente se encaixa em um dos meus jogos favoritos e que aquela essência que senti é algo que continua até hoje, algo muito perfeito como a emoção que tive ao jogar Second Sight, Soul Reaver e Max Payne. Nem todos esses jogos eu escrevo de imediato sobre, é preciso do momento certo, e finalmente chegou! Se você é fã de histórias de suspense envolvendo serial killers, esse é pra você!

Quando Heavy Rain foi anunciado como um jogo exclusivo para Playstation 3, ele ganhou um imenso destaque e logo as pessoas começaram a falar bastante sobre. Ao ser lançado, foi aclamado pela crítica, isso porque o jogo carregava uma intensa atmosfera e um estilo incrível, mas ao contrário do que muitos pensam, ele não foi o primeiro jogo a usar aquele estilo e na verdade é a sequencia espiritual de um outro jogo espetacular de 2005, mas que infelizmente não é tão conhecido, estou falando de Fahrenheit, que teve que ser censurado na América do Norte por aparecerem chanas no jogo e foi lançado com o nome de Indigo Prophecy.


Esse é o tipo de obra que por muitos anos ficou perdida no mundo virtual e sempre me perguntava o motivo de um jogo tão bom não estar disponível na steam, e assim uma década após o seu lançamento, o jogo finalmente entrou na mais famosa plataforma digital de PC, com o nome de Fahrenheit: Indigo Prophecy Remastered, um nome completamente apropriado, usando os dois títulos do jogo, e também deixando claro que é remasterizado, portanto com gráficos em HD e claro, eu tenho que escrever uma matéria sobre esse evento.

A história apresenta três personagens, tendo início com Lucas Kane, um homem de trinta e poucos anos que certa noite vai a uma lanchonete e perde a consciência, quando desperta, está no banheiro do lugar, com uma faca na mão e em baixo dele um corpo cheio de facadas, ele foge. A partir daí é que entram em cena a dupla de detetives Carla Valenti e Tyler Miles que investigam o estranho crime, que apesar de brutal, parece não ter objetivo ou alguma lógica.


Como podem ver, a história já começa espetacular, te colocando dúvidas e tentando encaixar as coisas, afinal de contas como um cara de repente mata um desconhecido sem motivo algum e sem ter visto o que fez? Durante o jogo, essa dúvida vai sendo carregada, mas muitas outras começam a surgir, pois é apenas o começo de uma estranha história que te faz viajar, cheia de mistérios e com um climinha sombrio maravilhoso.

A coisa toda é apresentada como se você estivesse em um filme, até mesmo o tutorial do jogo é personalizado e te coloca para conversar com o diretor do jogo em um lugar cheio de elementos de cenários de filmes pendurados e outros elementos, e lá você vai treinando para entrar na aventura. Já enquanto joga, você assume o controle de um dos personagens, e há todo um sistema de ângulos de câmera que aparecem em um pedaço da tela para mostrar outra coisa acontecendo, e em certos momentos você pode mudar para outro personagem, por exemplo quando Carla está no escritório e liga para Tyler e diz que ele está atrasado, você pode mudar para o personagem e a cena muda para o apartamento dele. Mas além disso, há também o fim dos capítulos e no começo de cada você decide qual personagem quer assumir o controle.


A jogabilidade também faz uma simulação de filme, algo semelhante a jogos point and click, porém muito mais agitado. Por exemplo quando você sai do transe na lanchonete, é como se o jogo falasse "Agora é com você!" e cada ação causa uma reação, o que você vai fazer? Sair correndo do banheiro e deixar daquele jeito? Esconder o corpo? Esconder a arma do crime? Limpar o chão? É preciso pensar nas consequências, mas também é preciso pensar no tempo. Nessa mesma sequencia você pode estar pensando que tem todo o tempo do mundo para se livrar de tudo, quando de repente, a tela se divide em dois e mostra o lado de fora da lanchonete, onde há um guarda sentado e em certo momento, ele se levanta e começa a andar em direção ao banheiro. Você irá tentar se limpar e passar pelo guarda correndo? Andando? Pagará a conta da lanchonete? Ou acha que levará tempo demais? Que tipo de pistas você irá deixar para que Tyler e Carla? É simplesmente muito bom!
 

O jogo também carrega alguns elementos de filme de terror, com o personagem certas vezes tendo alucinações, algumas tranquilas, como de repente você ver o homem que matou bem pertinho de você e ao olhar de novo, ele ter desaparecido, mas existem coisas grandiosas, como quando você vai ao a trabalho e de repente se vê sendo atacado por várias criaturas que parecem pulgas gigantes, mais um elemento que te faz perguntar "Que diabos está acontecendo?", isso sem contar com os mistérios, como os vários flashs que Lucas tem as vezes e mostram visões do futuro, e isso te prepara para o que está por vir, também deixando um pouco nervoso.


É preciso cuidar da sanidade dos personagens, o jogo é uma simulação de dia a dia, no caso de Lucas as coisas são piores, pois ele sabe que matou um homem, não tem ideia do que aconteceu, e sabe que a polícia está atrás dele. Sendo assim, existe uma barra de sanidade e pequenas coisas podem melhorar ela, como comer algo, ir ao banheiro, ou mesmo se limpar, enquanto outras podem fazer ela desabar, aparições, ler no jornal que a polícia está investigando, ou a presença de outro personagem. Se a barra cair muito, haverão consequências, que podem fazer inclusive a pressão estar demais em cima do personagem, levando-o a cometer suicídio.

Enfim, eu poderia ficar falando o dia todo desse jogo, é simplesmente maravilhoso! Sou um dos que os momentos finais da história bem decepcionante, mas tem quem ame muito o que é apresentado. Mesmo assim, isso não foi o suficiente para eu perder a minha empolgação com esse jogo, sou mesmo muito apaixonado e acho que muitos de vocês vão curtir. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários